
Entre as datas mais aguardadas do verão gaúcho, o Paleta Atlântida – o maior churrasco de beira de praia do mundo – reuniu cerca de 5 mil assadores amadores e profissionais ao longo de 4 km de extensão na beira da praia de Praia de Atlântida, no último sábado, 25. Em sua oitava edição, o evento atraiu um público de 150 mil pessoas, entre participantes e veranistas, que curtiram uma programação recheada de atrações. Além da tradicional competição da “Melhor Paleta”, o churrasco coletivo contou com shows, feiras, palestras sobre inovação competições esportivas e muito mais.
Neste ano, o Paleta Atlântida foi estruturado em cinco zonas temáticas, cada uma com estações open food comandadas por assadores profissionais, que demonstraram diferentes técnicas de preparo utilizando cortes variados de carne no formato open food. Entre os nomes estavam Anderson Caruso, Neto Leal, Marcelo Bolinha, Chef Lara, Rodrigo Fagundes, Luciano Luxo do Gaúcho, Vivian Gonçalves Dias, Pavão Assador, Daiana Webler, Lucas Calearo, Hermanos del Asado, De Bucho Cheio, entre outros grandes talentos do churrasco brasileiro.
Os trios participantes da tradicional competição da “Melhor Paleta” apresentaram suas receitas a um corpo de jurados, que avaliou sabor, técnica e apresentação. O torneio é dividido em duas categorias: Melhor Paleta Raiz, com tempero exclusivo de sal, e Melhor Paleta Gourmet, que permite o uso de temperos variados. O prêmio para o vencedor de cada categoria foi uma moto oferecida pela KIA Sun Motor.
Pelo terceiro ano consecutivo, o Paleta Atlântida buscou ser um evento carbono neutro, em parceria com a Cooperativa Mista Santa Bárbara (Coomysa). A iniciativa visa compensar as emissões de gases de efeito estufa com o estoque de carbono gerado pelas ações sustentáveis da cooperativa.
Produzido pela Combo Agência, o Paleta Atlântida integra o calendário oficial da Prefeitura de Xangri-lá e da Associação Brasileira e Pan-Americana de Assadores, com o patrocínio de Tramontina, Melnick, Kia Sun Motors, Nat Frangos, Fruki, Secretaria de Turismo e apoio da Carneiro Sul, Sabor da Campanha, Produtos Paraná, Setcergs, Dallasanta, Santa Fé, El Capita, Nazale, Ivoti, Icatu, Impisa, Sicredi, BRDE, Marsala, Planalto e Prefeitura de Xangri-lá.
Paleta Atlântida
Tudo começou com um churrasco familiar, motivado pelo desafio de escolher a melhor paleta de ovelha à beira mar entre os Melnick, Rabin e Kacman. O dia 1º de janeiro de 2017 marca o primeiro “Paleta”, que contou com uma churrasqueira de praia emprestada por Mário Pocztaruk, que logo se juntou ao grupo, ao lado de Renato Stifelman e Sebastian Watenberg. Até hoje, os pioneiros não chegaram a um consenso sobre qual foi o melhor assado daquele encontro inicial.
Popularizado entre os amigos, em 2018, a competição ganhou seu primeiro patrocinador. Realizado em uma churrasqueira de tijolos com cerca de 20 a 25 metros de extensão, o evento reuniu aproximadamente 250 pessoas. Em 2019, o grupo cresceu ainda mais e, com ele, a estrutura do churrasco: desta vez, a churrasqueira alcançou 100 metros de extensão. Mais apoiadores se somaram, e o churrasco entre amigos evoluiu para um grande evento, com desafios, palcos, shows, drones filmando, banners na beira da praia e a participação de marcas parceiras.
Em 2020, as confrarias e os participantes se multiplicam e a competição é batizada oficialmente de “Paleta Atlântida”, atraindo celebridades do churrasco. O encontro passou a contar com todos os tipos de cortes e carnes.
Após uma pausa em 2021 devido à pandemia de Covid-19, o evento retornou com força total em 2022, entrando para a Associação Brasileira e Pan-Americana de Assadores. Essa edição reuniu 3.500 assadores, distribuídos ao longo de 1 km de churrasqueiras. No ano seguinte, em 2023, o evento ampliou sua estrutura para mais de 2 km, incluindo uma competição de melhor paleta, com equipes profissionais de países como Chile, Argentina, Bolívia, Paraguai e Gana.
Na edição mais recente, realizada em janeiro de 2024, o evento atraiu mais de 100 mil pessoas para a beira da praia, com uma estrutura distribuída em mais de 3,5 km de extensão. A entrada da Combo Agência na organização trouxe ainda mais profissionalismo ao evento. Desde sua criação, o Paleta Atlântida já doou mais de 170 mil tijolos para a Prefeitura de Xangri-lá, reforçando seu compromisso com a comunidade local.
Pauta: @comboagencia