
Vitarella destaca a versatilidade da massa e sugere receita com um corte diferenciado.
Na rotina de tantas famílias brasileiras, o macarrão deixou de ser apenas uma alternativa para ganhar protagonismo. Segundo levantamento recente, o consumo do alimento cresceu cerca de 14 vezes entre 2023 e 2025, ultrapassando o arroz e feijão, que aumentaram, aproximadamente, oito vezes no mesmo período. A mudança reflete um novo comportamento alimentar, que valoriza praticidade, sabor e preço acessível.
De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), o macarrão está presente em 98,8% das casas do país e é consumido de muitas formas: com o tradicional molho à bolonhesa, molho branco ou até com arroz e feijão, no prato feito de cada dia.
Embora muita gente associe o macarrão à Itália, sua origem é atribuída à China, onde registros históricos apontam que versões da massa já eram consumidas há milhares de anos. No Brasil, o alimento se popularizou com a chegada dos imigrantes italianos, no final do século XIX, que trouxeram esse costume para o dia a dia dos brasileiros. Desde então, a massa foi se adaptando ao nosso paladar, à nossa criatividade na cozinha e ao “jeitinho brasileiro” de misturar sabores e ingredientes.
Para Vitarella, marca pernambucana referência em massas e número 1 em biscoitos no Brasil, esse cenário reforça algo que o consumidor já sabe: o macarrão é símbolo de afeto, praticidade e bons momentos à mesa. Pensando nisso, a marca sugere a Macarronada de Ninho com Queijo gratinado, receita que destaca o sabor e a versatilidade da massa, perfeita para servir em diferentes momentos do dia.
Confira o modo de preparo abaixo:
Ninho com Queijo Gratinado:
Ingredientes:
1 pacote macarrão Ninho Vitarella
400g Queijo Muçarela
400g Presunto
300g Parmesão ralado
400g Molho de tomate
2 litros Leite
100g de farinha de trigo
100g de manteiga
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Preparo:
Por 3 minunos, cozinhe a massa de uma por uma em água e sal.
Reserve.
Para o molho branco:
Coloque em uma panela: a manteiga e o trigo em fogo baixo, mexendo sempre. Até deixar uma camada leve dourada/ ficar com uma consistência arenosa.
Acrescentar o leite e mexa sempre para não empelotar.
Adicionar 200g de queijo parmesão. Temperar com sal e pimenta do reino a gosto.
Para montagem:
Em uma travessa disponha o molho branco no fundo.
Envolva os Ninhos previamente cozidos com queijo muçarela. E colocar sobre o molho branco na travessa.
Recheie os Ninhos com molho de tomate, presunto em tirinhas um pouco mais de molho branco e queijo parmesão ralado.
Cubra com papel alumínio e leve para o forno.
Agora é só servir.
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Sobre a Vitarella
A Vitarella, marca de destaque no segmento de massas e a nº1 em biscoitos no Brasil* de acordo com a Nielsen, foi fundada em 1993, em Jaboatão dos Guararapes. Inicialmente focada na produção de massas alimentícias, expandiu seu portfólio e hoje possui mais de 150 produtos cadastrados e as marcas Treloso e Nikito.Com produtos que unem sabor e qualidade, Vitarella é uma das marcas mais lembradas em pesquisas que destacam a opinião dos consumidores.
*FONTE: NIELSEN, BOLACHAS/BISCOITOS – TOTAL CATEGORIA – T. BRASIL INA+C&C – ANO 2024 (JAN’24 ATÉ DEZ’24).
Sobre a M. Dias Branco
Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 22 indústrias, sendo 13 Fábricas de Massas, Biscoitos e outros alimentos; 07 Moinhos de Trigo e 02 Fábricas de Cremes e Gorduras Vegetais, além de 25 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.
Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. Em novembro de 2021, realizou a aquisição da marca FIT FOOD, primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthy food, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e chips. Com a aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, a Companhia ampliou a sua participação no mercado de alimentos saudáveis, com produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro do mesmo ano, anunciou sua primeira aquisição internacional, a LasAcacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos.
A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester, Isabela no Brasil e LasAcacias no Uruguai, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos.