
28% dos moradores da região votam na simpatia como símbolo do país lá fora. Futebol, carnaval e belezas naturais são outros destaques, revela Pesquisa Observatório Febraban
Um povo que se destaca pela simpatia, alegria e hospitalidade. Assim é a imagem com a qual os brasileiros acreditam serem vistos em outros países, revela a última Pesquisa Observatório Febraban, realizada entre os dias 15 de novembro e 2 de dezembro deste ano, em uma amostra de 3 mil pessoas, das cinco regiões do país. No Sul, a simpatia é o atributo mais citado, com 28%, seguida de outros aspectos positivos, como hospitalidade (19%) e alegria (17%). Em meio a essas menções, a corrupção (20%) destoou e esteve também entre as características mais lembradas.
Outra questão levantada pela pesquisa mostra que o Brasil de “cartão postal” que atrai o estrangeiro é formado principalmente por futebol, carnaval e natureza e belezas naturais. Na região Sul, o carnaval é citado como o principal símbolo do país no Exterior (23% das menções), seguido por futebol (19%) e natureza (18%). Ao mesmo tempo, o turismo está entre as principais áreas que fazem parte da “marca” do Brasil no cenário internacional.
Para 80% da população do Sul, o Brasil é um bom país para fazer turismo; apenas 16% responderam ao contrário. Em 2025, o Brasil alcançou oito milhões de turistas internacionais, o que representa crescimento de mais de 40% em relação a 2024.
“O retrato obtido na pesquisa expressa uma imagem majoritariamente favorável, centrada na autoconfiança da população sobre suas qualidades e capacidade de acolhimento. Esse resultado pode dizer muito mais sobre como o brasileiro se vê do que como ele é efetivamente visto nos outros países”, explica Marcela Montenegro, diretora do IPESPE.
Sobre o OBSERVATÓRIO Febraban
O Observatório Febraban – Pesquisa Febraban IPESPE foi lançado em junho de 2020 com objetivo de se tornar uma fonte de informações sobre as perspectivas da sociedade e o potencial impacto econômico-financeiro, ouvindo a população e estimulando o debate em diversos setores. Com periodicidade trimestral, a iniciativa é parte de uma série de medidas da Febraban para ampliar a aproximação dos bancos com a população e a economia real, de forma cada vez mais transparente.