
Os destaques foram a diversidade da produção vitivinícola italiana e os vinhos das masterclasses conduzidas por Paulo Brammer e Marcelo Vargas.
Começaram ontem (8/9), no Rio de Janeiro, os roadshows I Love Italian Wines, que prosseguem esta semana em São Paulo (10/9) e Belo Horizonte (12/9). O evento foi aberto com a presença do cônsul-geral da Itália, Massimiliano Iacchini, que destacou o fato de a primeira edição, realizada em 2022, “ter incluído 20 expositores e a atual reunido 50 empresas, entre importadoras e um grande número de vinícolas ainda inéditas no Brasil. É um motivo de orgulho para nós, no Rio de Janeiro”.
Os roadshows são organizados pela ICE – Agência para a promoção no exterior e a internacionalização das empresas italianas | Departamento para a promoção de intercâmbios da Embaixada da Itália (ITA – Italian Trade Agency) em parceria com a Milanez & Milaneze – empresa brasileira controlada pela VeronaFiere, responsável pela Vinitaly, em Verona (Itália), e a Wine South America, em Bento Gonçalves (RS), duas das principais feiras mundiais dedicadas à promoção da produção vitivinícola.
Um dos destaques do evento foram as masterclasses. A primeira, conduzida por Paulo Brammer, fundador de uma das principais escolas de formação em vinhos e destilados da América Latina e reconhecido internacionalmente pelo prêmio Future 50 Awards, apresentou doze rótulos de produtores, castas e regiões desconhecidos dos participantes e dos brasileiros em geral, como afirmou ao iniciar sua apresentação pelos vinhos do centro da Itália.
Um deles foi o Molarella Val di Neto Bianco Pecorello 2024, produzido, segundo ele, com “uva pouco conhecida no Brasil. O vinho, elaborado em região que tem influência costeira, apresenta mineralidade em seu sabor”. A bebida fica cinco meses em tanque de inox e, depois, dois meses na garrafa.
Outro destaque foi o L’Angela DOC Sicilia Petit Verdot, produzido no sudeste da Sicília, local de concentração calcária com acidez clássica e uva que precisa de tempo para amadurecer. Brammer também apresentou o Lacryma Christi Rosso Chraté, da região da Campânia, produzido nas encostas do Vesúvio, em solo vulcânico e calcário.
Os demais rótulos selecionados por ele foram Marche Bianco L’Orologio 2023; Traminer aromático Venezia Giulia 2022, produzido no nordeste do país europeu com acidez intensa; Stallone Primitivo di Manduria, um vinho maduro, concentrado e um dos mais populares no Brasil; e Eremo San Quirico – Irpina Campi Taurasino 2019; além de vinhos da Toscana: Desiderio 2021 IGT Toscana 2020, Chianti Clássico Riserva, Toscana 2018 Solana, Brunello di Montalcino e Amarone Della Valpolicella Torre Falasco 2016.
Ao abrir a segunda masterclass, Francesa Galli, vice-diretora da Agência ICE, reafirmou o apoio a pequenas e médias empresas, dizendo que “divulgamos o setor de vinhos e outros produtos de excelência da Itália”. Esse evento foi comandado por Marcelo Vargas, um dos mais destacados educadores do Brasil, com vinhos premiados pelo Merano Wine Festival e a colaboração de Karine Souza, Wine Hunter Ambassador do evento realizado há mais de 30 anos no norte da Itália.
Vargas escolheu seis rótulos: Piemonte DOC Cortese, que apresenta um toque de limão siciliano; Bianco Toscana, produzido ao norte de Firenze; Vesuvio Lacryma Christi Bianco DOC Superiore 2022, fermentado em tanques de inox; Sua Signoria Umbria Bianco IGT com um toque de caramelo; Cerasuolo Di Vittoria DOCG, com aroma de frutas vermelhas e toque terroso; e Cunedda Negroamaro di Salento IGT, com aroma de mirtilo e também um toque terroso.
Uma curiosidade nessa edição do evento foi a garrafa feita em papelão que pesa apenas 82 gramas e é preparada internamente para armazenar a bebida. A novidade foi apresentada pela vinícola Briziarelli, que prima por sustentabilidade em todos os seus processos.
