Com atuação em todo território brasileiro e mais de 1.300 geradores atendidos, a startup Minha Coleta acaba de conquistar um novo marco em sua trajetória: o início da operação no resort Cana Brava All Inclusive Resort, localizado em Ilhéus (BA). A parceria representa a expansão da plataforma para o setor hoteleiro e reforça o papel estratégico da gestão de resíduos nas políticas ESG do turismo nacional.

 

A startup fluminense oferece uma solução completa para o controle, separação, rastreamento e destinação correta de resíduos recicláveis e não recicláveis, integrando tecnologia, impacto ambiental e inclusão social. No resort baiano, a Minha Coleta implementou um sistema que permite desde o monitoramento em tempo real da coleta seletiva até a emissão de documentos ambientais e relatórios que atendem às exigências legais e de governança.

 

Segundo Eduardo Nascimento, CEO da Minha Coleta, a chegada ao setor de hotelaria é um movimento alinhado com o avanço do turismo sustentável no Brasil. Para ele, o país vive um momento importante de investimento em infraestrutura turística e quer se consolidar como referência internacional no setor. “O Brasil está investindo muito no setor hoteleiro, principalmente na construção de novos resorts. Ser o país do turismo sustentável é uma das marcas que queremos consolidar, e essa operação é um marco inicial para que mais hotéis sigam esse caminho”, afirma Eduardo Nascimento, CEO da Minha Coleta. “Nossa proposta é conectar eficiência, inclusão produtiva e impacto ambiental de forma integrada.”

 

Com mais de 219 mil toneladas de resíduos processadas apenas em 2024, a startup desviou 63% desse volume de aterros sanitários por todo o país. Entre os resultados estão a economia de mais de 453 mil litros de petróleo, preservação de 27 mil árvores e economia significativa de energia elétrica e água. Todo o processo é registrado em sistema próprio integrado aos sistemas dos governos federal e estaduais, garantindo total rastreabilidade e a possibilidade de comercialização de créditos de logística reversa pelas empresas parceiras.

 

No Cana Brava, a startup passa a atuar como braço operacional e estratégico da gestão de resíduos do resort. Eduardo destaca que a tecnologia aplicada permite ao empreendimento monitorar, em tempo real, a geração de resíduos em cada uma de suas áreas. “Isso possibilita entender como cada setor está contribuindo para a meta sustentável”, explica. Além do monitoramento técnico, a iniciativa também busca conectar atores locais, ampliando os resultados para além do impacto ambiental. “Nosso modelo gera benefícios sociais e econômicos. Isso contribui para ações mais lucrativas tanto para o resort quanto para a comunidade do entorno”, completa o CEO.

 

A parceria com o resort consolida a presença da Minha Coleta em segmentos estratégicos e aponta para novas possibilidades de expansão da economia circular em setores de alto fluxo, como hotelaria e turismo. Eduardo revela que a startup já está em negociação com outras redes do setor, ampliando seu alcance nacional. Ele reconhece que a hotelaria lida com margens apertadas e poucos recursos destinados à gestão de resíduos, o que reforça a importância de soluções sustentáveis também do ponto de vista financeiro. “Nós conseguimos ajudar a criar um modelo sustentável também para o caixa desse segmento”, conclui.