Soluções avançadas, que reduzem de forma significativa os desperdícios e são focadas em sustentabilidade, rapidez e eficiência produtiva, estão sendo implantadas pelo primeiro complexo com temática amazônica do mundo do setor. Elas também sinalizam o avanço da multipropriedade no Brasil.

 

Tecnologias construtivas orientadas para a eficiência produtiva e para a sustentabilidade estão em alta e, no Brasil, também avançam para o setor de multipropriedade. A modalidade, que permite a propriedade compartilhada de um imóvel de férias, atrai um público crescente por sua conveniência e menor custo. Essa tendência é impulsionada pela demanda de consumidores em busca de experiências de lazer com qualidade e previsibilidade, especialmente em destinos de praia, onde o descanso e o lazer com a família são os principais motivadores. O modelo, que alia a posse de uma propriedade à gestão profissional de um resort, vem ganhando escala e maturidade no país.

 

A construção do Amazon Parques & Resorts é um dos exemplos de maior destaque no Brasil atualmente. O complexo turístico e hoteleiro, primeiro no mundo com temática amazônica, e localizado no litoral de Santa Catarina na cidade de Penha, próximo ao Beto Carrero World, segue essa tendência. Em fase construtiva, a obra utiliza blocos cerâmicos de alvenaria racionalizada, uma técnica ainda pouco usada pelo setor e que evita o desperdício de insumos como cimento e tijolos, em torno de 30% a menos em comparação com os métodos convencionais. Essa escolha também otimiza o uso de mão de obra e acelera o cronograma de construção.

 

A eficiência térmica e acústica do empreendimento é garantida pela adoção de vidros laminados de maior espessura. Aliados a sistemas de fixação modernos, esses vidros proporcionam um desempenho superior ao filtrar grande parte da radiação solar e atenuar em 20% os ruídos externos. Essa solução diminui significativamente a necessidade de climatização artificial, o que impacta na redução do consumo de energia e nas emissões de carbono.

 

Roberto Kwon, CEO do empreendimento, destaca a relevância estratégica dessas escolhas. “A modernização da construção civil como um todo é uma tendência cada vez mais presente no mundo e impacta em diferenciais ao comprador e também nos negócios. É fundamental para a redução de desperdícios e de custos, e para a minimização dos impactos ambientais ao longo de toda a vida útil do ativo. Essas escolhas, além de acompanharem a demanda do mercado, garantem maior durabilidade da estrutura e menor necessidade de manutenção, agregando valor ao imóvel”, explica.

 

O comprometimento do projeto com a economia circular se estende à gestão de resíduos. Todo o concreto e gesso provenientes da obra são direcionados para reaproveitamento, uma prática que reduz de forma expressiva o volume de material descartado em aterros sanitários.

 

A adoção de acabamentos de alto padrão e soluções que priorizam a iluminação natural complementam a estratégia de mercado, que, segundo a pesquisa deste ano da Caio Calfat Real Estate Consulting, atende a um consumidor de multipropriedade que valoriza o descanso, o conforto e a qualidade de vida.

 

O Amazon Parques & Resorts, ao integrar inovação, eficiência e sustentabilidade em sua construção, sinaliza uma nova direção para o setor de multipropriedade, onde a responsabilidade ambiental é um pilar de competitividade e um diferencial para os consumidores.

 

Sobre o Amazon Parques & Resorts

 

Fundada em 2020, o Amazon Parques & Resorts tem como meta a implementação de empreendimentos imobiliários desenhados para o entretenimento, bem-estar e hotelaria alinhados às novas práticas do mundo contemporâneo consciente. Atua com a comercialização imobiliária e de multipropriedade com conceito de arquitetura sustentável, proporcionando entretenimento de qualidade, alinhado às práticas contemporâneas de economia e fortalecendo uma rede de iniciativas de comunidades.

 

Início