
Desenvolvida pela DPZ, NESCAFÉ® Fazedores celebra jovens produtores que se tornam porta-vozes da excelência e da sustentabilidade da marca em rótulos de edição especial, ativações digitais e presença em mídia OOH
Pela primeira vez, NESCAFÉ® coloca seus cafeicultores parceiros no centro de uma campanha desenvolvida para a linha de café solúvel, empoderando uma nova geração da cafeicultura, destacando seu papel na produção de cafés de alta qualidade e reafirmando a sustentabilidade como a maior proposta de valor da marca. Para dar visibilidade a essas histórias e aproximar o consumidor do produtor, quatro famílias estampam rótulos de edição especial e protagonizam um filme que será exibido nos canais da marca e mídia OOH, além de inspirar ativações com influenciadores, conteúdos para redes sociais. Com conceito criado pela DPZ, NESCAFÉ® Fazedores integra a plataforma global Make Your World — nacionalmente batizada de Faça seu Mundo —, lançada no início de 2024 para apresentar uma marca renovada e com comunicação relevante entre os jovens.
“NESCAFÉ® tem uma relação próxima e de longo prazo com os seus 2.200 produtores, afinal, são eles que garantem a qualidade do nosso café. Com NESCAFÉ® Fazedores, levamos essa cadeia de empoderamento para o centro da comunicação, destacando histórias reais que mostram como a tradição se reinventa através da inovação e caminham lado a lado no campo e na xícara, fazendo parte do dia a dia dos nossos consumidores”, afirma Gabriela Monsanto, Gerente de Marketing de NESCAFÉ®. “Essa campanha reflete nosso compromisso não somente com a qualidade do café, mas também com a sustentabilidade e a valorização dos fazedores que tornam isso possível”, completa.
“O consumidor atual busca mais do que apenas um café de qualidade — ele quer conhecer a origem do que consome e se sentir parte dessa jornada. Com NESCAFÉ® Fazedores, promovemos essa conexão entre o público e os produtores por meio de rótulos exclusivos, conteúdos digitais e interações nas redes sociais”, conta Douglas Reis, diretor de Criação da DPZ.
Os produtores retratados nas embalagens têm em comum histórias de legado e sucessão familiar no campo, além da forte ligação com o café. São filhas e netos de agricultores que, de diferentes maneiras, estão ajudando a escrever um futuro mais sustentável para o café e desmistificam estereótipos sobre a vida no campo. Além disso, fazem parte do Cultivado com Respeito, globalmente batizado de Nescafé Plan, projeto de NESCAFÉ® que apoia mais de 2.200 famílias, incentivando práticas de agricultura regenerativa na cadeia cafeeira nas principais regiões produtoras do Brasil.
Conheça mais sobre os Fazedores NESCAFÉ®
Kaézia, Kiki e Cássio Bianchini: Pai e filhas são sócios na propriedade de café conilon no litoral capixaba. Cássio é viveirista de mudas de café e transmitiu às filhas sua paixão; Kaézia multiplicou o viveiro de 330 para 600 plantas, logo nos primeiros meses e, atualmente, tem 1 milhão de mudas. Além disso, as filhas implementaram um modelo de gestão tecnológico na fazenda, planilhando análises das finanças e da lavoura, melhorando os processos de gestão da propriedade.
Carol e Luiz Carlos Gomes: Conhecido como o Papa do conilon especial, Luiz Carlos viu sua trajetória se entrelaçar com a da filha caçula, Carol — que hoje lidera os próximos capítulos da história da fazenda da família. Formada em Direito e vivendo em Portugal, Carol decidiu mudar de rumo e voltar ao Brasil com um propósito: reflorescer os 120 hectares cultivados com arábica e conilon, trazendo de volta a biodiversidade ao lugar onde cresceu. Sob sua liderança, metade da área já foi reflorestada com espécies nativas. E o que era um sonho, hoje é realidade: a fazenda voltou a ser lar de pássaros e outros animais silvestres. Carol conta essa transformação com orgulho — uma história de retorno, cuidado e reconexão com a terra.
Luiza Bonomo: A história de Luiza reforça o potencial feminino no setor cafeeiro e ela representa a terceira geração de mulheres agricultoras da família Bonomo. Além de fornecedora NESCAFÉ®, Luiza também tem sua marca própria de café especial, batizada de Paraju, uma planta nativa do norte do Espírito Santo e que também ilustra as embalagens do café.
