
Marca mostra como o ingrediente influencia a textura das massas e aprimora o resultado no preparo dos pães
No Dia Mundial do Pão, celebrado em 16 de outubro, Maizena, marca centenária da Unilever Alimentos, convida todos os apaixonados por pão a colocarem a mão na massa e descobrirem um hack que faz diferença no preparo: usar Maizena para deixar as massas mais leves e fofinhas. Presente nas cozinhas brasileiras e cada vez mais conectada aos novos jeitos de cozinhar, a clássica caixinha amarela é um ingrediente prático, versátil e que pode transformar as receitas do dia a dia, realçando texturas de receitas doces e salgadas, inclusive nas versões de pão.
E para explicar de forma prática como Maizena pode transformar a textura e o resultado final das receitas, a chef Natália Santos, gerente de gastronomia da Unilever Alimentos, explica como o ingrediente influencia a estrutura da massa e aprimora o resultado dos pães.
Reduz a formação de glúten
Ao substituir parte da farinha de trigo por Maizena, a formação de glúten diminui — o que resulta em uma massa mais leve e com miolo macio. “O glúten é essencial para dar estrutura ao pão, mas em excesso pode deixá-lo pesado. O amido de milho Maizena equilibra essa estrutura e ajuda o pão a crescer de forma uniforme, sem perder a leveza”, explica a chef Natália Santos.
Retarda o ressecamento da massa
Enquanto o pão está assando, a Maizena atua como uma barreira natural contra a perda de umidade, garantindo pães que permanecem com textura agradável mesmo no dia seguinte. “O amido absorve e redistribui a umidade dentro da massa, evitando que o miolo resseque. Por isso, o pão preparado com a combinação de farinha de trigo e Maizena continua macio por mais tempo, mesmo depois de esfriar”, ensina a chef.
Melhora o volume da massa
O uso de Maizena ajuda a distribuir melhor a umidade e o ar durante a fermentação, o que torna os pães mais altos, aerados e com melhor rendimento. É um resultado que dá pra sentir na textura e ver na assadeira.
Permite preparar versões sem glúten
Além de aprimorar receitas tradicionais, Maizena também é ideal para quem tem restrições alimentares ou busca reduzir o consumo de glúten. Por ser naturalmente sem glúten, pode ser usada como base de pães e massas, garantindo leveza e maciez.
Depois de entender como Maizena atua na massa e transforma o resultado dos pães, é hora de colocar o hack culinário em prática. Para mostrar como aplicar essas dicas no dia a dia, a chef Natália Santos preparou duas receitas de pães caseiros perfeitas para acompanhar o café da manhã ou da tarde. Afinal, para pães de sucesso, não têm segredo, têm Maizena.
Pão sem glúten
Receita Pão sem glúten – Créditos divulgação Maizena
Tempo de preparo: 5 minutos (+ 15 minutos de forno)
Rendimento: 1 pão
Ingredientes
1 e meia xícara (chá) de amido de milho MAIZENA®
1 caixa de creme de leite (200 g)
3 colheres (sopa) de açúcar
1 pitada de sal
2 ovos
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
Óleo para untar
Modo de preparo:
Em uma tigela, misture o amido de milho MAIZENA®, o creme de leite, o açúcar, o sal e os ovos até obter uma massa homogênea.
Acrescente o fermento em pó e misture delicadamente.
Unte uma fôrma de bolo inglês média (13 x 30 cm) com óleo.
Despeje a massa na fôrma e leve ao forno preaquecido em temperatura média (200 °C) por 15 minutos ou até que, ao espetar um palito, ele saia limpo.
Pão Caseiro Fofinho
Tempo de preparo: 60 minutos (+ 35 minutos de forno)
Rendimento: 1 pão
Ingredientes
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de amido de milho MAIZENA®
2 colheres (chá) de açúcar
1 sachê de fermento biológico seco instantâneo (10g)
1 colher (sopa) de sementes de papoula
2 ovos
1 xícara (chá) de leite morno
5 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (chá) de sal
100 gramas de castanhas-do-pará picadas (opcional)
Modo de preparo:
Unte uma fôrma grande para bolo inglês (28 x 11 cm) e reserve.
Em uma tigela média peneire juntos a farinha, o amido de milho MAIZENA® e o açúcar. Junte o fermento biológico seco instantâneo e reserve.
Em uma tigela grande junte a semente de papoula, os ovos, o leite, o óleo, o sal e misture até ficar homogêneo.
Adicione, aos poucos, a mistura de ingredientes peneirados reservados, a castanha-do-pará e amasse até soltar das mãos.
Enfarinhe uma superfície seca, coloque a massa e sove até ficar lisa.
Coloque na fôrma reservada, cubra e deixe crescer por 45 minutos, ou até dobrar de volume.
Pré-aqueça o forno em temperatura média (180°C).
Leve ao forno por 35 minutos, ou até dourar a superfície.
Desenforme ainda morno e deixe esfriar. Sirva em seguida
Se preferir pães menores, divida a massa e asse em duas fôrmas para bolo inglês pequenas (20 x 10 cm).
Sobre Maizena
Há mais de 150 anos no Brasil, Maizena® é sinônimo de categoria, tradição e versatilidade na cozinha brasileira. O amido de milho da Unilever Alimentos realça texturas das receitas doces e salgadas, garantindo mais crocância, cremosidade ou fofura, além de não conter glúten e não alterar o sabor. De geração em geração, a clássica caixinha amarela é a aliada de quem ama cozinhar, seja no preparo de mingaus ou molhos cremosos, batatas fritas ou empanamentos crocantes e bolos fofinhos, entre muitas outras delícias. Mais do que um ingrediente, Maizena® é responsável por transformar a textura de um prato em uma receita ainda mais especial. Porque receitas de sucesso não têm segredo, têm Maizena®.
Site: https://www.maizena.com.br/home
Instagram: @maizenabrasil
TikTok: @maizenabrasil
Youtube: @maizenabrasil
Facebook: Maizena Brasil