Símbolo paulistano estará entre os principais roteiros turísticos da cidade; evento acontece de 8 a 11 de agosto, no Rio Centro

 

O Mercado Municipal Paulistano, o Mercadão, estará no 8° Salão do Turismo: Conheça o Brasil, que acontece de 8 a 11 de agosto, no Riocentro, no Rio de Janeiro. O evento, que é a maior vitrine do turismo nacional, é promovido pelo Ministério do Turismo e acontecerá em um espaço de 40 mil m². O tema desse ano é “Experiências do Brasil: o turismo responsável e inclusivo impulsionando o desenvolvimento sustentável” e espera receber mais de 100 mil pessoas.

 

O Mercadão, a convite da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, irá como um dos principais roteiros turísticos da cidade de São Paulo, no estande do Governo do Estado. Nos quatro dias de evento, haverá degustação de sanduíche de mortadela e sorteios do livro comemorativo de 90 anos do Mercadão. “O Mercadão é muito mais do que um mercado: é um ponto de encontro, um patrimônio cultural e um dos principais destinos turísticos de São Paulo. É uma honra mostrar ao Brasil e a todos os participantes, nacionais e internacionais, toda a riqueza e tradição do nosso Mercado”, afirma Aldo Bonametti, presidente CEO da Mercado SP, concessionária que administra o Mercadão e o Mercado Kinjo Yamato.

 

A visitação é gratuita, mas é necessário se inscrever antecipadamente no site oficial do evento.

 

O 8º Salão do Turismo: Conheça o Brasil é realizado pelo Ministério do Turismo e outros órgãos do governo federal, em parceria com o Sistema Fecomércio do Rio de Janeiro, Sebrae, Sesc, Senac, a Secretaria de Turismo do Estado e a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro.

 

Serviço:

8° Salão do Turismo: Conheça o Brasil

Data: De 8 a 11 de agosto

Horário: De 8 a 10, das 8h às 20h; Dia 11, das 10h às 17h

Local: Riocentro – Av. Salvador Allende, 6555 – Barra Olímpica, Rio de Janeiro.

Inscrições: https://www.gov.br/turismo/pt-br/salaodoturismo

 

Sobre a Mercado SP SPE S.A

 

Desde 2021, a Mercado SP SPE S.A – Mercado SP é a concessionária responsável pela administração do Mercado Municipal Paulistano (Mercadão) e do Mercado Kinjo Yamato pelo prazo de 25 anos. A concessão envolve a operação, manutenção, reforma, restauro e exploração de ambos os mercados, com a missão de revitalizar os espaços, os mais importantes pontos turísticos da cidade de São Paulo, oferecendo uma experiência única em gastronomia, cultura e história, a partir de uma gestão eficiente, transparente, inovadora e ética, com resultados sustentáveis.

 

Sobre o Mercado Municipal Paulistano (Mercadão)

 

Inaugurado em 25 de janeiro de 1933, dia e mês do aniversário da cidade de São Paulo, o Mercado Municipal Paulistano foi projetado pelo arquiteto Felisberto Ranzini, do escritório de arquitetura de Ramos de Azevedo e se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade e um entreposto comercial importante para o centro histórico expandido da capital paulista, que atrai visitantes do Brasil e do mundo. Em 2004, o prédio foi tombado pelo patrimônio histórico. Desde 2021 sob concessão da Mercado SP SPE, o objetivo é tornar o Mercadão a maior experiência gastronômica do mundo.

 

Sobre o Mercado Municipal Kinjo Yamato

 

Inaugurado em 1936, quando ainda era chamado de Mercado Municipal da Cantareira, passou a se chamar Kinjo Yamato em homenagem a um dos pioneiros da imigração japonesa no Brasil, na celebração dos 80 anos da chegada dos nipônicos ao país, em 1988. Desde setembro de 2021 sob concessão da Mercado SP SPE, o objetivo é reapresentar o Kinjo Yamato, o hortifruti mais charmoso da cidade. Localizado no centro histórico expandido de São Paulo, o Kinjo Yamato é um dos primeiros mercados públicos da cidade, concebido como um espaço especializado em hortifruti, inicialmente a céu aberto. Ainda nos anos 1930, recebeu, como doação, uma cobertura metálica vinda da Escócia que seria utilizada em uma estação de trem do Anhangabaú. A cobertura foi tombada pelo patrimônio histórico.