Airam e Eugênio Quiuqui: Em 2023, o jovem Airam deixou a vida do escritório em Linhares para trabalhar na lavoura de 25 hectares do avô Eugênio. Airam aprendeu com ele os segredos para manejar a terra e, em troca, aprimora os processos da fazenda, diminuindo custos e aumentando a produtividade, além de desenvolver um aplicativo para facilitar o gerenciamento da terra de pequenos produtores.
Para saber mais, acesse o perfil da marca no Instagram: https://www.instagram.com/nescafebr/
Ficha Técnica:
Cliente: Nescafé
Título: Fazedores
Agência: DPZ
CEO: Benjamin Yung Jr.
VP de Criação: Fabio Mozeli e Anna Martha Silveira
DC: Heitor Caetano e Douglas Reis
Criação: Rafael Ribas, Luiza Cunha, Enzo Álvares e Micael Lima
Conteúdo: Bibiana Saldanha, Jéssica Tangerino e Laís Fonseca
Vice-presidente Sr. Operações e Negócios: Flávia Cortes
Negócios & Gestão de Projetos: Samya Anjos, Ana Castro e Nathalia Esteves
Head de Estratégia: Fernanda Miné
Estratégia: Leonardo Moura e Beatriz Melo
Mídia: Mariana Tolosa
Aprovação pelo cliente: Valéria Pardal, Gabriela Monsanto, Stefany Oliveira, Mariana Rocha, Bárbara Velo, Natália Kitayama e Thainá Maciel
Head de Produção Integrada: Paula Alimonda
Produção Integrada: Felipe Moro e Pâmela Verissimo
PR: Paula Ganem e João Paulo Freire
Produtora: Vetor Zero
Direção: Nicole Fischer
Produção Executiva: Francisco Puech e Diego Dossa
Diretora de Projetos: Márcia Guimarães
Direção de Novos Negócios: Luiz Braga
Gerente de Projetos: Monica Andrade e Carolina Gorga
Direção de Fotografia: Caio Campos
Assistente de Direção: Raquel Reis, Andrea Campos
Direção de Arte: Manoela Clemente
Produtora de objetos: Patricia Di Giorgio
Direção de Produção: Hugo Castelo Branco
Figurino: Anuro Anuro e Cacau Francisco
Produtor de Locação: Fabiano Ramos
Produtor de casting: alice wolfensone Neto Avena
Maquiagem: Marcella Leme Ferreira
Coordenação de Pós-produção: Tatiana Caparelli
Coordenação de Equipe: Rosangela Gomes, Nathaly Lopes
Montagem: Kauê Kabrera + Jean Batistini
Motion: Julio Saez
Composição: Carlos Campos, Juan Marcello
Rotoscopia: Gassan Abdouni
Cor: Clandestino
Finalização: Lívia Portugal
Assistentes de Ilha: Fábio Augusto, Isabela Balbo, Marcos Tavares
Estratégia de Conteúdo: Mat Rodrigues
Produtora de áudio: Jamute
Produção executiva de som: James Feeler
Produção Musical: James Feeler e Guga Oliveira
Engenharia de som: André Melges, Eduardo Barbosa, Marcelo Filho e Otávio Bertolo
Coordenação: Julianna Zuppo, Letícia Nunes, Juliana Pompeu
Atendimento: Hingrit Nitsche, Kiki Eisenbraun e Carol Oliveira
Produtora conteúdo: Lemango
Atendimento/Gestão de Projetos: Déborah Moreno
Produtora Executiva: Marina Teixeira
Produtora: Marina Rosa
Filmmaker: Gustavo Lopes
Assistente de Câmera: Marcelo Stehlick
Som direto: Raquel Vieira
Fotógrafo: Gianfranco Vacani
Assistente de fotografia: Bruno Lourenço
Assistente de fotografia: Vitor Cohen
Manicure: Sílvia Meira
Motorista: Renato Santana
Sobre a Nestlé
A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de nove centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 98% dos lares brasileiros.
Sobre a DPZ
Ideias icônicas constroem marcas icônicas. Essa é a crença da DPZ há mais de 50 anos.O que muda para os dias de hoje é a forma como a agência cria essas ideias: agregando o uso de dados, desenvolvendo projetos de conteúdo e ESG, com diversidade de pessoas e, portanto, de pontos de vista. A ambição da DPZ é criar ideias icônicas que impactem positivamente os negócios dos parceiros e toda a sociedade. Os clientes atuais da agência são: Renault, Ypê, Electrolux, Sportingbet, Nestlé, Nescafé, Pizza Hut,Polenghi, Seguros Unimed, Unimed, Governo de São Paulo e Instituto Ayrton Senna.