A capital da Colômbia, Bogotá nos reserva diversos atrativos históricos, gastronômicos e culturais. Quem pretende visitar essa magnífica cidade não pode deixar de se hospedar no hotel W Bogotá: o mais premium e icônico da cidade. Ambientes luxuosos, arquitetura moderna e um design pra lá de especial são a marca do W Hotel. O empreendimento está localizado no bairro de Usaquén, importante local histórico indígena, que por muito tempo foi um município independente. O diferencial dessa região norte de Bogotá fica por conta dos emblemáticos edifícios comerciais que abrigam escritórios de multinacionais , consulados, embaixadas e atrações com bons comércio e serviços. Aos sábados e domingos, acontece a famosa feira de pulgas, onde mais de 400 pequenas lojas comercializam de artigos de couro, madeira, prata e ouro, a artesanatos coloridos e delícias da culinária colombiana.

 

Usaquém é antigo povoamento dos índios Chibchas

 

Originalmente, Usaquén foi uma antiga vila dos índios chibchas – povo nativo que habitava a região de Bogotá antes da chegada dos colonizadores europeus –, que foi reconhecida como povoado indígena pelos conquistadores espanhóis em 1539. Durante o período colonial, as estradas que levavam a Usaquén eram muito ruins, o que manteve por muito tempo a região isolada do resto do país. Para completar, a baixa qualidade dos seus produtos agrícolas e a extensão de suas zonas alagadas fez com que o espaço fosse abandonado por ordem de um decreto real espanhol de 1777.

 

No início do século 19, menos de cem casas permaneciam habitadas na área. Aos poucos, elas foram se reorganizando em grandes fazendas, e cada uma delas deu origem a um bairro após a formação da cidade de Usaquén, em 1852.

 

Apenas oito anos depois, o município foi palco de uma das principais batalhas da guerra civil iniciada pelo levante dos liberais comandados por Tomás Cipriano de Mosquera contra o governo conservador de Mariano Ospina Rodríguez. Mosquera saiu vitorioso do confronto e tomou o poder do país.

 

No entanto, a cidade só começaria a crescer de fato com a construção da estrada que a liga a Bogotá, em 1905. Com o desenvolvimento, Usaquén acabou sendo incorporada à capital em 1954, e hoje suas ruas e fachadas representam um dos mais ricos patrimônios coloniais da Colômbia.

 

Para completar esta rica história, em 1991 nasceu o mercado de pulgas do bairro, que todos os domingos atrai milhares de visitantes à região oferecendo artesanato, antiguidades, gastronomia e atrações culturais. Usaquén ainda reúne ótimos restaurantes de todos os estilos, desde comida típica colombiana até cevicherias, pizzarias e restaurantes mexicanos e japoneses, entre outros.

 

Usaquén ainda conserva o ar de cidade pequena e tranquila que tinha antes de ser absorvido como um bairro de Bogotá em 1954. No lado leste da praça principal se destaca a igreja de Santa Bárbara de Usaquén, que remonta a meados do século XVII. Nas proximidades é possível caminhar por ruas estreitas, comprar artesanato e visitar restaurantes elegantes e de comida típica, do mesmo modo que os bares e outros lugares.

 

W Bogota desvenda o El Dorado com inúmeras experiências ao visitante

 

O Caribe e o restante da América Latina são locais de lendas em torno dos povos indígenas e suas tradições, uma delas é conhecida como a lenda de El Dorado; uma suposta cidade onde tudo era feito de ouro ou coberto com riquíssimo e cobiçado material. Esta lenda nunca foi confirmada e permaneceu como “delírios dos conquistadores”, embora as histórias ainda sejam contadas.

 

Talvez a cidade de El Dorado nunca tenha existido, mas o que sabemos é que o W Hotel Bogotá fez dessa história uma narrativa arquitetônica e de experiências marcantes para quem o visita. Cada andar, cada apartamento, cada cantinho deste exclusivo hotel colombiano faz você se sentir parte da lenda. Todos os espaços do empreendimento são profundamente iluminados pela beleza do brilho dourado nos detalhes que definem o cenário.

 

W Bogotá é luxuoso sem arrogância e oferece serviço quase perfeito

 

O hotel W Bogotá dispõe de uma série de espaços pensados para proporcionar o maior conforto possível e uma verdadeira experiência na sua hospedagem. O W Lounge, por exemplo é espaço dedicado para reuniões, eventos e convenções ou simplesmente para convívio durante o dia ou à noite. No W Lounge você pode desfrutar das duas bebidas exclusivas do hotel: Sparkling Passion e Ginger pop, relaxar ouvindo boa música e ter acesso à internet de alta velocidade para trabalho ou lazer.

