Segundo Daniel Toledo, advogado especialista em Direito Internacional, essa categoria é uma excelente opção para empresários brasileiros com dupla cidadania, como portuguesa e japonesa
O visto E-2 oferece uma oportunidade valiosa para investidores estrangeiros que desejam empreender nos Estados Unidos e obter um status de residência temporária. Um exemplo recente é o caso do empresário e integrante do grupo KLB, Kiko, que expandiu seus negócios para o mercado americano com sua franquia,a Polar Shake, especializada em milk shakes.
O que é o visto E-2?
De acordo com Daniel Toledo, advogado que atua na área do Direito Internacional, fundador da Toledo e Associados, escritório de advocacia internacional com unidades no Brasil e nos Estados Unidos, o visto E-2 é uma categoria destinada a cidadãos de países com tratado de comércio com os Estados Unidos, permitindo que investidores estrangeiros abram e gerenciem negócios no país, desde que façam um investimento substancial e estejam diretamente envolvidos na operação da empresa. “Esse tipo de visto é renovável indefinidamente, desde que o negócio permaneça em operação e continue a gerar um impacto econômico positivo”, revela.
O E-2 oferece uma flexibilidade em relação ao cônjuge do titular, que pode solicitar autorização de trabalho nos EUA, enquanto o investidor pode gerenciar seu negócio sem a necessidade de um processo de Certificação Laboral, comumente exigido para outras categorias de visto.
Segundo um levantamento realizado pelo VisaGuide, em 2023, 54 mil vistos E-2 foram emitidos pelas autoridades de imigração dos EUA. O número representa um aumento de 20% em relação ao ano de 2022.
A experiência de Kiko com a Polar Shake
Kiko, integrante do grupo KLB, optou por abrir uma nova franquia nos EUA, explorando o mercado de milk shakes e experiências sensoriais. A Polar Shake, conhecida por transformar o simples consumo de milk shakes em uma experiência imersiva, apresenta um modelo de negócios com baixo custo operacional e um retorno interessante para investidores. “O investimento foi uma forma estratégica de se estabelecer no mercado americano e também uma via para o visto E-2”, revela o músico.
O conceito da Polar Shake, com ambientação inspirada em paisagens árticas e uma proposta sensorial completa, que combina iluminação e aromas, tem atraído consumidores e investidores. “Com lojas em locais estratégicos como o Florida Mall, a franquia já apresenta um retorno médio significativo, com vendas diárias entre 800 e 1200 dólares, sendo uma excelente oportunidade para quem busca investir em franquias com potencial nos EUA”, pontua Kiko.
Franquias e o visto E-2
Segundo Toledo, abrir uma franquia nos EUA pode ser uma estratégia inteligente para investidores que buscam o visto E-2. “Esse tipo de negócio, como a Polar Shake, facilita a entrada no mercado americano com o suporte da franquia em áreas como marketing, treinamento e operações, minimizando os riscos associados a empreendimentos independentes”, declara.
O advogado acredita que as franquias se destacam como uma oportunidade acessível para o visto E-2, com custos iniciais relativamente baixos — podendo variar dependendo da infraestrutura. “Esse investimento, que pode começar em 200 mil dólares, combinado com o suporte operacional oferecido pela franquia, representa uma chance de sucesso no mercado americano”, afirma.
O caso de Kiko com a Polar Shake ilustra como o visto E-2 pode ser uma excelente opção para empresários brasileiros que desejam expandir suas operações para os Estados Unidos. “Abrir uma franquia com apoio operacional e uma marca reconhecida aumenta as chances de sucesso e facilita o processo de imigração”, finaliza Toledo.
Sobre Daniel Toledo
Daniel Toledo é advogado da Toledo e Advogados Associados especializado em Direito Internacional, consultor de negócios internacionais, palestrante e sócio da LeeToledo PLLC. Toledo também possui um canal no YouTube com mais 350 mil seguidores com dicas para quem deseja morar, trabalhar ou empreender internacionalmente. Ele também é membro efetivo da Comissão de Relações Internacionais da OAB Santos, professor honorário da Universidade Oxford – Reino Unido, consultor em protocolos diplomáticos do Instituto Americano de Diplomacia e Direitos Humanos USIDHR. Para mais informações, acesse o site.
Sobre a Toledo e Advogados Associados
O escritório Toledo e Advogados Associados é especializado em direito internacional, imigração, investimentos e negócios internacionais. Atua há mais de 20 anos com foco na orientação de indivíduos e empresas em seus processos. Cada caso é analisado em detalhes, e elaborado de forma eficaz, através de um time de profissionais especializados. Para melhor atender aos clientes, a empresa disponibiliza unidades em São Paulo, Santos e Houston. A equipe é composta por advogados, parceiros internacionais, economistas e contadores no Brasil, Estados Unidos e Portugal que ajudam a alcançar o objetivo dos clientes atendidos. Para mais informações, acesse o site ou entre em contato por e-mail contato@toledoeassociados.com.br.