
Três telas foram pintadas ao vivo em frente a queda d’água
Rafael Ferraraccio, artista brasileiro com trajetória internacional, esteve recentemente no Pé da Cascata do Caracol para a criação de três telas pintadas ao vivo, em uma ação que uniu arte, espiritualidade e natureza em um dos cenários mais emblemáticos da Serra Gaúcha.
A iniciativa integra uma proposta da Brocker de aproximar o espaço de expressões artísticas contemporâneas, valorizando o diálogo entre cultura, paisagem e experiência sensorial.
“Receber o Rafael aqui no Pé da Cascata reforça o nosso compromisso com a arte e com experiências que despertam emoção e contemplação. Este é um espaço vivo, aberto a artistas que queiram criar em conexão com a natureza. Basta entrar em contato com nossa equipe para verificar a disponibilidade e agendar”, afirma Any Brocker, CEO da Brocker.
Para o artista, a experiência de pintar no Pé da Cascata do Caracol foi marcada pela conexão direta com a paisagem e pela força simbólica do ambiente. “Criar aqui, com o som constante da água e a presença intensa da natureza, transforma completamente o processo artístico. A cascata impõe silêncio, respeito e inspiração ao mesmo tempo. Pintar neste lugar é permitir que a obra absorva essa energia, esse encontro entre o sagrado da natureza e o sagrado que procuro expressar na minha arte”, revela.
Pé da Cascata do Caracol
Localizado junto à base de uma das quedas d’água mais conhecidas do país, o Pé da Cascata do Caracol é um atrativo turístico que oferece ao visitante uma experiência de proximidade com a Cascata do Caracol. O espaço integra natureza preservada, infraestrutura de visitação e propostas de contemplação, consolidando-se como um dos pontos de visitação mais singulares da região.
O local conta com trilhas leves, que permitem o deslocamento seguro em meio à mata nativa, além de estruturas como o Balanço Infinito e um deck de observação, que aproximam o público da queda d’água e ampliam a experiência visual e sensorial do atrativo. Todos os elementos foram planejados para valorizar a paisagem natural e oferecer diferentes perspectivas da cascata.
Além da visitação turística, o Pé da Cascata do Caracol também está se abrindo para ser um espaço para ações culturais, ativações artísticas e experiências especiais, reforçando seu posicionamento como um ambiente que alia história, natureza e cultura. A proposta do local é proporcionar uma visita pautada pela contemplação, pelo contato direto com o ambiente natural e pela valorização do ritmo mais desacelerado, característica da região.
Sobre o artista
Rafael Ferraraccio iniciou sua carreira no desenvolvimento de esculturas e ambientes temáticos, atuando no Brasil e no exterior. A partir de 2022, passou a dedicar-se exclusivamente à pintura sobre tela, com foco na arte sacra em estilo impressionista, retratando Jesus e Nossa Senhora sob uma perspectiva sensível e contemporânea.
Já expôs quatro vezes no Carrousel du Louvre, na França, além de países como Bélgica, Espanha, Polônia, Islândia, Japão e Mônaco. Na Polônia, possui mais de 40 obras, sendo duas doadas a um hospital infantil de câncer.