
Alexey Dodsworth, roteirista da obra finalista na categoria “Quadrinhos Fantásticos”, estimulará o diálogo sobre história e arte.
Porto Alegre se prepara para receber um dos eventos mais importantes do cenário cultural brasileiro, a 10ª edição do congresso literário Odisseia de Literatura Fantástica 2024, que acontecerá no Espaço Força e Luz. Nele, no dia 1º de dezembro, Alexey Dodsworth – roteirista de “As Confissões da Bahia em Quadrinhos”, finalista na categoria “Quadrinhos Fantásticos” do Prêmio Odisseia – participará de um painel gratuito e aberto ao público sobre detalhes e curiosidades da obra e as reflexões que ela imprime.
O roteirista explanará sobre os bastidores, desde o processo criativo em colaboração com Cristina Lasaitis até as contribuições artísticas de sete ilustradores talentosos: Alson Castro, David Arievilo, Débora Santos, Isaque Sagara, Kirnna Schaun, Roberta Cirne e Tunak. Os presentes poderão interagir, conhecer os desafios e percorrer as conexões entre história e fantasia.
“O evento é um espaço de troca de ideias e valorização da cultura. É uma honra compartilhar com o público de Porto Alegre uma obra que revisita nosso passado e faz pensar sobre alguns aspectos do presente”, comenta Dodsworth.
Domingo, às 13h, além da presença de Dodsworth, o painel “Horizonte do Fantástico” será composto por Alana Brezolin e Duda Falcão.
Diálogo entre história, fantasia e arte
O quadrinho narra a chegada do padre Heitor Furtado de Mendonça ao Brasil, enviado pelo Tribunal do Santo Ofício para instaurar o “tempo da graça”. Durante este período, pecados confessados seriam perdoados, mas o pânico tomou conta da colônia, o que resultou em traições e acusações.
Com roteiro instigante e arte impactante, “As Confissões da Bahia em Quadrinhos” desafia o leitor a refletir sobre temas como poder, medo e moralidade. A obra tem 112 páginas, classificação indicativa +18 e já se consolidou como um dos principais lançamentos dos quadrinhos nacionais ao misturar história e elementos imaginários para abordar a intervenção do Santo Ofício na Bahia em 1591. Recentemente premiada como “Melhor Projeto Editorial” no Troféu HQMix 2024, a obra é um marco nos quadrinhos nacionais, por ser a primeira a retratar esse período sombrio do passado brasileiro por meio da arte sequencial.
Sobre Alexey Dodsworth Magnavita de Carvalho: É escritor e roteirista brasileiro de histórias em quadrinhos de ficção científica e fantasia, filósofo e acadêmico dedicado a pesquisas sobre futurismo e transumanismo.
Serviço: Odisseia de Literatura Fantástica 2024
Data: 30 de novembro e 1º de dezembro de 2024
Local: Espaço Força e Luz – Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico, Porto Alegre/RS
Painel “Horizonte do Fantástico” com Alexey Dodsworth, roteirista de “As Confissões da Bahia em Quadrinhos”
Dia 1º de dezembro, às 13h com entrada franca
Mais informações: odisseialitfan.wordpress.com
Pauta: VGCOM