Hypnopedia, O Tempo e o Vento e conversa com Xadalu na semana do IL
Iniciamos a semana com uma novidade: o Instituto Ling será o grande apoiador do Projeto Educativo da 13ª Bienal do Mercosul, e também um dos palcos de sua programação, reunindo uma série de atividades gratuitas, como oficinas, seminários e debates. Para dar início a essa parceria, apresentamos o projeto Hypnopedia, de autoria do artista visual mexicano Pedro Reyes. A ideia parte de um dos três temas-chaves desta edição da Bienal – Trauma, Sonho e Fuga – e busca sonhadores que queiram registrar seus sonhos em vídeos curtos, utilizando a linguagem audiovisual que acharem mais interessante para isso. Serão encontros online e oficinas presenciais para discussão de ideias ou, ainda, para auxiliar tecnicamente na criação do material. seu sonho!
Reconhecida como uma das obras mais importantes da segunda fase modernista, O Tempo e o Vento registra mais de 200 anos da história do Rio Grande do Sul, em seus aspectos sociais, culturais e geográficos. Num ritmo de aventura épica, a trilogia acompanha a saga das famílias Terra Cambará e Amaral, passando por fatos históricos e ficcionais, cobrindo desde o Brasil Colônia até o começo da Quarta República. Em encontros nos dias 10, 17 e 24 de maio, o professor de literatura Sergius Gonzaga guiará os participantes pelas páginas do romance, destacando as principais características desse grande clássico da nossa literatura.
Seguindo a parceria com a Fundação Iberê Camargo, o artista visual Xadalu Tupã Jekupé e o curador de arte Cauê Alves se reúnem, aqui no Instituto Ling, para conversar com o público sobre a exposição “Antes que se apague: territórios flutuantes”, que estará em cartaz na Fundação Iberê a partir do dia 14 de maio. A mostra aborda a questão do apagamento da cultura indígena na região oeste do Rio Grande do Sul, onde diversas etnias foram dizimadas. Restaram algumas poucas escritas em livros históricos. Das 19 obras, 14 foram produzidas para a exposição. A atividade é gratuita e acontece nesta quinta, às 19h, em formato híbrido, online pelos canais no Youtube de ambas as instituições e presencial no Instituto Ling. Com vagas limitadas no presencial, a distribuição de senhas iniciará uma hora antes da atividade.