Pavilhão Italiano reúne produtores de azeites, vinagres, farinhas, tomates, queijos, azeitonas, alcachofras e forno elétricos para pizzas

 

ICE coordena a primeira participação dessas empresas na mais

importante feira do setor de alimentação fora do lar da América Latina

 

Entre os dias 27 e 30 de maio, as atenções de restaurantes, pizzarias, hotéis, docerias e profissionais do setor de alimentação fora do lar, como chefs e pizzaiolos, estarão voltadas para a Fispal Food Service, que será realizada no Distrito Anhembi.

 

Um dos destaques do evento será o Pavilhão Italiano, coordenado pela ICE – Agência para a promoção no exterior e a internacionalização das empresas italianas | Departamento para a promoção de intercâmbios da Embaixada da Itália (Italian Trade Agency – ITA) – que vai reunir treze empresas para mostrar seus produtos e promover degustações para os visitantes.

 

O Pavilhão Italiano oferece ainda atendimento técnico, informações sobre os produtos e oportunidades de networking com representantes das empresas expositoras e seus parceiros locais. A participação na Fispal Food Service reforça o papel da Itália como referência mundial em qualidade agroalimentar e seu compromisso com a promoção de uma alimentação mais saudável, autêntica e sustentável.

 

Empresas participantes

 

Uma das mais antigas fábricas de vinagre da Italia, fundada em 1889, é a Acetificio Andrea Milano, que vai levar vinagres balsâmicos de Modena IGP, de vinho e de maçã, além de glacês e condimentos; Agrigenus – Bioagri produz os tomates San Marzano DOP que, cultivados nas terras vulcânicas ao redor do Vesúvio, têm um sabor único e característico; Casa Rinaldi exporta seus produtos – azeites, vinagres, massas farinhas e cereais, entre outros – para mais de 110 países; Mulino Caputo, criado em 1924, é, desde então, referência na produção de farinhas para pães, pizzas e massas; e Compagnia Mercantile D’Oltremare, fundada em 1979, é uma das líderes globais na produção de tomates pelados, polpa, extrato e passata, entre outros.

 

Também integram o Pavilhão Italiano a Effeuno, responsável pela fabricação de fornos elétricos profissionais que atingem altas temperaturas para pizzas no estilo napolitano; Latteria Sorrentina, queijaria criada em 1880 e dedicada à produção de Fiordilatte, além de provola defumada e burrata; O Sole e Napule di Calabria, que produz, desde 1980, tomates, cremes salgados prontos de berinjela, pimentão, trufa, legumes em conserva no óleo; Olitalia, fabricante de óleos, azeites e vinagres e reconhecida com a marca mais utilizadas por chefs na Itália, de acordo com pesquisa da NielsenIQ (junho-2024); e Transimeno, responsável pela produção, em seus próprios olivais, do azeite Arioli, a empresa foi fundada em 1945.

 

Das empresas italianas participantes, três ainda não atuam no mercado brasileiro. São elas: Molini Valente, nascida em 1854, produz farinhas de trigo inovadoras, incluindo ingredientes como arroz Venere, cúrcuma, spirulina e cânhamo; Pastificio Minardo, jovem empresa fundada em 2007, fabrica massas artesanais orgânicas com grãos antigos sicilianos; e Wadi El Nile Italia, oferece produtos como azeitonas, tomares e alcachofras para a indústria, o varejo e a gastronomia profissional.

 

Degustações

 

Quem visitar o Pavilhão Italiano vai poder participar das degustações promovidas pelos expositores. As empresas Effeuno, Olitalia, CMDO, Latteria Sorrentina e Mulino Caputo e o pizzaiolo Giancarlo Godano, da Leggera Pizzaria, eleita a melhor da América Latina em 2024 pelo Guia 50 Top Pizza, vai preparar pizzas para os visitantes. Degustações também serão oferecidas por Agrigenus e O Sole e Napule, bem como pela Casa Rinaldi, que vai combinar seus produtos, como queijos e azeitonas, a vinhos italianos especialmente selecionados.

 

Sobre a ITA – Italian Trade Agency

 

Agência do governo italiano com a missão de promover o intercâmbio comercial e tecnológico entre a Itália e os demais países, principalmente no que tange às empresas de pequeno e médio portes. Com uma rede de escritórios espalhados pelo mundo, garante apoio abrangente às empresas italianas que desejam atuar no exterior, fornecendo informações econômicas, legais, fiscais e mercadológicas, bem como identificando parceiros e oportunidades de negócios e realizando um acurado plano de ações promocionais, que incluem os Pavilhões Oficiais Italianos em exposições internacionais.

 

Atua em estreito contato com os governos das diversas regiões italianas, câmaras de comércio, indústria, artesanato e agricultura, organizações empresariais e outras entidades públicas e privadas, italianas e estrangeiras, de acordo com uma linha de pensamento e estratégia, em matéria de promoção e internacionalização das empresas, estabelecida por um Comitê de Coordenação institucional, composto pelas principais personalidades do mundo político e empresarial italiano. Além disso, utiliza as mais modernas ferramentas de promoção e comunicação multicanal e atua para afirmar a excelência do Made in Italy no mundo.

 

Fundada em 1926 e prestes a completar 100 anos, a agência opera no Brasil desde 1968.

 

Serviço:

 

Fispal Food Service 2025

 

📍 Arena Anhembi, São Paulo – Brasil

 

📅 De 27 a 30 de maio

 

🇮🇹 Pavilhão Italiano – Estandes B098, B099, B101, B104, B105, B110, B111, B113, B115, B117, B119, C106, C110, C112

 

🔗 www.fispalfoodservice.com.br | www.ice.it