Durante os dias 4 e 5 de outubro, acontece na cidade a Viradinha, projeto da Prefeitura de São Paulo, que, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, promove atividades gratuitas voltadas para o público infantil espalhadas por centros culturais em toda a cidade. Nesta primeira edição, a Japan House São Paulo, instituição dedicada à cultura nipônica, oferece a oficina “Kamishibai – O Coelho na Lua” para crianças entre 4 e 12 anos. As vagas são limitadas e a participação é mediante retirada de senha na recepção 30 minutos antes da atividade.

 

A atividade, realizada no dia 5 (domingo), é inspirada pelo “tsukimi”, data em que os japoneses se reúnem para observar a lua cheia de outono. Uma lenda associada a esta data conta a história de como o coelho foi morar na lua. Com sessões às 11h e às 14h, a oficina “Kamishibai – O Coelho na Lua” convida as crianças a contarem a lenda por meio de desenhos que ilustram pequenas partes da história, remetendo ao tradicional teatro de papel japonês (“kamishibai”), integrando os conhecimentos da cultura japonesa com a brincadeira de forma lúdica e artística. A Viradinha conta com a colaboração de mais de 400 instituições culturais municipais e parceiras para oferecer uma extensa diversidade de atrações, como teatro infantil, oficinas, música, contação de histórias e intervenções artísticas, em uma celebração artística que reafirma o papel da Cultura como espaço de formação, encontro e brincadeira.

 

Serviço:

Japan House São Paulo na Viradinha 2025

Oficina infantil “Kamishibai – O Coelho na Lua” (presencial)

Quando: 5 de outubro, às 11h e às 14h

Duração: 60 minutos

Local: Japan House São Paulo – 1º andar (Av. Paulista, 52 – São Paulo, SP)

As vagas são limitadas e a participação acontece com a retirada de senha no local 30 minutos antes da atividade.

 

Sobre a Japan House São Paulo (JHSP)

 

A Japan House é uma iniciativa internacional com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a cultura japonesa da atualidade e divulgar políticas governamentais. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir suas portas, seguida pelas unidades de Londres e Los Angeles. Estabelecida como um dos principais pontos de interesse da celebrada Avenida Paulista, a JHSP destaca em sua fachada proposta pelo arquiteto Kengo Kuma, a arte japonesa do encaixe usando a madeira Hinoki. Desde 2017, a instituição promoveu mais de 50 exposições e cerca de mil eventos em áreas como arquitetura, tecnologia, gastronomia, moda e arte, para os quais recebeu mais de 3,5 milhões de visitantes. A oferta digital da instituição foi impulsionada e diversificada durante a Pandemia de Covid-19, atingindo mais de sete milhões de pessoas em 2020. No mesmo ano, expandiu geograficamente suas atividades para outros estados brasileiros e países da América Latina. A JHSP é certificada pelo LEED na categoria Platinum, o mais alto nível de sustentabilidade de edificações.

 

Confira as mídias sociais da Japan House São Paulo

Site: https://www.japanhousesp.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/japanhousesp

Twitter: https://www.twitter.com/japanhousesp

YouTube: https://www.youtube.com/japanhousesp

Facebook: https://www.facebook.com/japanhousesp

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/japanhousesp