Empresas participantes
Do Abruzzo chegam vinhos produzidos por Cantina Tollo, Crea Vini e Novaripa. A Calábria é representada pela La Pizzuta del Principe, enquanto os vinhos da Campânia vieram de Le Lune del Vesuvio, Societá Agricola Bellaria, Societa Agricola Nativ e Sorrentino.
Vinhos do Friuli Venezia-Giulia são destaques das empresas Tacoli Asquini, I Feudi di Romans e Valpanera. O Lazio é representado pela Cantina Leonardi, a Lombardia, pela Aziednda Agricola Monzio Campagnoni e a Marche, pela Tenuta Barbarossa.
Seis empresas apresentam vinhos da Toscana: Avignonesi, Castello di Verrazzano, Col d’Orcia, Inserrata, Menicucci Firenze 1689 e Tenuta di Artimino. Já o Piemonte enviou vinhos da Azienda Agricola Gozzelino e Cantina all’Insu.
Cantina Sociale di Manduria, Carvinea e Felline apresentam vinhos da Puglia, enquanto Valle delle Ferle, da Sicilia.
Algumas empresas possuem estabelecimentos em várias regiões e apresentam uma seleção de vinhos de cada uma delas. É o caso de Argea (Piemonte e Emilia-Romagna), Gruppo i VInai (Toscana, Puglia e Sicilia), Loacker Wine Estates (Toscana e Alto Adige), Ozzano (Piemonte, Vêneto, Toscana, Puglia e Sicilia) e The Wine Company (Vêneto, Abruzzo e Toscana).
E há ainda vinhos premiados, ainda inéditos no Brasil, produzidos Azienda Agricola Gozzelino, Cantina all’Insù, Cantine Briziarelli, Carvinea, Sorrentino Vini, Tenuta di Artimina e Tenuta Valle delle Ferle, escolhidos pelo Merano Wine Festival.
Diversas importadoras atuantes no Brasil também estão presentes no encontro e mostram seus respectivos portifólios com vinhos de quase todas as regiões italianas: BWC Wine Cellars, Casa Mediterrânea, Casa Scalecci, Cecconello Vino, Déjà Vino, Europa Distribuidora, ItaliaMais, Italy Import, Italy’s Wine, Qualimais, Sicilianess, Villa Cabianca e Vinifera Import.
📌 Mais informações: www.italianwines.com.br
Sobre a ICE
A ICE – Agência para a Promoção no Exterior e a Internacionalização das Empresas Italianas | Departamento para a Promoção de Intercâmbios da Embaixada da Itália é o órgão do governo italiano responsável por promover o comércio e a internacionalização das empresas do país, em especial as pequenas e médias empresas. Com quase um século de história e uma rede de 85 escritórios ao redor do mundo, a ITA atua na identificação de oportunidades de negócios, apoio à participação em feiras internacionais, atração de investimentos e promoção da marca Made in Italy no exterior.
Sobre Wine South America
Considerada uma das maiores feiras profissionais de vinhos da América Latina, a Wine South America é realizada anualmente na Serra Gaúcha, maior região produtora de vinhos e espumantes do Brasil. O evento reúne um público altamente qualificado, incluindo produtores, distribuidores, importadoras e profissionais do setor, tanto nacional quanto internacional. Com um foco claro na realização de grandes negócios, a feira abrange toda a cadeia do vinho, promovendo a troca de experiências e o fortalecimento do setor no Brasil e no exterior.
Sobre a Vinitaly
A Vinitaly é uma das principais feiras internacionais do setor vitivinícola, consolidando-se como um evento de referência global. Realizada anualmente em Verona, Itália, a feira é reconhecida por sua capacidade de reunir as últimas inovações do setor, promovendo uma exposição comercial robusta e referências essenciais para a vinificação mundial. A Vinitaly se tornou um ponto de encontro indispensável para profissionais, produtores e distribuidores de todo o mundo, destacando-se como a principal vitrine para os produtos “Made in Italy”, representando a excelência e a qualidade da vitivinicultura italiana.