Evento também comemora os 200 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul

 

O Ilhas da Gastronomia, tradicional jantar beneficente em prol de crianças e jovens com Diabetes, está de volta a Associação Leopoldina Juvenil, dia 26 de setembro, a partir das 20h. Promovido pelo Instituto da Criança com Diabetes (ICD), o evento este ano é para arrecadar fundos para as crianças com diabetes e para promover marcas gaúchas, uma forma de impulsionar o setor na recuperação econômica após a maior catástrofe climática da história do Rio Grande do Sul.

 

O evento promete ser uma verdadeira experiência gastronômica com os mais variados pratos, assinados por chefs e restaurantes ilustres do Estado. Serão 14 ilhas de pratos salgados, entrada, além de duas ilhas de drinks e um espaço para quatro mesas de doces mais café, em arranjo atualizado em layout desenhado pelo arquiteto Mário Englert, aproveitando os espaços do hall de entrada e nos salões Leopoldina e Imperatriz.

 

Mais de 40 marcas abraçam o Instituto doando insumos e serviços para que todo o recurso arrecadado com a venda de convites seja revertido para os projetos do ICD. Entre elas estão os patrocinadores oficiais Blue Ville Alimentos, Bistek Supermercados, Dufrio Refrigeração, Panvel Farmácias e DaColônia Produtos Naturais. Como forma de abraçar e contribuir com a causa mundial, os consulados com representação em Porto Alegre estarão presentes no evento, que também homenageará os 200 anos de imigração alemã no Estado.

 

Na organização do evento estão Ana Bertuol, Gerente Executiva do Instituto da Criança com Diabetes e equipe; Mário Englert, da Projetos&Projetos; Manuela Caringi De Turnes, da IT! Experience; Juliana Beltrami Eventi; e o Chef João Muratore. Todos os envolvidos no evento trabalham de forma voluntária pela causa e por reconhecimento ao trabalho realizado pelo Instituto da Criança com Diabetes, que atende mais de 5 mil crianças e jovens com Diabetes Tipo 1, dependentes de insulina e suas famílias, em todo o Estado.

 

Ao adquirir o convite, que custa R$ 350,00, você está fazendo uma doação para a causa do diabetes na criança e no jovem, atendidos pelo Instituto da Criança com Diabetes do RS. Mais informações estão disponíveis no site www.icdrs.org.br ou diretamente no WhatsApp no telefone (51) 98168-1654 até o dia 20 de setembro ou enquanto houver lugares disponíveis.

 

Chefs e restaurantes com presença confirmada:

 

Entradas:

 

· Boteco Vitória, do chefe Tiago Borstmann;

 

· As Salgadeiras, Débora e Kênia;

 

Chefs

 

· Chef Alexandre Xarin, do Restaurante Sharin;

 

· Chef Volmir Tatsch, da Celebra eventos;

 

· Chef Luis Bierhals, do Koh Pee Pee;

 

· Chef Carolina do Canto, do Buffet Vetro;

 

· Chefs Boni Coutinho, Jorge Ferla e Newton Kalil, do União Cooks;

 

· Chefs Eliana Godoy, Maristela Ferla, Roberta Rosito e Roseglei Fries, do União Delas;

 

· Chefs Menandro e Dalva Cintra, da Trutteria;

 

· Chef Guilherme Dal Ben, da Blue Ville;

 

· Chef Rogerio Priori, do Armazém do Bacalhau;

 

· Chef João Muratore, da João Muratore Gastronomia;

 

· Chef Claudio Solano, da Claudio Solano Gastronomia;

 

· Chefs Jorge e Fabrício Aita, do Restaurante Santo Antônio;

 

· Chef Vadson Schafer, da Vadson Schafer Escola de Gastronomia;

 

· Chefs Pedro Hoffmann e Andrea Martins, do Restaurante Peppo Cucina.

 

Doces

 

· Andrea Doces e Tortas;

 

· Detalhes, by Lúcia Suñé;

 

· Helena Fulginitti;

 

· Nana Pereira Doceria.

 

Bebidas

 

· Dudu Drinks

 

· Família Salton

 

· Andorra Café

 

Causa mundial com números alarmantes

 

Segundo a International Diabetes Federation (IDF), uma em cada 10 pessoas convive com o diabetes no mundo e quase metade desconhece o diagnóstico. O Atlas 2021, último estudo divulgado pela IDF, revela que mais de 537 milhões de pessoas convivem com a doença no mundo, sendo que uma pessoa morre em decorrência da doença a cada cinco segundos. Isso significa que ao menos 3,9 milhões de pessoas poderiam estar vivas se tivessem acesso à educação em diabetes, insulina e tratamento adequados, tudo que o Instituto da Criança com Diabetes (ICD) busca proporcionar aos gaúchos.

 

Estima-se que no Rio Grande do Sul exista ao menos 9 mil pessoas entre zero e 20 anos que convivem com o Diabetes Tipo 1, uma doença crônica, sem prevenção, ainda sem cura e que acomete, principalmente, crianças e jovens. Faz parte do tratamento, desde muito cedo, a medição de glicose com picada de ponta de dedo e medir o nível de glicose no sangue e diversas aplicações de injeções de insulinas por dia para viver.

 

Graças a dedicação de muitas pessoas, o Instituto se tornou, em 2021, um centro de referência em cuidados com o diabetes certificado pela IDF e o único espaço na América Latina com todos os especialistas necessários para o atendimento integral à doença, além de um programa de educação em diabetes, doação de insumos e um box de Crossfit. Tudo sem nenhum custo aos usuários e que necessita de eventos como este para sua manutenção.

 

O ICD é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que atua no estado há 25 anos. Durante as enchentes de maio de 2024, o Instituto mobilizou o Brasil inteiro em uma operação de guerra para receber doações e levou mais de 350 mil insulinas e insumos para pacientes e não pacientes em todo o Rio Grande do Sul.

 

SERVIÇO

 

Jantar Ilhas da Gastronomia

 

Data: Quinta-feira, 26 de setembro, a partir das 20h

 

Local: Associação Leopoldina Juvenil (Rua Marquês do Herval, 280, Moinhos de Vento)

 

Valor do Ingresso: R$ 350,00