
Vinícola vence nas categorias Tinto Cortes, Branco de Outras Castas e Branco Gewurztraminer, performando 33 rótulos com mais de 90 pontos
Ele ajudou o Brasil Vitivinícola a se tornar conhecido mundialmente. Ele se tornou um símbolo nacional quando o assunto é vinho. Ele carrega a expressão do lote mais emblemático do Vale dos Vinhedos, cultivado desde 1897, quando o imigrante Giuseppe Miolo plantou as primeiras mudas de vinhas. Ele nasceu em 1999, e desde então só é elaborado pela Família Miolo em safras excepcionais. Ao todo, foram 10 grandes safras – 1999, 2002, 2004, 2005, 2008, 2011, 2012, 2018, 2020 e 2022. E é justamente o Miolo Lote 43 Safra 2022 – a 10ª edição do rótulo – que ganha a maior pontuação da vinícola – 94 pontos – na 10ª edição da Grande Prova de Vinhos do Brasil 2025, vencendo na Categoria Tinto Cortes. O podium se completa com o Miolo Winemaker French Colombard 2024 – Melhor na Categoria Branco Outras Castas, com 92 pontos – e pelo Miolo Single Vineyard Gewurztraminer 2022 – Melhor na Categoria Branco Gewurztraminer, com 90 pontos, que, particularmente, chama a atenção por ser um meio seco. A premiação será dia 7 de maio, na Wine South America, em Bento Gonçalves.
Além de liderar as três categorias, a Miolo Wine Group também comemora sua excelente performance com 33 rótulos alcançando mais de 90 pontos em suas quatro marcas brasileiras: Miolo – Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves/RS, Terranova – Vale do São Francisco – Casa Nova/BA, Seival – Campanha Meridional – Candiota/RS e Almadén – Campanha Central – Santana do Livramento/RS. Outro destaque foi a impressionante pontuação do suco de uva Miolo Sunny Days Integral Branco e Miolo Sunny Days Integral Tinto, ambos com 93 pontos.
Ao longo de 10 edições da Grande Prova Vinhos do Brasil, a Miolo vem permanecendo no topo da premiação com dezenas de rótulos. Para o Diretor Superintendente da Miolo Wine Group, Adriano Miolo, manter esta constância é muito gratificante e ao mesmo tempo um desafio. “Todo vinho nasce no vinhedo, mas cada safra é particular. Precisamos compreender o terroir para colher as melhores uvas, aliar tecnologia de precisão para elaborar vinhos únicos e fazer isso todos os anos. Por isso, receber continuamente este reconhecimento é motivo de orgulho e nos enche de alegria”, celebra.
A 10ª Grande Prova Vinhos do Brasil reuniu, em março, no Rio de Janeiro, 1.007 amostras, que foram avaliadas às cegas por um júri formado por grandes especialistas de todo o Brasil. O evento é idealizado pelo Grupo Baco Multimídia, através dos sócios Sérgio Queiroz e Marcelo Copello, que também presidiu o júri.
OS MELHORES EM CATEGORIAS
Miolo Lote 43 Safra 2022 – O Melhor na Categoria Tinto Cortes (Duplo Ouro – 94 pontos)
É impossível falar da Miolo sem falar do Miolo Lote 43, o grande ícone do Vale dos Vinhedos. Criado para homenagear o patriarca da família, o Miolo Lote 43 se tornou emblemático. Sua consistência na qualidade e entrega da única região com Denominação de Origem de vinhos do Brasil tem forte e direta representatividade para o vinho nacional. Toda safra de alta qualidade no Vale entrega este vinho, uma representação da história da família Miolo. Ele simboliza o legado dos imigrantes, passado de geração em geração e que se mantém vivo. A partir deste vinho, a Miolo criou grandes ícones e viveu importantes momentos, transformando a empresa na maior produtora de vinhos finos do país, chegando a mais de 30 países de todos os continentes e acumulando mais de mil premiações internacionais.
