
Neste domingo, 7 de setembro, às 17h, o Porto Alegre Consort apresenta o concerto Membra Jesu Nostri, de Dietrich Buxtehude, na Igreja Evangélica Luterana Cristo, em Porto Alegre. A entrada é franca.
Composta em 1680, esta obra sacra é formada por sete cantatas dedicadas às diferentes partes do corpo de Cristo crucificado, seguindo a tradição devocional medieval conhecida como “meditações sobre os membros de Cristo”. Considerada a obra vocal mais importante de Buxtehude, Membra Jesu Nostri alia a sobriedade luterana à expressividade do estilo concertato italiano, criando uma experiência espiritual que progride dos pés (símbolo da humildade) (cantata I) até o rosto (visão beatífica) (cantata VII).
O Porto Alegre Consort, grupo vocal e instrumental dedicado à música antiga, tem se destacado pela interpretação de obras de Bach, Handel e Vivaldi. A obra de Buxtehude, antecipa a estética que inspiraria Bach. Para esta apresentação, o grupo contará com cinco instrumentistas e cinco solistas: as sopranos Andiara Mumbach e Márcia Trein, a contralto Verônica Burger, o tenor Lucas Alves e o baixo Eduardo Linn, além de um coro com 24 vozes. A direção artística e regência são de Diego Schuck Biasibetti, com preparação vocal de Gisa Volkmann e Andiara Mumbach.
Como de costume, o Porto Alegre Consort utilizará instrumentos de época, buscando maior fidelidade à sonoridade barroca.
Para seu conforto, recomendamos chegar com pelo menos meia hora de antecedência.
Siga-nos nas redes sociais e saiba mais sobre nossos projetos:
Instagram: @poaconsort
SERVIÇO:
Porto Alegre Consort
Membra Jesu Nostri – Dietrich Buxtehude
📅 07.09.2025 – domingo
🕕 17 horas
📍IGREJA EVANGÉLICA LUTERANA CRISTO
Av. Pres. Franklin Roosevelt, 730 | São Geraldo | Porto Alegre – RS
Realização: Porto Alegre Consort
Produção executiva e comunicação: Atmosfera Produtora | Ester Chaves
Informações e contato: (51) 9 9999 4595 | (54) 9 9998 7307
SAIBA MAIS:
Porto Alegre Consort:
Grupo vocal e instrumental que se dedica principalmente a interpretação da Música Antiga de compositores do século XVII e XVIII como Bach, Handel e Vivaldi.
Surgiu em 2017, mas sua história começou bem antes, em 1996, com o Coral Porto Alegre que após juntar-se a um grupo de instrumentistas passou a se chamar Porto Alegre Consort.
Programas expressivos fazem parte da trajetória do grupo como a realização dos projetos Bach Natürlich, com obras de Johann Sebastian Bach; especial de Páscoa com a apresentação da Paixão Segundo São João também de Bach; projeto Alte Musik com a interpretação da grandiosa obra O Messias de Handel, projeto Viva Vivaldi e mais recentemente a interpretação da Missa em Si menor de Bach, no concerto oficial da Ospa lotando a plateia da Casa da Ospa.
Regência:
Diego Schuck Biasibetti é violoncelista, gambista e regente.
Formado pela Hochschule für Künste (Escola Superior de Artes, Bremen – Alemanha) em Violoncelo Barroco com a profª Viola de Hoog e em Viola da Gamba com a Profª Hille Perl. Graduado em Regência Coral pela UFRGS com o Prof. Dr. Joceley Bohrer.
Foi violoncelista, solista na Orquestra Unisinos-Anchieta e na Orquestra Sinfônica da UCS. Gravou quatro Cds como violoncelista na orquestra do 18º, 19º, 20º e 21º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, sob direção de Luis Otávio dos Santos. Atualmente é violoncelo solista na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, regente do Porto Alegre Consort, do Coral Porto Alegre e do Coro Sinfônico da Ospa.