São Vendelino será palco nos dias 14, 15, 16, 20, 21, 22 e 23 de outubro da 17ª Kerbfest. Realizada no coração da cidade, mais precisamente no Largo Celestino Schneider, a festa mantém os traços germânicos que remetem a mais remota tradição imigrantista.

 

Formada através de imigrantes europeus, no século XIX, São Vendelino é uma comunidade pequena, com cerca de 2 mil habitantes, sendo rica culturalmente. E é essa cultura a base da festa, enaltecendo também a vocação primária, que ocorre a cada dois anos.

 

Comida típica alemã, bandinhas, atrações musicais diversas, Kerbwagen (trenzinho que faz tour na cidade), danças, jogos germânicos e a cerveja artesanal da Urwald – empresa local premiada nacional e internacionalmente – são alguns dos atrativos da Kerbfest. A realização do evento em outubro associa o dia do Padroeiro – São Vendelino – e o dia da Reforma Luterana, unindo assim as comunidades de fé católica e evangélica luterana, que são tradicionais e agregam a maioria dos moradores. A Kerbfest é uma festa para todos, unindo também etnias, havendo espaço para todo e qualquer manifesto cultural.

 

Com espaço para exposição comercial e industrial, revelando a pujança local, a Kerbfest se associa às entidades locais que cuidam da alimentação, ornamentação e muitos outros detalhes que tornam essa festa diferenciada das demais.

 

Em 2022 a Kerbfest tem como soberanas Laura Carolina Schneider, Ana Luísa Schoulten e Cheila Fritzen. O presidente da comissão organizadora Evandro Luis Schneider, juntamente com a vice Denise Bonfanti, esperam a presença de um grande público no Pequeno Paraíso durante os sete dias de realização da 17ª Kerbfest.