
No coração da Região da 44, o Grupo Mega Moda se tornou vitrine do empreendedorismo feminino popular, onde romeiras de diferentes Estados unem fé e estratégia para abastecer estoques, revender com agilidade e sustentar negócios liderados por mulheres com produção própria
A fé movimenta multidões, e também a economia. Na capital de Goiás, o calendário de eventos religiosos vem consolidando uma conexão estratégica entre espiritualidade, turismo e empreendedorismo feminino. A Região da 44, maior polo de moda atacadista do Centro-Oeste, registra altas significativas no fluxo de compradores e nas vendas durante períodos como o Totus Tuus, realizado em maio, e a Romaria do Divino Pai Eterno, que acontece entre 27 de junho e 7 de julho, na cidade de Trindade.
Segundo dados do Grupo Mega Moda, formado pelos centros Mega Moda Shopping, Mega Moda Park e Mini Moda, o fluxo de visitantes cresceu 25% durante o Totus Tuus — um evento mariano que atraiu mais de 30 mil pessoas a Goiânia em um único dia. A tendência deve se repetir com ainda mais força durante a Romaria do Divino Pai Eterno, que espera reunir mais de 3,2 milhões de fiéis em Trindade neste ano.
O aumento no movimento, no entanto, não se limita às lojas especializadas em artigos religiosos. Dados de anos anteriores mostram que, durante os dez dias da Romaria, o comércio da Região da 44 como um todo é impactado positivamente — com aumento expressivo na circulação de consumidores em lojas de roupas, calçados, acessórios e até serviços. “No ano passado, o aumento de fluxo foi praticamente o mesmo: 40% em toda a operação. Isso mostra que o turismo religioso influencia de maneira sistêmica o nosso comércio”, explica Paula Sepulveda, gerente de marketing do Grupo Mega Moda.
Embora, o Grupo Mega Moda conte com 25 lojas especializadas em moda cristã e fé popular, com produtos de alta rotatividade como camisetas com mensagens bíblicas, terços modernos, escapulários banhados a ouro, colares com medalhas de santos, pulseiras com frases de proteção e kits devocionais prontos para presente, muitos compradores buscam o complexo por seu variado mix de segmentos que vai de roupas infantis, moda feminina, masculina, festa, fitness e acessórios e calçados.
Empreendedorismo feminino
O perfil do público que movimenta a economia local durante as datas religiosas é predominantemente feminino. Segundo levantamento do Grupo Mega Moda, 90% dos consumidores que passam pelos centros de compras são mulheres. Muitas chegam de ônibus fretados ou caravanas organizadas, vindas do interior de Goiás, Tocantins, Maranhão, Pará, Mato Grosso e Distrito Federal.
Elas não vêm apenas para consumir: também são responsáveis por liderar a operação dos próprios negócios. De acordo com o grupo, 83% dos lojistas do Mega Moda são mulheres — um dado que revela o protagonismo feminino na cadeia produtiva e comercial da Região da 44. E mais: 73% dessas empreendedoras têm produção própria, o que significa que as peças vendidas — como vestidos, camisetas, conjuntos e acessórios — são confeccionadas por elas ou por ateliês e oficinas que gerenciam.
“Temos mulheres que começaram como sacoleiras e hoje empregam dezenas de pessoas. Outras ainda vendem pelo WhatsApp, mas compram conosco em volume e frequência”, afirma Paula Sepulveda.
Roteiro turístico
A Região da 44, segundo maior polo atacadista do Brasil, faz parte do roteiro turístico de quem vem a Goiânia — seja como parada planejada, seja como descoberta espontânea. Somente no ano passado, o corredor comercial recebeu mais de 15 milhões de visitantes e movimentou cerca de R$14 bilhões, segundo dados da administração local. Segundo a AER 44, a região concentra mais de 15,5 mil pontos comerciais fixos, com aproximadamente 170 mil empregos diretos e indiretos e um movimento sazonal que exige contratações temporárias, reforço de estoques e logística dedicada.
Em 2024, durante o período da romaria que acontece na região metropolitana, a rede hoteleira da capital registrou taxa de ocupação superior a 95%, conforme revelou levantamento divulgado pela Prefeitura Municipal de Goiânia. A alta demanda foi impulsionada por excursões religiosas, sacoleiras e empreendedoras que passaram pela cidade em direção a Trindade, movimentando também restaurantes, motoristas de aplicativo, taxistas, lanchonetes e pequenos comércios de alimentação rápida.
Segundo a gerente de marketing do Mega Moda, a expectativa é receber mais de 200 mil visitantes durante o período da Romaria.