Apresentação acontece dia 28 de setembro, no Teatro do Bourbon Country

 

Em comemoração aos seus 90 anos de história, o Grupo Zaffari realiza uma edição especial do já consagrado Concerto Comunitário Zaffari de Primavera. O espetáculo, que promete uma noite inesquecível de música e tradição, acontece no dia 28 de setembro, às 18h, no Teatro Bourbon Country. A apresentação será conduzida pela Orquestra Theatro São Pedro, sob a regência do maestro Evandro Matté. O acesso ao espetáculo é gratuito e tem ingressos limitados. Cada pessoa pode retirar 2 ingressos por CPF em um dos seguintes pontos: Zaffari Higienópolis, Hipermercados Bourbon Country, Bourbon Assis Brasil, Zaffari Wallig e bilheteria do Teatro do Bourbon Country.

 

A programação desta edição contará com a participação dos talentosos solistas Eiko Senda, Cecilia Salatti, Laura Dalmas e Jader Cardoso, que interpretarão um repertório em homenagem aos 36 anos dos Concertos Comunitários promovidos pelo Grupo Zaffari. O espetáculo também prestará tributo à história da instituição ao relembrar trilhas sonoras que marcaram época nos comerciais da marca, despertando memórias afetivas e reforçando os laços entre música, identidade e comunidade. O “Concerto da Primavera” representa uma oportunidade única para celebrar quatro décadas de compromisso com a cultura, a música e o desenvolvimento social, reafirmando o papel do Grupo Zaffari na valorização da produção cultural local e na formação de novos públicos.

 

Eiko Senda – solista

 

Nascida em Osaka, Japão, a soprano teve sua formação no seu país natal, nos Estados Unidos e na Alemanha. Estudou técnica vocal com Andrea Bandoni, Tamaki Sakamoto e Teiichi Nakagawa. Chegou ao Brasil em 1995, assumindo papéis de soprano-spinto nos principais teatros do país. Consagrou-se em diferentes produções de “Madama Butterfly” (pela qual apresentou-se mais de 130 vezes) e destacou-se na interpretação da lírica wagneriana e italiana. Por conta disso, já foi agraciada com os primeiros lugares no Wakayama Intl. Music Competition e no Takarasuka Intl. Chamber Music Competition. Uma das co-fundadoras da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (CORS), atua como Vice Presidente e na formação dos cantores e pianistas.

 

Cecilia Salatti – solista

 

Natural de Porto Alegre, a soprano estuda canto desde os nove anos de idade. Iniciou a formação em canto lírico e piano no Instituto de Arte e Educação (IPDAE)) e atualmente cursa Bacharelado em Música Popular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Já atuou em produções como Suor Angélica (Suor Dolcina), A Flauta Mágica (Papagena e Criança), Carmen (Manuelita), Gianni Schicchi (Lauretta) e foi solista na Fantasia Coral de Beethoven, op.80. Participou da 2ª e 3ª edições do Ópera Estúdio oferecidas pela CORS/SEDAC, e de masterclasses com nomes como Carlota Albuquerque, Zé Adão Barbosa, Pablo Maritano, Gabriel Rhein-Schirato e Gabriela Pace.

 

Laura Dalmás – solista

 

Bacharel em Música Popular pela UFRGS, a cantora e compositora é reconhecida por sua destacada trajetória musical, com participação marcante no programa The Voice Brasil e atuação como solista em dezenas de concertos com diferentes orquestras pelo Rio Grande do Sul. Seu primeiro álbum autoral, intitulado “Minha Essência”, lhe rendeu o Prêmio Açorianos de Música na categoria de Melhor Intérprete de Música de 2022. Ano passado, fez sua segunda turnê pela Europa, passando por cinco países.

 

Jader Cardoso – solista

 

Natural de Porto Alegre/RS, cantor, locutor e guitarrista profissional desde 1983. Integrou os grupos Grupo Acústico Prisma, Couro, Cordas e Cantos (LP em 1983) e Bandabsurda (LPs em 1987 e 1991). Formado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do RS, atua intensamente no mercado de propaganda e marketing com participações em diversas campanhas publicitárias pelo país, além de trilhas para cinema. Idealizador e curador do espetáculo A Era dos Festivais, apresentado em agosto de 2025 no Auditório Araújo Vianna em Porto Alegre.

 

Evandro Matté – maestro

 

Regente e diretor artístico da Orquestra Theatro São Pedro (OTSP – POA), do Festival Internacional SESC de Música e dos Concertos Comunitários Zaffari. Graduado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), fez especializações na University of Georgia (EUA) e no Conservatoire de Bordeaux (FRA). Desde 2005, vem atuando como maestro frente a orquestras no Brasil, Áustria, Argentina, Uruguai, República Tcheca, Croácia, Itália, China, Chile, Alemanha, México, Espanha, Polônia, Portugal e EUA. Foi diretor artístico e maestro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) por uma década e vencedor do prêmio Líderes e Vencedores da FEDERASUL. Foi docente da Universidade de Passo Fundo (UPF) e da graduação em Gestão Cultural na Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), onde foi coordenador do curso de Especialização em Gestão Cultural e fundador e coordenador do projeto social Vida com Arte. É pós-graduado em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Por sua contribuição cultural ao desenvolvimento das artes francesas no Brasil, em 2019 foi condecorado pelo Ministère de la Culture da França com a insígnia de Chevalier de l´Ordre des Arts et des Lettres.

 

ORQUESTRA THEATRO SÃO PEDRO / POA

 

Comemorando 40 anos de atividades em 2025, a OTSP segue com o compromisso de honrar tudo o que representa o Theatro São Pedro. Nessas quatro décadas de atuação, ampliou seu repertório e formação, e consolidou-se como um dos principais grupos brasileiros em atividade continuada. Tem contribuído de maneira peculiar para a cultura, unindo o repertório da música de concerto com música popular brasileira e diversos outros ritmos. Entre os destaques da atuação estão três turnês internacionais – Costa Rica (1992), Estados Unidos (1993) e Alemanha (1995). Além dos concertos oficiais, que este acontecem no recém inaugurado Teatro Simões Lopes Neto/ Multipalco Eva Sopher, a OTSP tem as séries Concertos Didáticos Banrisul e Concertos Comunitários Zaffari, sob direção artística do maestro Evandro Matté. A instituição atua ainda com o projeto social Orquestra Jovem Theatro São Pedro.

 

SERVIÇO

 

Ministério da Cultura e Grupo Zaffari apresentam: Concertos Comunitários Zaffari Primavera

 

Data: 28 de setembro de 2025

 

Horário: 18h

 

Local: Teatro do Bourbon Country

 

Classificação: Livre

Ingressos: 2 ingressos por CPF. Retirada em um dos seguintes pontos: Zaffari Higienópolis, Hipermercados Bourbon Country, Bourbon Assis Brasil, Zaffari Wallig e bilheteria do Teatro do Bourbon Country.

 

Lei Federal de Incentivo à Cultura

 

Patrocínio: Grupo Zaffari

 

Produção cultural: Opus Entretenimento

 

Realização: Instituto Orquestra Theatro São Pedro, Ministério da Cultura, Governo Federal – do lado do povo brasileiro