Nada melhor que celebrar o Dia Nacional do Samba com um lançamento de uma das composições mais relevantes da música gaúcha, Alegrias da Vida, do lendário Zé Grande. Paulinho Parada, um estudioso e admirador da cena do samba e do choro, é o responsável por este lançamento, que chega nas plataformas com distribuição da Tratore. Hino da Praiana em 1980, é considerado por Parada o mais belo samba já composto por um gaúcho, agora registrado pela primeira vez em formato digital.

 

Gravada ao vivo no Centro Histórico-Cultural Santa Casa, durante o espetáculo Samba da Velha Guarda, produzido e protagonizado por Parada, a faixa conta com a participação especial da cantora Luiza Hellena e da Velha Guarda da Praiana, uma das academias de samba mais longevas do sul do Brasil. O registro preserva a força da interpretação coletiva, a energia do público e a autenticidade de um encontro histórico do samba porto-alegrense. Alegrias da Vida será também a primeira música do novo disco do artista a ser lançada. O álbum Paulinho Parada – Ao Vivo reunirá não apenas sambas, mas também milongas e canções que dialogam com a identidade brasileira e com as confluências sonoras da América Latina, e deve chegar ainda no primeiro semestre de 2026.

 

Paulinho Parada afirma que os sambas de Lupicínio Rodrigues, assim como os de Túlio Piva e de Zé Grande, lhe pegam pelo coração. “Não dá pra mensurar o tamanho desses compositores, é indizível. Temos legados incríveis de Ziláh Machado, Luiza Hellena, Nego Izolino, Durque Costa Cigano. Esse registro é uma homenagem a esses grandes nomes”, reflete. Com este lançamento, Paulinho Parada reafirma seu compromisso com a preservação da memória musical e com a valorização do samba como patrimônio cultural, projetando para o futuro as vozes e tradições que marcaram a história do Rio Grande do Sul. E para marcar a data, Paulinho Parada promove um show, celebrando o encontro, a participação e a união dos artistas. No palco, aberto a todos os sambistas, músicos, poetas e compositores presentes, Paulinho estará acompanhado por Luiza Hellena e pela Velha Guarda da Praiana.

 

Músico, compositor e pesquisador brasileiro nascido na cidade de Porto Alegre em 1989, Paulinho Parada tem cinco álbuns lançados, um deles fruto de sua pesquisa reconstituindo a obra de Plauto Cruz com composições inéditas do flautista: Viva Plauto Cruz, de 2022. Nesse mesmo ano foi agraciado com o Prêmio Açorianos de Música por seu documentário sobre cantora Luiza Hellena. Realiza pós-doutorado na UFRGS, onde aborda as confluências de Lupicínio Rodrigues com a canção latino-americana. Sua pesquisa tem alcance nacional nas universidades federais da Bahia, São Paulo, Matogrosso do Sul, Rio de Janeiro. E Parada foi além: seus estudos chegaram a instituições internacionais, como o importante Conservatório Central de Música de Pequim, onde foram apresentados com relevância para a contribuição musical da América Latina.

 

ALEGRIAS DA VIDA – lançamento do single nas plataformas + show de Paulinho Parada e Velha Guarda da Praiana

Dia 2 de dezembro – dia nacional do samba – às 20h30

Boteco do Zé – Rua Barão do Amazonas, 856. Bairro Jardim Botânico / Porto Alegre.

Entrada franca

 

Redes do artista:

https://www.youtube.com/c/PaulinhoParadaOficial

https://www.instagram.com/paulinhoparadamusico/

https://www.facebook.com/paulinho.parada