
No dia 30 de janeiro (sexta-feira), o palco do Espaço 373 recebe o saxofonista, flautista e compositor Márcio Tubino e grupo com seu novo álbum “Quanticity”. Neste trabalho predominam o som do jazz e da improvisação, apresentados numa composição melodiosa característica de Tubino.
O título “Quantity” vem da física quântica e descreve a entidade quântica, o incontável, o que nunca se repete. Uma definição aplicável ao jazz. A obra foi composta durante a pandemia, e as composições foram concebidas de acordo com o sentimento de cada dia. Por vezes melancólica e meditativa, por vezes despreocupada, por vezes jazz, por vezes bebop, por vezes balada, por vezes fusion. As canções foram ensaiadas e gravadas na mesma ordem em que as ideias foram concebidas.
Radicado em Munique desde 1995, Márcio Tubino reúne um seleto time de jazzistas da cena alemã para criar um som autêntico, acústico e repleto de personalidade. Suas composições combinam melodia e virtuosismo, refinamento e espontaneidade, resultando em um jazz que é, ao mesmo tempo, emocional e sofisticado.
O show contará com as participações dos músicos alemães Julian Hesse (trompete) e Christoph Holzhauser (bateria) e dos gaúchos que seguiram carreira internacional: o baixista Dudu Penz e do pianista Rafael Vernet.
Nascido em Porto Alegre, Dudu destacou-se no cenário musical do sul do Brasil, atuando em diversas formações. Em 1986, mudou-se para a Suíça, apresentando-se em importantes festivais, clubes de jazz e teatros ao redor do mundo, como: Montreux Jazz Festival, North Sea Jazz Festival, Umbria Jazz, Ronnie Scott’s (Londres), Queen Elizabeth Hall (Londres), New Morning (Paris) e Istanbul Jazz Festival. Trabalhou com grandes nomes da música brasileira, latina e internacional, incluindo Raul de Souza, Leny Andrade, Celia Cruz, Cheo Feliciano, Toquinho, Tony Martinez Cuban Power, featuring Gonzalo Rubalcaba, Giovanni Hidalgo, Jimmy Bosch, David Valentin, José Alberto “El Canário”, Michael Mossman, Sambop featuring Randy Brecker, além de diversos grupos de jazz, salsa e música brasileira. Como educador, ministra workshops de música brasileira em escolas e conservatórios na Europa, como ZHDK Zürich, Jazz Schule Luzern, Conservatoire de Fribourg, Würzburg Hochshule für Musik, EJMA e HEMU Lausanne, entre outros.
Rafael Vernet saiu de Bagé, sua cidade natal, para participar de inúmeros shows, turnês e gravações ao lado de cantores e instrumentistas como Hermeto Pascoal, Toninho Horta, Paulinho da Viola, Ed Motta, Dori Caymmi, Gilberto Gil, Joyce Moreno, Mônica Salmaso, Lô Borges, Flavio Venturini, Eugenia Melo e Castro, Paula Santoro, Chico Pinheiro, Jean-Paul “Bluey” Maunick, Scott Feiner, Josee Koning e Fleurine. Com alguns deles, fez turnês ao redor do mundo, tocando em importantes clubes e festivais de jazz de vários países, tais como Montreux (Suíça), North Sea (Holanda), Vitória (Espanha), JVC (França), clubes de jazz nos EUA e no circuito Blue Note do Japão.
Já o porto-alegrense Márcio Tubino consolidou-se como um nome importante da cena do jazz alemão. Trabalhou com artistas internacionais como Egberto Gismonti, Joe Zawinul, Dusko Goykovich, Roberto Di Gioia, entre muitos outros. Lançou oito álbuns autorais, sendo o mais recente “Quanticity” (2024), que apresenta o ARTet em sua formação atual.
SERVIÇO
MÁRCIO TUBINO – Lançamento Quanticity
Quando: 30 de janeiro | Sexta-feira | 21h
Onde: Espaço 373 (Rua Comendador Coruja,373 – Floresta | Porto Alegre – RS)
Ingressos: R$30 e R$100 | Gratuito para membros do Clube 373
Ingressos antecipados: https://tri.rs/event/65/marcio-tubino-lancamento-quanticity-225abe
Informações e reservas: (51) 99999-2315