
MBRF mostra que celebrações de fim de ano permanecem como um dos rituais alimentares mais significativos da cultura nacional, tendo a Sadia como a marca mais lembrada na ocasião
As celebrações de fim de ano permanecem como um dos rituais mais significativos da cultura nacional, combinando afeto, tradição e convivência em torno da mesa. O Natal, em especial, é vivido como uma celebração íntima e simbólica, em que o ato de cozinhar e comer juntos expressa carinho e pertencimento. É o que aponta um estudo inédito e proprietário do Global de CRM&Performance da MBRF, companhia global de alimentos e multiproteínas, que analisou o comportamento dos brasileiros nas redes sociais quando o assunto são festas de final de ano.
O levantamento aponta que a ceia de Natal aparece como o grande eixo das conversas sobre o período festivo, concentrando mais da metade das menções (54%). Muito mais do que um evento gastronômico, a ceia se consolida como o momento de união familiar e de celebração compartilhada. Entre os pratos mais citados, o Peru se mantém como protagonista absoluto, com mais de 7,5 mil menções nas conversas digitais – como TikTok, Instagram, X, BlueSky, YouTube, entre outros canais.
Já uma outra pesquisa exclusiva da MBRF, elaborada pelo Consumer HuB da companhia, que mapeou o comportamento dos brasileiros no Natal de 2024, mostra que a Sadia é a marca que não pode faltar nas celebrações natalinas, com 45% das menções entre os entrevistados. Dentro do recorte de aves comemorativas, a marca também lidera como a preferidas para ceia e/ou almoço de Natal, com 37% de citações.
A Sadia é líder de mercado no segmento de perus natalinos, com 42,5% de participação de mercado¹, reforçando seu protagonismo nas ceias e reconhecimento como marca símbolo do Natal. Foi pioneira no lançamento do alimento no Brasil, em 1973, marcando presença nos eventos com uma grande ave no centro da mesa e criando uma tradição nacional que permanece viva até os dias de hoje.
No chatbot da marca no WhatsApp, o Sadi.a. (11 3506-8298), os consumidores podem conferir receitas personalizadas com Peru e outros produtos comemorativos da marca, e ainda mapear onde comprar os ingredientes.
Sobre a Sadia
Marca de alimentos mais valiosa do país, Top of Mind em pratos congelados, mortadela, linguiça calabresa e ceia de Natal e eleita a marca mais confiável do país em 2023, está presente na mesa dos consumidores desde a década de 1940. Com o posicionamento “Seu dia pede Sadia”, a marca reforça sua vocação de parceira dos brasileiros em todos os seus momentos, dos cotidianos aos mais especiais. O DNA pioneiro e sua forte presença nos pontos de venda, com um portfólio de produtos completo para todas as refeições e momentos, trazem qualidade e sabor para as rotinas alimentares, sejam elas quais forem.
¹Fonte: Nielsen IQ | Carnes Natalinas | Total Brasil AS+C&C