
No ano em que celebra seus 15 anos de atividades, o LAB (Laboratório-Escola de Arte Popular) recebeu uma grande notícia: foi contemplado em 1º lugar no edital LIC – Lei de Incentivo à Cultura, e teve o Financiamento do Pró-Cultura RS e Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Além disso, obteve o patrocínio master da Toyota do Brasil, e assim, pode realizar diversas ações culturais gratuitas. Durante todo o ano desenvolveu atividades formativas incríveis, que incluíram 30 oficinas de arte, contemplando 515 alunos, dez saraus culturais ao longo do ano, com feiras de economia criativa e solidária que abriram espaço para 200 feirantes, e ainda a criação de uma revista, a Brasa, que está sendo amplamente distribuída em escolas, centros culturais e instituições parceiras. Quatro cidades receberam esta rica programação, toda gratuita e acessível e com muitas oportunidades de movimentar a cadeia cultural e a economia: Canoas, Guaíba, Porto Alegre e Alvorada.
No dia 20 de dezembro encerra este lindo ciclo dos 15 anos em um amplo Sarau Cultural com apresentações artísticas e o lançamento da 7ª edição da Brasa, somando cerca de 30 textos publicados e mais de 30 autores envolvidos nas duas edições que ganham lançamento neste dezembro. Esta atividade de encerramento será em Canoas, na Rua Domingos Martins, 440, e terá sarau cultural, feira de economia criativa, oficinas e concurso de poesia, live painting com premiação e muitos artistas, em apresentações que se iniciam às 14h e entram madrugada adentro. Entre as atrações estão Leny Barcellos & Os Musicália, Paulo Freitas, Aleph Freitas, Nina Closs, Coletivo Panapaná e muitas outras atrações.
Sobre o LAB – Laboratório-Escola de Arte Popular
Fundado dia 18 de dezembro de 2010, o LAB começou sua história na EMEF Prof. Thigo Würth no bairro Mathias Velho, através de oficinas populares de teatro com o Prof. Me. Bruno Flores. Hoje, o LAB se configura enquanto um espaço plural, itinerante, descentralizado, físico e digital de pleno desenvolvimento humano, montado por artistas e docentes na cidade de Canoas dos segmentos da Indústria Criativa, Educação Popular e Economia Solidária. O LAB é ao mesmo tempo um ponto de cultura, um hub de empreendimentos criativos e uma escola de educação popular e artística, atuando em diferentes áreas: artes visuais, artesanato, audiovisual, comunicação, dança, design, história, literatura, moda, música, patrimônio cultural, performance, produção cultural, teatro e tecnologia.
Ao longo dos 15 anos, seu trabalho se desenvolveu dentro de comunidades periféricas de mãos dadas com escolas, associações, pontos de cultura, associações de bairro, grupos artísticos, membros da comunidade e o comércio local. Além disso, o LAB defende fortemente pautas sobre sexualidade, gênero, etnias, meio ambiente e lutas sociais. Promove eventos em diferentes linguagens artísticas, produz espetáculos, exposições, feiras, saraus, bate-papos, workshops, mediações e outras atividades voltadas para a arte-educação. Neste ano, serão compartilhados com o público esses 15 anos de história de um espaço de resistência cultural e referência em arte-educação na cidade de Canoas e Região Metropolitana.
A Toyota do Brasil, empresa que assina o patrocínio master do projeto, está celebrando junto com a equipe esse ano criativo. “A cultura é uma força transformadora que impulsiona comunidades e dá voz às pessoas. Ao apoiar os 15 anos do LAB, a Toyota reforça seu compromisso com a construção de um futuro onde a arte, a inclusão e a economia criativa andam juntas. Queremos que todos tenham acesso à alegria, à expressão e à oportunidade — porque felicidade para todos é mais do que um ideal, é o nosso propósito”, afirma o gerente de Comunicação Institucional da Toyota do Brasil e diretor da Fundação Toyota, Otacílio Nascimento.
27ª SARAU DO LAB – Especial LAB 15 anos
20 de dezembro, das 9h em diante
Casa Wittrock – Rua Domingos Martins 440 – Centro/Canoas
Entrada gratuita
*acessibilidade em libras para algumas oficinas e apresentações
Este projeto foi contemplado com a Lei de Incentivo à Cultura e conta com o Financiamento do Pró-Cultura RS e Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O patrocínio master é da Toyota do Brasil.