Apresentação acontece dia 11 de maio, às 18h, no Teatro do Bourbon Country

 

O primeiro Concerto Comunitário Zaffari de 2025 não poderia ser mais especial. No dia 11 de maio, às 18h, o Teatro do Bourbon Country recebe uma edição especial do projeto que há décadas aproxima a música de concerto do grande público. O Concerto Comunitário Zaffari Dia das Mães contará com a Orquestra Theatro São Pedro juntamente com os solistas Isabela Fogaça, Luiza Barbosa e Matías Herrera, com regência do Maestro Evandro Matté, apresentando músicas de Strauss, Brahms, Luiz Coronel, Raul Ellwanger, Sérgio Rojas, entre outros. O espetáculo será uma homenagem às mulheres através de canções que representam a força feminina.

 

O acesso ao espetáculo é gratuito e tem ingressos limitados. Cada pessoa pode retirar 2 ingressos por CPF em um dos seguintes pontos: Zaffari Higienópolis, Hipermercados Bourbon Country, Bourbon Assis Brasil e Bourbon Wallig e bilheteria do Teatro do Bourbon Country.

 

A iniciativa dos concertos comunitários Zaffari existe desde 1987. O Grupo Zaffari oferece à população eventos que contribuem para difundir a música erudita de forma democrática, gratuita e alegre. Os espetáculos apresentam obras de grandes mestres da música clássica, popular e contemporânea.

 

Isabela Fogaça – solista

 

Através da participação nos festivais estudantis durante a adolescência fez da música seu principal meio de comunicação, seja regional ou na MPB. Sua mais importante gravação musical está na interpretação de PORTO ALEGRE É DEMAIS, de autoria de José Fogaça, com a qual recebeu reconhecimento em várias partes do mundo, tornando-se a voz do hino informal de Porto Alegre. O álbum Sons da Minha Vida, de 2012, uniu o seu trabalho a grandes nomes da MPB. O tradicional projeto Natal em Família, em 2024 passou a chamar-se Natal da Reconstrução – voltar a sonhar, percorrendo 9 cidades gaúchas que foram afetadas pelas enchentes. Atua como solista em diversos eventos relacionados à música popular gaúcha, e tem sempre a música do RS como referência, com a interpretação de composições de autores regionais.

 

Luiza Barbosa – solista

 

Cantora, compositora, apresentadora e atriz, com uma trajetória que inclui a finalíssima do “The Voice Kids Brasil”, a gauchinha do Brasil lançou seu primeiro álbum audiovisual, Minha Essência, recebendo o Prêmio Açorianos de Música na categoria “Revelação do Ano”. Com vários singles lançados, em outubro de 2024 fez seu mais recente lançamento autoral, a música Laçador, que ganhou repercussão nacional. Com aproximadamente meio milhão de seguidores em suas redes sociais, Luiza Barbosa já percorreu em turnê vários palcos no Brasil e do Uruguai. Recentemente participou do grande festival “Salve o Sul” em São Paulo e do festival “Sou do Sul” no Rio Grande do Sul, juntamente com grandes artistas nacionais.

 

Matías Herrera – solista

 

Nascido na Argentina, iniciou sua formação no Instituto Superior de Artes do Teatro Colón em Buenos Aires e continuou seu desenvolvimento artístico no Ópera Studio da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Matías estreou no Teatro Colón (ARG), interpretando Il Contino Belfiore na ópera La Finta Giardiniera de Mozart, e no Theatro São Pedro de Porto Alegre, no papel de Rinuccio na ópera Gianni Schicchi de Puccini. Em 2018, integrou o Coro Estável do Teatro Colón (ARG). De 2016 a 2018, fez parte da Companhia de Ópera Independente Juventus Lírica, onde interpretou papéis de destaque sob a direção de renomados maestros como Hernán Sánchez Arteaga, Antonio María Russo e Hernán Schvartzman. Matías Herrera foi admitido e contemplado com uma bolsa para participar da prestigiada Bologna International Opera Academy (BIOA), que acontecerá no mês de julho de 2025, na Itália.

 

Evandro Matté – maestro

 

Evandro Matté é regente e diretor da Orquestra Theatro São Pedro (OTSP), do Festival Internacional SESC de Música e dos Concertos Comunitários Zaffari. Graduado em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), fez especializações na University of Georgia (EUA) e no Conservatoire de Bordeaux (FRA). Desde 2005, vem atuando como maestro frente à orquestras no Brasil, Áustria, Argentina, Uruguai, República Tcheca, Croácia, Itália, China, Alemanha, México, Espanha, Polônia, Portugal e EUA. Foi docente na Universidade de Passo Fundo (UPF) e na graduação na Unisinos, onde foi coordenador do curso de Especialização em Gestão Cultural. É pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Por sua contribuição cultural ao desenvolvimento das artes francesas no Brasil, em 2019 foi condecorado pelo Ministère de la Culture da França com a insígnia de Chevalier de l´Ordre des Arts et des Lettres.

 

ORQUESTRA THEATRO SÃO PEDRO / POA

 

Comemorando 40 anos de atividades em 2025, a OTSP segue com o compromisso de honrar tudo o que representa o Theatro São Pedro. Nessas quatro décadas de atuação, ampliou seu repertório e formação, e consolidou-se como um dos principais grupos brasileiros em atividade continuada. Tem contribuído de maneira peculiar para a cultura, unindo o repertório da música de concerto com música popular brasileira e diversos outros ritmos. Entre os destaques da atuação estão três turnês internacionais – Costa Rica (1992), Estados Unidos (1993) e Alemanha (1995). Além dos concertos oficiais, que este acontecem no recém inaugurado Teatro Simões Lopes Neto/ Multipalco Eva Sopher, a OTSP tem as séries Concertos Didáticos Banrisul e Concertos Comunitários Zaffari, sob direção artística do maestro Evandro Matté. A instituição atua ainda com o projeto social Orquestra Jovem Theatro São Pedro.

 

SERVIÇO

 

Ministério da Cultura e Grupo Zaffari apresentam: Concertos Comunitários Dia Das Mães

 

Data: 11 de maio

 

Horário: 18h

 

Local: Teatro do Bourbon Country

 

Classificação: Livre