
O show Missioneira – Clássicos do Cancioneiro Gaúcho propõe uma releitura contemporânea de clássicos da música tradicional gaúcha, celebrando a cultura e a memória do Rio Grande do Sul através da voz e interpretação da cantora, atriz e ativista social Valéria Barcellos. Conhecida por sua expressividade e comprometimento com causas sociais, e seu amor pela terra natal, Valéria apresenta nesse projeto uma abordagem inclusiva e inovadora, unindo diferentes gerações de artistas em apresentações memoráveis em cidades atingidas pela enchente. Em Porto Alegre o show será no Teatro Simões Lopes Neto, no Multipalco Eva Sopher, em única apresentação, dia 5 de setembro. A circulação irá passar ainda em Viamão e Esteio, em datas a confirmar e tem financiamento da Lei Aldir Blanc / PNAB – Ministério da Cultura. Governo do Brasil – União e Reconstrução.
Os shows serão espaços de celebração da memória e tradição gaúcha, mas também de inovação, ao proporcionar uma releitura dos clássicos em novas interpretações e arranjos. Cada evento será único, com uma dinâmica própria, resultante da interação entre Valéria Barcellos e os artistas locais. A base deste projeto inovador é trazer a música tradicional gaúcha para um ambiente de inclusão e diversidade, dar significados e contornos às canções consagradas do RS. “Missioneira surgiu da vontade que eu e Valéria sempre tivemos de cantar as coisas da nossa terra. Independente de cor, credo ou sexualidade, somos todos gaúchos e queremos pertencer e reivindicar nosso espaço enquanto povo gaúcho”, afirma Jöão Monteiro, diretor do show.
A escolha de Valéria Barcellos como protagonista se alinha com os novos tempos e propõe o fortalecimento da identidade cultural ao revisitar e reinterpretar os clássicos do cancioneiro popular gaúcho, reunir artistas de diferentes gêneros, e, por fim trazer um olhar inclusivo e diverso da cultura do Rio Grande, destacando o papel das mulheres e de minorias na construção da identidade cultural do estado. “A inspiração desse projeto veio da vontade de falar da terra onde nasci, Santo Ângelo e as Missões. Da vontade de falar de ‘mulheridade’, de negritude pelo olhar dos Lanceiros Negros“, reflete Valéria Barcellos, que quer levar ao palco cantoras e músicas que reforcem essa realidade, numa rica costura de canções do início ao fim do show. “Aproximar minha realidade do gauchismo, do nativismo, do amor pela terra. Honrar o amor pelo Rio Grande que me é atribuído Brasil afora. Missioneira é, acima de tudo, um agradecimento”, completa a artista.
Missioneira – Clássicos do Cancioneiro Gaúcho vai muito além de entreter. Chega para provocar reflexão sobre as transformações culturais em curso e a importância de manter viva a tradição local adaptando-a às novas realidades e às demandas de uma sociedade diversa. “Este espetáculo surge com muito respeito a nossa tradição gaúcha, nossas raízes. Acolher, levar ao palco novas percepções, mostrar que além desse espaço ser plural e de todos, que temos orgulho, e que buscamos um RS mais unido do que nunca após os traumáticos eventos da enchente de 2024″, reflete João Moreira.
Clarissa Ferreira assina a direção musical deste show, que terá, além dela no violão, violino e vocais, Ana Matielo, no violão e vocais; Tamiris Duarte no contrabaixo e vocais; Maryane Francescon, no acordeon; e Alexandra Amaral na percussão. No roteiro dessa noite comemorativa, músicas de Berenice Azambuja, Mary Terezinha, César Passarinho, entre outros. Prenda minha, Desgarrados, Semeadura, Desmamando uma Vaneira, estão entre os clássicos que Valéria irá cantar.
Valéria Barcellos é uma mulher trans negra. Cantora, compositora, atriz, performer, escritora e artista visual, destacou-se no cenário musical como uma das precursoras do movimento MPBTRANS. Em 2020, publicou o livro Transradioativa, no qual relata as vivências e memórias do período de descoberta e tratamento de um câncer. Em 2023, interpretou a personagem Luana Shine na novela Terra e Paixão (Rede Globo), escrita por Walcyr Carrasco. Em 2024, lançou Saraval, seu primeiro álbum de canções autorais, e Musos, seu segundo livro. Foi autora homenageada na FestiPoa Literária 2025.
FICHA TÉCNICA
Jöão Monteiro – direção
Clarissa Ferreira – direção musical
Valéria Barcellos – voz/interpretação
Rosa Nika, Liliana Cardoso e Negra Jaque – convidadas
Clarissa Ferreira -violão, violino e vocais
Ana Matielo – violão e vocais
Tamiris Duarte – contrabaixo e vocais
Maryane Francescon – acordeon
Alexandra Amaral – percussão
Bebê Baumgarten – assessoria de imprensa
MISSIONEIRA – CLÁSSICOS DO CANCIONEIRO GAÚCHO, com Valéria Barcellos e convidadas
Dia 5 de setembro, às 20h
Teatro Simões Lopes Neto – Multipalco Eva Sopher – Av Riachuelo, 1089
Ingressos a preços populares na plataforma ElevenTickets, em breve
Valores: R$ 20,00
Este espetáculo tem o financiamento da Lei Aldir Blanc / PNAB – Ministério da Cultura. Governo do Brasil – União e Reconstrução
Redes da artista
https://www.instagram.com/valeriabarcellosoficial
https://www.facebook.com/valeriabarcellosart
youtube.com/@valeriabarcellos