A peça comemora um ano de atividades com apresentações no Teatro Oficina Olga Reverbel, de 7 a 9 de novembro e o livro será lançado na Feira do Livro dia 6

 

Lançado em 2025 na Bienal do Livro do Rio de Janeiro pela Lura Editorial, Verde Água e Maresia é o primeiro livro solo de poesias de Luciana Éboli, que tem publicações em mais de 10 antologias poéticas. Na trilha do trabalho da linguagem artística da autora, que transita entre o teatro e a literatura, o livro propõe um mergulho nos sentidos, nas memórias e nas marés emocionais que atravessam a vida. Aproveitando a volta a cartaz de seu espetáculo, Florbela à margem de um poema, a atriz, diretora e escritora resolveu celebrar e lançar também o livro por aqui. Os autógrafos serão dia 6 de novembro, às 18h, na Feira do Livro de Porto Alegre.

 

Já o espetáculo Florbela, à margem de um poema, que vem cumprindo temporadas de sucesso em teatros e festivais, volta a cartaz, dessa vez no Teatro Olga Reverbel, de 7 a 9 de novembro. Florbela teve 7 indicações ao Prêmio Açorianos de Teatro, incluindo Melhor Espetáculo, Melhor Atriz e Melhor Direção. A dramaturgia original, a partir de poesias, contos, cartas e textos do diário da escritora Florbela Espanca, propõe uma linguagem dinâmica que transita entre a época da poeta e a contemporaneidade. Abordando a obra da poeta e sua vida, tece um discurso extremamente atual, no qual os papeis da mulher são problematizados e discutidos independente dos marcos temporais e locais. A acepção do feminino, as escolhas da mulher em todas as suas dimensões de vida e gênero, perpassam o sofrimento da poeta, que arcou com a inadequação de seus anseios à sua época.

 

Florbela nasceu em Portugal em 8 de dezembro de 1894. Foi poeta, transgressora, exploradora do feminino, da dor e do desejo. Com a força de seus poemas ousou colocar na boca das mulheres de seu tempo, opressivamente recatadas pelos códigos morais da época, sonetos de extrema intensidade.

 

Profissional do teatro gaúcho com mais de trinta espetáculos teatrais em sua carreira, Luciana Éboli é professora do Departamento de Arte Dramática e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS.

 

 

Ficha técnica

Direção e atuação: Luciana Éboli

Cenografia e criação de imagens: Liana Timm

Figurinos: Daniel Lion

Trilha sonora original: JJ Eboli

Orientação de atuação: Cristiane Werlang

Provocações coreográficas: Carlota Albuquerque

Dramaturgia: Giuliano Zanchi e Luciana Éboli

A partir de poemas, contos, cartas e do diário de: Florbela Espanca

Criação e operação de luz: Bathista Freire

Assistente e operação de luz: Kim Pereira

Operação de som e projeções: Vivian Azevedo

Assessoria de imprensa: Bebê Baumgarten

Fotografias: Mateus Eboli

Administração de produção: Lucas Eboli

Mídias sociais: Eduarda Veleda

Realização: Cia. Narrativas da Cena – Pesquisa e Criação

Classificação etária: a partir de 14 anos

Duração: 50 minutos

 

VERDE ÁGUA E MARESIA – Lançamento do livro de poesias de Luciana Éboli

06 de novembro, às 18h

Praça de Autógrafos da Feira do Livro de Porto Alegre

 

Livro: Verde Água e Maresia

Autora: Luciana Éboli

Páginas: 96

Ano: 2025

Editora: Lura Editorial

Gênero: Poesia

 

FLORBELA, À MARGEM DE UM POEMA – apresentações do espetáculo

de 07 a 09 de novembro, às 19h

Teatro Oficina Olga Reverbel – Rua Riachuelo, 1089 – Porto Alegre

 

Ingressos: R$ 80,00 (inteira) e R$ 40,00 (meia)

Com venda antecipada no site do Theatro São Pedro: https://theatrosaopedro.eleventickets.com

 

Redes sociais: @florbela.espetaculo