O prazo de inscrição na Miniarte deste ano foi prorrogado para 22 de setembro, conforme anúncio da coordenadora geral do projeto internacional, a artista visual gaúcha Clara Pechansky.

 

As inscrições são realizadas em https://www.miniartex.org, onde estão disponíveis todas as informações sobre o regulamento. A próxima edição da Miniarte – a 52ª – tem “Surreal” como tema.

 

A mostra de 2025 da Miniarte será aberta em 8 de novembro na Gravura Galeria de Arte , em Porto Alegre, onde permanecerá até o dia 30 do mesmo mês.

 

Desde sua criação, a Miniarte já foi montada em 20 países de diferentes continentes, com a participação de mais de 3 mil artistas. No ano passado, a mostra reuniu 156 artistas de 10 países, sob o tema Paz.

 

Desde 2012 o designer gráfico Ronald Souza concebe anualmente as logomarcas da Miniarte. Desta vez, assim que soube da temática, o profissional foi buscar inspiração no mestre espanhol do Surrealismo Salvador Dalí (1904/1989).

 

“Uma análise das letras do nome me mostrou que eu poderia transformar cada uma em um objeto”, conta o designer, graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

Assim o “S” é representado por uma serpenteante baleia azul, com cabeças nas extremidades; o “U” por uma xícara com um coelhinho dentro; os dois “R”, por arbustos; o “E” aparece derretendo-se, com um pôr-do-sol dentro dele; “A” é felpudo como um bichinho; e, por fim, o “L” reproduz uma coluna grega. “Acho que nem Dali teria pensado nisso tudo”, brinca Ronald.