Concessionária promete grande festa da cerveja em 2023
Evento gratuito será realizado por toda a extensão da área revitalizada à beira do Guaíba e poderá ganhar um fim de semana extra logo depois
Vem aí uma Munique à beira do Guaíba: Porto Alegre terá uma Oktoberfest na orla do Guaíba. O evento será realizado ao longo de toda a extensão da Orla, mas terá dois palcos — um maior, localizado no entorno da Usina do Gasômetro, e outro menor, situado onde há uma caixa d’água como referência, no meio do caminho entre o primeiro trecho e a Rótula das Cuias.
A festa ocorrerá no fim de semana de 22 e 23 de outubro, e possivelmente no seguinte também. O horário da programação será das 14h às 20h, com entrada gratuita.
— Este ano teremos a Oktoberfest da Orla. Em 2023, vamos manter esta e ainda ter uma segunda: a grande Oktoberfest de Porto Alegre no Parque Harmonia, com uma estrutura muito maior com palcos e pavilhões temáticos. Queremos preparar terreno para as comemorações do bicentenário da colonização alemã de 2024 — explica o diretor de negócios da GAM3 Parks Vinícius Garcia.
Na manhã desta quarta-feira (5), ocorreu uma reunião entre a GAM3 Parks, responsável pelo evento e pelo Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia), além do trecho 1 da Orla, e os parceiros. O encontro foi na Casa do Gaúcho. Os detalhes finais ainda estão sendo tratados.
— As cervejarias serão a Al Capone e a Imigração. Temos ainda conversas com outras cervejarias artesanais — revela o diretor, salientando que as cerca de 50 mil pessoas que frequentam a Orla por dia, durante os finais de semana, poderão curtir a festa.
Haverá bandas típicas alemãs, grupos de pop rock e outras atrações. Os nomes não foram revelados porque os contratos precisam ser assinados pelos artistas. Estão confirmados na Oktoberfest restaurantes como 360 POA Gastrobar, Bar do Espartano, Sunset Poa, Sheik Burger, Amberê Drinqueria, além dos quiosques Cabanna, Crep da Orla, Espartano, Al Capone, Orla Gourmet e a loja de conveniências alegrowpoa
Tradição alemã
A Oktoberfest de Munique, a mais tradicional do mundo, voltou a ser realizada após dois anos de interrupção, em função da pandemia. A festa, que reúne pessoas de vários países em território alemão, ocorreu em Theresienwiese, uma área de 42 hectares localizada no centro da capital da Baviera. O tradicional desfile de carros alegóricos marcou a abertura da festividade em 17 de setembro. A primeira Oktoberfest ocorreu em 17 de outubro de 1810. A festividade deste ano se encerrou na segunda-feira (3).