“Baio, o Leão e Bola, o Tatu” será apresentado dia 14 de novembro no Arco da Velha

 

A literatura caxiense celebra a obra “Baio, o leão e Bola, o tatu” na próxima sexta-feira, 14 de novembro, em uma sessão de autógrafos com as autoras Sílvia Regina T. F. Rech, Simone M. Soldatelli e o ilustrador Frank Tartarus, na Livraria Do Arco da Velha, a partir das 17h30. O livro, que foi lançado oficialmente na Feira do Livro de Caxias do Sul, é destinado ao público de 5 a 10 anos.

 

Em 2023, o Brasil se comoveu com a morte de uma capivara caxiense chamada carinhosamente de Nicanor. O animal, que morava no estabelecimento Caminho’s do Morango, era atração do local, e amado por todos os visitantes. O ocorrido segue repercutindo e gerando reflexões sobre o cuidado com animais, inspirando, inclusive, este livro infantil sobre preservação ambiental.

 

A obra nasceu baseada na história real de Nicanor. A morte do animal, provocada por caçadores em 2023, causou comoção e motivou as autoras a transformar a dor e a indignação em uma narrativa voltada às crianças, reforçando a importância do cuidado com a natureza.

 

No livro, os personagens Baio, um leão, e Bola, um tatu, vivem aventuras em uma floresta do Rio Grande do Sul ao lado de seu amigo Nicanor. A amizade entre os três é abalada quando a capivara desaparece, levando Baio e Bola a refletirem sobre o impacto dos humanos no ambiente e na vida dos animais. Assim, a história convida os pequenos leitores a pensar sobre empatia, respeito e preservação ambiental.

 

“Nosso objetivo sempre foi lançar aquela sementinha do amor e do cuidado. Trabalhamos esses valores em sala de aula durante muitos anos e sentimos que precisávamos continuar essa missão. O livro se tornou a ponte perfeita para isso”, destaca Sílvia. Simone acrescenta que a obra também representa uma forma de se manter próxima das crianças, público com o qual ambas sempre tiveram forte conexão.

 

Elisana Stumpf, antiga tutora do Nicanor, destaca que quando há afeto, tudo muda: “Eu tenho muitos animais, vários, mas o Nicanor marcou demais a minha vida e o meu negócio. Quando ele foi morto, foi uma perda muito grande, uma tristeza enorme. Aqui a gente trata os animais com muito amor, com muito carinho.”

 

Ela também agradece as autoras por terem escrito o livro e mantido o legado da capivara: “É uma homenagem muito linda. As crianças vão adorar, com certeza o livro delas vai ser um sucesso de venda. Qualquer pessoa que lembra do Nicanor para mim faz um grande agrado.”

 

O lançamento de “Baio, o Leão e Bola, o Tatu” acontece na sexta-feira, 14 de novembro, a partir das 17h30, na Livraria Do Arco da Velha. O evento é aberto ao público.

 

O livro tem publicação independente, produzido a partir de recursos do Edital Financiamento da Arte e Cultura Caxiense – FINANCIARTE, da Secretaria Municipal da Cultura, chamamento público N.º 184-2024, da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul.

 

SERVIÇO:

 

O que: Lançamento do livro “Baio, o Leão e Bola, o Tatu” de Sílvia Regina T. F. Rech e Simone M. Soldatelli, com ilustrações de Frank Tartarus

Quando:14 de novembro, sexta-feira, a partir das 17h30.

Onde: Livraria Do Arco da Velha – Rua Dr. Montaury, 1570 – Centro, Caxias do Sul.