
A Polícia Federal inaugura oficialmente, no dia 13 de novembro de 2025, às 17h, a nova Central de Atendimento em Porto Alegre. O espaço está localizado no Pontal Shopping (Av. Padre Cacique, 2893, bairro Cristal) e representa um importante avanço na modernização e na melhoria da prestação de serviços à população gaúcha.
Com uma área de 608 m², a nova estrutura foi planejada para oferecer mais conforto, segurança e eficiência no atendimento ao público. O local reunirá os principais serviços da Polícia Administrativa da Polícia Federal, como emissão de passaportes, regularização migratória, controle de caçadores, atiradores e colecionadores (CAC), além de outros atendimentos especializados.
Mudanças no atendimento e novos endereços
Para garantir a transição adequada, alguns ajustes no cronograma de funcionamento foram definidos:
Posto de Emissão de Passaporte – Praia de Belas: encerra agendamentos e atendimentos no dia 6 de novembro, após às 17h. As atividades serão retomadas no novo endereço a partir do dia 11 de novembro.
Unidade de Registro de Estrangeiros: encerrará o atendimento na Superintendência da Polícia Federal no RS no dia 11 de novembro e iniciará suas operações no Pontal Shopping no dia 13 de novembro.
Unidade de Atendimento aos CACs: continuará funcionando na Superintendência da PF até o dia 12 de novembro e retomará suas atividades no novo endereço a partir do dia 14 de novembro.
Os demais serviços de controle de armas de fogo permanecerão na sede da Superintendência da Polícia Federal no Rio Grande do Sul.
O novo espaço no Pontal Shopping reforça o compromisso da Polícia Federal com a segurança, cidadania e qualidade no atendimento. A central foi projetada para atender ao crescente número de demandas de forma ágil e acessível, garantindo conforto aos cidadãos que buscam os serviços da instituição.
As obras, iniciadas em julho de 2025, contaram com o apoio de importantes parceiros, como Pertho, Pertile, Rio Grandense, MetalMundi e Arq Fernanda Lanzarin, que contribuíram para a execução e finalização do projeto.
Com a inauguração da nova Central de Atendimento da Polícia Federal em Porto Alegre, a instituição reafirma seu papel de protagonismo na modernização dos serviços públicos, aliando tecnologia, eficiência e atendimento humanizado.