Desenhista brasileiro recebe reconhecimento por seu trabalho em prol da alfabetização e do estímulo de crianças à leitura

Em cerimônia realizada no dia 21 de outubro, no Theatro São Pedro, em São Paulo, o desenhista Mauricio de Sousa foi homenageado pela Cátedra UNESCO de Leitura PUC Rio em reconhecimento ao seu trabalho nestes mais de 60 anos de vida profissional como autor de quadrinhos que, por gerações, vem estimulando a leitura e a alfabetização de milhões de crianças.

 

No evento, apresentado por Zezé Motta, a professora doutora em Comunicação e pesquisadora internacional na área dos quadrinhos, Sonia Bibe Luyten, falou da importância da linguagem dos quadrinhos na sala de aula como ferramenta de ensino de grande poder para o aprendizado em qualquer disciplina na escola. O escritor e presidente da Academia Paulista de Letras, José Renato Nalini, reforçou em sua fala a importância de Mauricio de Sousa, que compõe a academia desde 2011, ser o primeiro desenhista a ser convidado para integrar uma Academia de Letras e colocar os quadrinhos em local nobre na literatura.

 

Por fim, a representante da Cátedra UNESCO de Leitura PUC Rio, Gilda Maria de Almeida Rocha Borges de Carvalho, entregou a placa da homenagem e falou sobre o processo de formação do leitor e sobre como as histórias em quadrinhos estão presentes na composição de acervos de projetos de leitura. A UNESCO iniciou parceria com o Instituto Mauricio de Sousa para campanhas de estímulo à leitura. A primeira veio a público no último dia 8 de setembro, no Dia Mundial da Alfabetização, com uma história em quadrinhos da Turma da Mônica ressaltando a alfabetização como forma de inclusão e direito de todos.

 

Emocionado, Mauricio de Sousa falou de sua infância, quando teve seu interesse pela leitura despertado devido aos quadrinhos que seus pais levavam para casa, tendo se alfabetizado aos cinco anos de idade, e que hoje sua “medalha no peito” é saber que milhares de crianças também fazem o mesmo caminho por meio de suas revistas nestes 63 anos de carreira.

O reconhecimento se torna mais importante para a linguagem dos quadrinhos e seus milhões de leitores que, ao começarem a ter gosto pela leitura, logo se encantam pelos livros e mantêm essa corrente de conhecimento em evolução entre as várias gerações de leitores.

Na cerimônia, a Orquestra Municipal de Santa Isabel, cidade natal do desenhista, no interior de São Paulo, apresentou versões instrumentais dos temas dos principais personagens do autor, alguns dos quais se juntaram ao homenageado no palco durante o evento.

 

Sobre Mauricio de Sousa

 

Mauricio Araújo de Sousa, o mais famoso e premiado autor brasileiro de histórias em quadrinhos, nasceu em Santa Isabel, no estado de São Paulo, no dia 27 de outubro de 1935. Viveu parte de sua infância em Mogi das Cruzes, desenhando nos cadernos escolares. Aos 19 anos mudou-se para São Paulo e, durante cinco anos, trabalhou no jornal Folha da Manhã (atual Folha de S.Paulo) escrevendo reportagens policiais.

 

Em 1959, criou seu primeiro personagem – o cãozinho Bidu, na Folha da Tarde. A partir de uma série de tiras em quadrinhos com Bidu e Franjinha, publicadas na Folha da Manhã, Mauricio de Sousa iniciou sua carreira. Nos anos seguintes, criou mais tiras, outros tabloides e diversos personagens — Cebolinha, Piteco, Chico Bento, Penadinho, Horácio, Astronauta etc. Sua personagem mais famosa, a Mônica, apareceu pela primeira vez em 1963, numa tira de jornal do Cebolinha. Até que, em 1970, lançou a revista Mônica, com tiragem de 200 mil exemplares, pela Editora Abril.

 

Entre quadrinhos e tiras de jornais, suas criações chegaram a cerca de 30 países. Suas revistas figuram há mais de cinco décadas entre as mais vendidas do Brasil. Em toda sua carreira, Mauricio ultrapassou o extraordinário número de 1 bilhão de exemplares vendidos. Não à toa, é considerado o maior formador de leitores do Brasil.

Aos quadrinhos, juntam-se centenas de livros ilustrados, revistas de atividades, álbuns de figurinhas, espetáculos teatrais, desenhos animados e longas-metragens produzidos pela Mauricio de Sousa Produções.

Em 2008, o incansável e prolífico artista revolucionou novamente o mercado com o lançamento da Turma da Mônica Jovem, uma revista mensal em estilo mangá com os personagens adolescentes e vivendo aventuras diferenciadas.

Desde 2011, Mauricio de Sousa ocupa a cadeira número 24 da Academia Paulista de Letras.

Sobre UNESCO

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) tem como principal objetivo construir a cultura de paz na mente dos homens e das mulheres. Ancorada em suas áreas de mandato (Educação, Ciências Naturais, Ciências Humanas e Sociais, Cultura e Comunicação e Informação), a UNESCO possui o firme propósito de promover uma educação de qualidade, equitativa e inclusiva, erradicar a pobreza, reduzir as desigualdades sociais, proteger o patrimônio, fomentar a criatividade, respeitar a diversidade cultural, promover o avanço das ciências a serviço de um futuro sustentável, preservar a biodiversidade terrestre e marinha do nosso planeta, favorecer a liberdade de expressão e construir sociedades do conhecimento.

Site: https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia

Sobre a Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio

Instalada desde 2006, a Cátedra UNESCO PUC-Rio faz parte do programa UNITWIN da UNESCO e dedica-se a pesquisa e formação de leitores e mediadores de leitura, em uma perspectiva de promoção de cidadania e inclusão social. Atua com um conceito de leitura interdisciplinar, que integra múltiplas linguagens e áreas do conhecimento humano.

 

Site: www.catedra.puc-rio.br

Sobre Academia Paulista de Letras

 

A Academia Paulista de Letras, associação de direito privado sem fins econômicos e com prazo de duração indeterminado, fundada em 27 de novembro de 1909, com sede na Cidade de São Paulo, Capital do Estado, tem por fim precípuo a cultura do vernáculo e da literatura, regendo-se por Estatuto. Presidente atual – José Renato Nalini.

 

Sobre O Instituto Mauricio de Sousa

Fundado em 1997, o IMS realiza projetos, campanhas e ações sociais focados na construção de conteúdos que, por meio de uma linguagem clara e lúdica, estimulam o desenvolvimento humano, a inclusão social, o incentivo à leitura, o respeito entre as diferenças, a formação de cidadãos conscientes e conhecedores de seus deveres e direitos.