Naturovos, com sede em Salvador do Sul (RS) e uma das maiores produtoras e exportadoras de ovos do Brasil, tem bons motivos para comemorar em 2024. A primeira atividade a ser celebrada é a performance das exportações alcançadas, ao longo de seus 20 anos de atuação no mercado internacional, e a segunda é o lançamento nacional do Sítio Naturovos.

 

A indústria já exportou ovos para um total de 37 países de diferentes continentes do globo terrestre neste período. São países de diferentes culturas. Mas, todos eles com uma paixão em comum, grandes consumidores de ovos.

Em 2023, a Naturovos bateu o recorde no volume das exportações. Foram 6.230 toneladas de ovos enviados para 14 países.

 

Em solo gaúcho, mas com olhar no mundo

Os R$ 33 milhões de investimentos aportados na Naturovos, nos últimos 60 dias, originários da captação de recursos do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), credenciam a indústria do setor avícola a dar um importante passo na sua trajetória expansionista.

 

Em solo gaúcho, mas com o olhar no mundo, a indústria irá instalar, até o segundo semestre de 2025, dez novos aviários na unidade de Vacaria (RS), nos Campos de Cima da Serra. Isso corresponde ao aumento de 33% na capacidade de produção, aumentando para 4 milhões de ovos/dia. “Além disso, com essa demanda gerada, podemos potencializar um novo ranking ao RS em comparação ao cenário da produção nacional. Criar importantes ações para o fortalecimento do consumo de ovos, explorando multicanais, política de preços em importantes mercados, tanto no Brasil, quanto no exterior, são elementos favoráveis para um bom desempenho”, explica o diretor comercial da Naturovos, Anderson Herbert.

 

A Naturovos visa com esse movimento expansionista fortalecer a sua liderança, ampliando a marca e o share de mercado, prospectando novos clientes e demais mercados internacionais. “A indústria possui a expertise da produção de qualidade e tecnologias inovadoras para o controle sanitário da produção, um alto nível de relacionamento com o produtor, já reconhecidas ao longo dos anos, a qual chancela o processo comercial e da logística necessária para atender diferentes formatos de varejo, atacado e distribuição”, reitera Herbert.

 

Lançamentos no Dia Mundial do Ovo

 

O segundo motivo de comemoração da Naturovos é a chegada ao mercado brasileiro do novo conceito de ovos, intitulado Sítio Naturovos. Uma linha de produtos que tem em sua essência o modelo da produção de ovos por aves livres de gaiolas. A atividade ocorre, paralelamente, ao Dia Mundial do Ovo, celebrado em 11 de outubro de 2024. Neste dia, a Naturovos, além de chamar atenção dos consumidores para o poder nutricional e a versatilidade do ovo na gastronomia, irá promover diversas promoções e ativações nos canais de vendas, de atacados e grandes varejistas do RS e do Brasil. Uma maneira simples e direta de, igualmente, prestar homenagem à cadeia avícola, bem como fortalecer laços com consumidores. Além de lembrar à sociedade a importância do setor na formação social, geração de emprego e renda para inúmeras famílias, que extraem da produção avícola, o seu sustento e contribuem diretamente na geração de negócios.

 

Ranking da Produção Avícola Brasileira e projeções 2024/2025

 

A premissa estratégica de planejamento e crescimento da Naturovos vem ao encontro dos dados do último relatório da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), divulgados pelo Instituto Ovos Brasil, que aponta no Brasil os cinco principais estados produtores de ovos. Em 2023, o Brasil produziu mais de 52,4 bilhões de unidades de ovos, consolidando sua posição como o quinto maior produtor mundial. Isso prova a excelência da avicultura brasileira e suas práticas sustentáveis e sanitárias eficientes.

 

Os estados líderes da produção avícola brasileira são na ordem: 1º São Paulo: responsável por quase 30% da produção nacional; 2º Minas Gerais: com mais de 10% da produção nacional; 3º Espírito Santo: contribuindo com 9,34% da produção nacional; 4º Pernambuco: representando 7,89% da produção e 5º Rio Grande do Sul: com 5,73% da produção nacional.

 

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) projeta que o ano de 2024 será positivo para a produção e consumo de carne de frango. Já a produção de ovos no Brasil poderá chegar a 56,9 bilhões de unidades em 2024, com previsão de crescimento de até 8,5% se comparado ao mesmo período do ano passado. A projeção da Associação indica ainda que para 2024, o consumo também vai crescer 8,5%, totalizando 263 unidades por habitante/ano.

 

Para 2025, a estimativa inicial de produção é de até 57,5 bilhões de unidades, crescimento estimado de 1% em relação a 2024. Já as exportações deverão apresentar recuo de até 20%, com 20 mil toneladas previstas. Contudo, em 2025, está prevista uma retomada do crescimento do volume exportado, com 22 mil toneladas exportadas e alta de 10%.

www.naturovos.com.br

 

Pauta: Evidência Press – Assessoria de Comunicação Press – Assessoria Foto: Anderson Herbert