
Iniciativa já beneficiou 1.205 pessoas no Rio Grande do Sul com reformas que estimulam o aprendizado
O ambiente escolar tem grande influência no desenvolvimento de crianças e adolescentes e espaços seguros e estimulantes fortalecem a socialização, despertam a autonomia e ampliam as possibilidades de aprendizado. A partir dessa visão, o Instituto Cyrela, responsável pela política social do Grupo Cyrela, continua avançando em sua missão de contribuir para a melhoria da educação pública por meio do programa Vizinhança do Saber, que revitaliza espaços de aprendizagem em escolas e creches públicas. Entre os meses de setembro e novembro deste ano, foram entregues 27 ambientes educativos em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS), entre eles salas de informática, bibliotecas, laboratórios de robótica, salas de artes e áreas de brincar.
Com um investimento de 84 milhões, o Instituto Cyrela já beneficiou 316 mil pessoas. Em 2024, o Vizinhança do Saber já havia promovido a transformação de 20 espaços educativos em São Paulo e no Rio de Janeiro. “Nos últimos anos, temos nos dedicado a proporcionar espaços de aprendizagem que impulsionam o aprendizado de crianças e adolescentes. Acreditamos que ambientes educativos adequados são valiosos para o desenvolvimento infantil e acadêmico, pois estimulam o aprendizado e a criatividade. Com o programa, contribuímos diretamente para o ODS 4, que é promover uma educação de qualidade em nosso país”, comenta Débora Costa Galvão, gerente de Responsabilidade Social do Instituto Cyrela.
Educação com a participação da comunidade
Uma das marcas da Cyrela que orienta o Vizinhança do Saber é a Vivaz. O programa realiza um mapeamento das escolas e creches públicas próximas a cada novo empreendimento para identificar potenciais parceiras. Após contato com as diretorias de ensino e visitas técnicas, são avaliados critérios como o engajamento da equipe gestora, as condições estruturais e o contexto social da comunidade escolar. A iniciativa envolve alunos, professores e gestores na definição das necessidades prioritárias e, após a revitalização dos espaços, promove formações com educadores para estimular o uso das novas estruturas e fortalecer a qualidade da educação local.
Em Porto Alegre, o programa é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Já no Rio de Janeiro, devido à localização, o mapeamento considera empreendimentos de todo o Grupo Cyrela. Em ambas as cidades, o Instituto da Criança atua como parceiro técnico, responsável pela seleção das instituições e pelo acompanhamento das etapas de execução.
Em 2025, o Vizinhança do Saber se expandiu ainda mais. Em São Paulo, foram contempladas escolas em bairros como Penha, Vila Prudente, Ermelino Matarazzo, Vila Ema, Freguesia do Ó, Vila Nova Cachoeirinha, Sacomã e Santana, que ganharam desde auditórios e salas de dança até bibliotecas, espaços de convivência e parques infantis. No Rio de Janeiro, as escolas da região de Jacarepaguá receberam diversas melhorias, com salas de leitura, multimídia e multiuso, além de áreas de brincar e espaços em parceria com a Rede Cruzada. Já no Rio Grande do Sul, as escolas de Porto Alegre foram beneficiadas com pátios de brincar, biblioteca, laboratório de robótica e sala equipada com chromebooks.
Reformas aconteceram no Sul
Em Porto Alegre, o Vizinhança do Saber levou mais do que melhorias estruturais às escolas, trouxe também um novo entusiasmo para a comunidade escolar. “Foram mudanças muito interessantes. Além do espaço físico que foi transformado, há a mudança anímica das pessoas. Elas ficam ansiosas, alegres, curiosas ao perceberem que o local onde passam muitas horas do dia está sendo alterado para melhor. Quanto às crianças, é muito lindo perceber a curiosidade e alegria delas com esse espaço”, afirma Marcelo de Burgues, diretor da Escola Municipal de Educação Infantil Osmar dos Santos Freitas, que teve o pátio de brincar revitalizado.
Para ele, o impacto vai além da estética. “Esse novo espaço agora remodelado consegue agregar qualidade ao ensino. Foi pensado com o devido respeito que as crianças merecem, e elas terão seus sentidos e sentimentos aguçados. Crianças nessa faixa etária aprendem com o toque, com o olhar, com desafios. A aprendizagem é tanto corporal, mas principalmente extracorporal, e isso esse espaço renovado vai proporcionar. Importante lembrar que, em um espaço como esse, a criança brinca e aprende ao mesmo tempo”, complementa.
Ainda no Rio Grande do Sul, as mudanças aumentaram a autoestima dos alunos, o interesse por um ambiente de leitura e aprendizagem, conforme comenta Ana Cláudia Nunes Corrêa, diretora da Escola Estadual Sylvio Torres, que teve a biblioteca revitalizada. “As mudanças nestes espaços certamente incentivará a leitura, a pesquisa, a aquisição de escrita e leitura, o desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade, ampliação do rendimento e desempenho dos alunos, a apropriação dos livros e vídeos aplicados pelos professores adequados em um ambiente acadêmico estruturado e perfeito”.
Confira a relação dos espaços revitalizados:
Porto Alegre – E.M.E.I. Osmar Freitas – Pátio de Brincar
Porto Alegre – E.E. Sylvio Torres – Biblioteca
Porto Alegre – E.E. Apeles Porto Alegre – Laboratório de Robótica
Porto Alegre – E.E. Jardim Vila Nova – Sala de Chromebook
Saiba mais sobre o Instituto Cyrela
Fundado em 2011, o Instituto Cyrela é responsável pelos investimentos sociais privados da Cyrela, que tem a missão de transformar a cidade e o jeito de viver. Com ênfase na educação, o Instituto atua no desenvolvimento de projetos que contribuem com a melhoria da qualidade na educação da rede pública de ensino, desde a primeira infância até o primeiro emprego. O Instituto recebe como orçamento 1% do lucro líquido da operação da Cyrela e é guiado por sua missão de fazer o bem, desempenhando um papel crucial na transformação da sociedade e no fortalecimento das relações comunitárias. Mais informações em www.institutocyrela.org.br.