 

São 168 quartos amplos e luxuosos com design vibrante e repleto de elementos criativos, todos devidamente equipados com ar-condicionado, Smart TV, Wi-Fi de ótima velocidade, frigobar silencioso, kit de amenites diferenciado, serviço de quarto e várias outras comodidades que você só vai realmente encontrar num verdadeiro hotel de luxo. Desse total de apartamento, 33 são suítes e uma suite Extreme Wow, para dar um plus à sua estadia. Combinado com o serviço Whatever/When®, eles prometem dar tudo o que você deseja quando precisar. “Uma experiência de luxo para os cinco sentidos”. Vale ressaltar que a decoração, os cuidados dos funcionários, o aroma presente em cada andar, proporcionam uma experiência inesquecível em sua hospedagem.

 

O café da manhã em estilo buffet é servido diariamente das 6 e meia, as 10 e meia da manhã, contando com seis deliciosas estações, onde mais de 50 itens estão a sua disposição. O destaque fica por conta das delícias colombianas e das variadas opções de frutas. A cozinha prepara também pratos quentes com excelência, como ovos, omeletes e panquecas.

 

Para a sua refeição, o Restaurante Jairo, trabalha com um variado cardápio internacional, que sempre fusiona com as delícias naturais da cozinha colombiana.

 

Entre as outras comodidades você também encontrará num espaço totalmente dedicado ao relaxamento e beleza, piscina de hidroterapia, Away Spa, sala de tratamento para casais, manicure e pedicure, academia FIT considerada a mais bem equipada da capital colombiana, e espaços multiuso para pequenas reuniões ou eventos sociais diversos.

 

Equipe de craques comanda esse show de hotel

 

O comandante geral desse megaempreendimento hoteleiro é o português André Aparício. O executivo tem 41 anos de idade, é licenciado em Gestão Hoteleira pela Universidade do Algarve e tem o curso de Gestão de Alimentos e Bebidas e Finanças através da Holsschool The Hague nos países baixos.

 

Recentemente especializou-se em Planejamento Estratégico através da Universidade La Sabana em Bogotá. Começou a carreira em 2006 no Algarve e depois rumou a Tenerife na Espanha onde atuou no Sheraton La Caleta como Gerente de Alimentos e Bebidas. Em 2017 foi promovido a Diretor de Alimentos e Bebidas e no final de 2018 aceitou o desafio de assumir o cargo de Diretor de Operações do JW Marriott Rio de Janeiro, onde ficou até agosto de 2021. Em 2022 trabalhou na implantação e abertura do Waldorf Astoria da Riveira Maya, no México. Em 2023, aceita o convite e passa a ser o Diretor Geral do W Bogotá.

 

Dentre os seus objetivos está melhorar constantemente a distribuição ao investidor, mostrar de forma constante a importância da marca W, que cuida dos pequenos detalhes, criando momentos de surpresa que permitam criar memórias e lembranças eternas. O executivo afirma que o Filstyle é dar a conhecer a cultura da cidade de Bogotá através de eventos e iniciativas oferecendo uma experiência de 360 que passa pela gastronomia, bem-estar físico e mental, músicas inspiradoras e decoração impecável.

 

Hotel tem profissional que se dedica às necessidades dos hóspedes

 

Outra figura importante para a excelência no atendimento do W Bogotá é Carol Suárez, uma colombiana da cidade de Bogotá que se dedica ao atendimento ao cliente desde os 18 anos. Trabalhou no setor comercial e aos 23 anos se formou em Culinária e Gastronomia pela Fundação Área Andina. Ela sempre gostou de cozinhar e embarcou em um caminho em uma rede hoteleira colombiana que confiou em seu talento. Carol se especializou em adoçar paladares com confeitaria. Dois anos depois teve a oportunidade de estar na parte administrativa do hotel, onde a Hilton Hotels lhe deu um espaço para criar conexões e descobrir a paixão pela hospitalidade.

 

Como gerente de experiências, Carol gosta de entender o que acontece com as pessoas quando não conhecem um país e a curiosidade delas em descobrir sabores, frutas e gastronomia colombiana, além de poder recomendar e tocar o coração dos convidados. “Eu me concentro em fazer com que as pessoas ao meu redor se sintam bem, gerando empatia e respeito. Tenho certeza de que cada um dá o que tem no coração e tenho certeza de que se você nos visitar no W Bogotá, eu o receberei e o acompanharei durante sua visita com um sorriso”, afirma.

 

Para conferir essa interessante opção de hospedagem vale acessar www.marriott.com/en-us/hotels/bogwh-w-bogota/overview e www.instagram.com/wbogota