Miolo Winemaker French Colombard 2024 – O Melhor na Categoria Branco Outras Castas (Ouro – 92 pontos)
Este é o primeiro vinho branco criado pela Miolo com a turma de Winemakers Módulo Vinho Branco, elaborado com uvas French Colombard e Chardonnay, cultivadas nos vinhedos próprios em Santana do Livramento, na Campanha Central/RS. Conceituado pelo pioneirismo, tanto pela variedade quanto pelo método de elaboração feito em tanques de inox, barricas de carvalho e recipiente de concreto, é um vinho límpido, com bonita tonalidade de cor, indo do amarelo esverdeado a palha. Sua marcante intensidade aromática traz frutas, mineralidade e notas de carvalho. Seus descritores lembram pêssego, pera, damasco, flores brancas e ervas finas. Na boca, intensa cremosidade acompanhada de bom volume, acidez equilibrada e retrogosto prolongado.
Miolo Single Vineyard Gewurztraminer 2022 – O Melhor na Categoria Gewurztraminer (Ouro – 90 pontos)
Os vinhos de vinhedos únicos são o melhor retrato da verdadeira tipicidade de um terroir. Este Gewurztraminer revela e caracteriza o micro lote do vinhedo Pedregal das Abelhas, na Campanha Central/RS. A versatilidade é sua principal virtude. Ao aproximar a taça dos lábios, aromas de notas de abacaxi em calda, mel e flores como rosas envolvem o olfato, transportando você para um jardim secreto em plena primavera. No paladar, uma dança suave entre notas de frutas tropicais e um toque delicado de especiarias desperta o desejo de saborear cada gota lentamente. Límpido, com tonalidade amarelo claro e traços esverdeados, traz marcante intensidade, complexidade aromática e notas tropicais. Os descritores de aroma vão de notas de abacaxi em calda e mel a flores como rosas. Em boca, é macio, leve e agradável.
DUPLO OURO
Miolo Lote 43 Safra 2022
OURO
Miolo Winemaker French Colombard 2024
Miolo Vinhas Velhas Tannat 2022
Miolo Testardi Syrah 2022
Miolo Single Vineyard Pinot Noir 2023
Almadén Moscatel Rosé
Miolo Reserva Malbec 2023
Miolo Cuvée Giuseppe Merlot/Cabernet 2022
Miolo Sunny Days Integral Branco
Miolo Sunny Days Integral Tinto
O JÚRI
Presidente: Marcelo Copello
Bruno Ramos, português, enólogo e diretor do grupo francês Vignobles Austruy
Bruno Vianna, Presidente da Sociedade Brasileira de Sommeliers (SBSomm) e Dip WSET
Camila Cenci, agrônoma e viticultora em Brasília e jurada em concursos internacionais
Claudia Menezes, jornalista do jornal O Globo e sommelier formada pela ABS-Rio
Daene Tenório Costa, Certified Sommelier (CMS), Dip WSET e Embaixadora WSET, em Recife
Danio Braga, diretor de A&B do Grupo Fasano e fundador da ABS Brasil
Deise Novakoski, jornalista e consultora em vinhos
Fernando Lima, diretor da ABS-Rio e autor do blog que leva o seu nome
Haroldo Nunes, sommelier chefe do grupo CT (Claude Troisgros)
Homero Sodré, consultor de vinhos e embaixador dos vinhos de Bordeaux
Ivo Arias, argentino, head sommelier do Restaurante Helena e especialista em vinhos naturais
Marcelo Santos, sommelier chefe do Restaurante Mr Lam
Marcus Dassiê, vice-presidente da Associação Brasileira de Sommelier (ABS)
Maria Helena Tauhata, diretora da ABS-Rio
Rafael Ferrari, head sommelier da importadora Castas
Renato Neves, sommelier campeão brasileiro
Roberto Rodrigues, professor da ABS-Rio
Rodrigo Machado, especialista em vinhos e jornalista da Band News Porto Alegre
Rodrigo Moura, sommelier da importadora Arcofoods e diretor de profissionais da ABS-Rio
Tufi Neder Meyer, Dip WSET, nível 5, de Minas Gerais
Wallace Neves, sommelier campeão brasileiro