
Atleta relata caso grave na Bolívia e reforça medidas essenciais para quem viaja pela América do Sul
Viagens podem ser inesquecíveis, mas imprevistos acontecem e alguns podem colocar a saúde do viajante em risco. O atleta e criador de conteúdo Diego Xavier teve essa experiência durante uma viagem à Bolívia, quando contraiu três bactérias graves, incluindo Salmonella, mesmo seguindo recomendações de alimentação. Ele começou a sentir calafrios, dores intensas e vômitos no fim da viagem.
“Foi um momento complicado, mas consegui receber orientação médica rápida e fui encaminhado para exames essenciais. Sem acesso a suporte ágil, a situação poderia ter se agravado”, relata Diego Xavier.
Segundo a Coris, referência em assistência e seguro viagem, mesmo tomando todos os cuidados, é possível que alguns viajantes fiquem doentes enquanto outros, que frequentam os mesmos locais, não apresentam sintomas. “Esse fator imprevisível reforça a importância de estar protegido e ter acesso rápido a atendimento, garantindo segurança mesmo quando tudo parece estar sob controle”, afirma Tais Mahalem, diretora de e-commerce da Coris.
Outro ponto pouco conhecido é que seguros vinculados a cartões de crédito raramente cobrem intoxicação alimentar, além de não abranger atividades esportivas ou aventuras. Por isso, é fundamental que o viajante verifique a cobertura antes de embarcar, principalmente em destinos com maior exposição a riscos.
Para evitar que experiências assim se transformem em crises, a Coris, referência em assistência e seguro viagem, indica alguns cuidados básicos para qualquer viagem:
Planejamento da saúde: Verifique vacinas, medicamentos de uso contínuo e restrições alimentares do destino.
Informação sobre riscos locais: Pesquise sobre doenças comuns e precauções recomendadas como qualidade da água, mesmo em locais turísticos.
Seguro viagem completo: Confirme se cobre emergências médicas, intoxicações alimentares e atividades esportivas.
Acesso rápido a orientação médica: Tenha sempre à mão canais de comunicação que ofereçam atendimento imediato ao seguro viagem em caso de urgência.
Para Tais, a experiência de Diego evidencia a importância de estar preparado. “É fundamental que o viajante saiba como agir em casos de emergência, ter acesso a orientação médica rápida e conhecer os tipos de cobertura disponíveis. Isso garante que ele terá suporte, atendimento e proteção financeira caso um imprevisto aconteça”, explica.
Diego reforça ainda que, em seus grupos de viagem, o seguro é sempre obrigatório. “Além de proteger a saúde, ele permite que os viajantes aproveitem a experiência com tranquilidade, sabendo que grande parte dos imprevistos têm soluções rápidas”, afirma.
A lição é clara: viagens, especialmente para destinos com maior exposição a riscos alimentares ou atividades de aventura, exigem preparação e cuidado. Seguindo orientações básicas, contratando um seguro viagem e se mantendo informado, é possível reduzir significativamente os riscos e aproveitar a viagem com mais segurança.
Para saber mais sobre o ocorrido e ouvir detalhes da experiência de Diego Xavier, o episódio completo está disponível no PodCast da Coris. Tenha acesso aqui.
Sobre a Coris
A Coris, empresa com mais de 35 anos de experiência em assistência e seguro viagem, destaca-se como uma das líderes no setor. Com atendimento próprio, exclusivo e de alta qualidade, a empresa garante assistência 24 horas por dia em português aos seus clientes em âmbito global.
Com uma ampla gama de serviços, a empresa oferece opções de seguro para todos os tipos de viagens nacionais e internacionais incluindo viagens de lazer e negócios, cruzeiros, intercâmbios, além de coberturas específicas para pets, gestantes e esportistas amadores e profissionais. A Coris possui o maior número de modalidades esportivas cobertas, consolidando sua posição como a principal no setor. O constante investimento em tecnologia e qualidade é evidenciado pela presença de uma equipe do corpo clínico dos hospitais Israelita Albert Einstein e Sirio Libanes, reforçando o seu compromisso com a excelência na prestação de serviços.
Todos os serviços e pacotes da empresa incluem a cobertura médica para doenças preexistentes, atendendo às diversas necessidades dos clientes e possibilitando que todos os viajantes possam sonhar e usufruir do sonho de viajar. Além disso, a empresa estabelece parcerias estratégicas com renomados atletas e influenciadores, como os campeões mundiais de surf Lucas Chumbo e Bruna Takahashi, reforçando o compromisso da Coris em oferecer soluções completas e confiáveis exatamente quando o viajante mais precisa.