
No último sábado, uma delegação de quase 130 jovens da cidade uruguaia de Rivera esteve em Porto Alegre participando do Desafio Internacional de Futebol, que envolveu atletas de 5 a 14 anos da Academia de Futebol Vaimaca de Rivera e do Clube do Professor Gaúcho, de Porto Alegre.
De acordo com a presidente do Clube do Professor Gaúcho, Lucy Lopes, o evento é realizado desde 2018, com o objetivo de integrar as instituições, e nesta edição contou com o apoio da Banda Marcial do 3.º Regimento de Cavalaria de Guarda (3.º RCG) do Exército Brasileiro, que apresentou música popular durante a recepção da delegação uruguaia e também executou os hinos nacionais do Brasil e do Uruguai antes dos jogos.
O 3.º Batalhão de Comunicações (3.º BCom) do Exército Brasileiro contribuiu com uma bandeira gigante do Brasil que decorou o campo esportivo onde foi realizada a abertura do evento e parte das partidas.
Além das representantes de ambas as instituições, estiveram presentes a Secretária Extraordinária da Copa Mundial FIFA de Futebol Feminino, que será realizada no Brasil em 2027, a professora Débora Garcia, e o professor Vinícius Kaster, Secretário Adjunto de Esporte, Recreação e Juventude de Porto Alegre, em representação do Prefeito Municipal, Sebastião Melo.
Para o diretor do Clube do Professor Gaúcho, criador do evento, professor Cassiano Noimann Leal, “esta atividade promove a integração não só esportiva, mas também cultural, envolvendo as famílias e fortalecendo as virtudes e valores na formação cidadã dos jovens participantes”.
Para o próximo ano a delegação brasileira do clube, viajará novamente até o Uruguai para a realização da décima edição do encontro. Após os jogos, a delegação uruguaia foi recebida no CTG Laço da Querência, onde almoçaram e desfrutaram de apresentações musicais com canções tradicionalistas do Rio Grande do Sul, interpretadas pelos músicos Ana Flavia Szimanski Cogo, Irã Cardoso Lisboa e Paolla Liz.
Antes de retornarem ao Uruguai, também tiveram a oportunidade de visitar o Estádio Beira-Rio do Internacional, conhecendo os vestiários dos jogadores, o campo de jogo e o Museu Colorado.
O Clube do Professor Gaúcho é considerado como o maior clube classista da américa latina e possui sedes em três municípios gaúchos, Porto Alegre, sede principal no bairro Ipanema; Balneário Pinhal, no litoral norte e em Santa Maria.