Pessoas que atuam com experiências artísticas nas mais diferentes linguagens podem se inscrever até o dia 15/09
Com a temática “Reconstruindo horizontes: arte como espaço de memória e invenção”, as inscrições para a 4ª edição da Revista Sesc Arte Educação estão abertas. Entre os dias 12 de agosto e 15 de setembro, artistas, arte-educadores, pedagogos e pessoas que atuam com experiências artísticas nas mais diferentes linguagens podem se inscrever através do formulário https://forms.office.com/r/Sh75bLb09h, anexando o template com o texto na categoria escolhida.
Durante o período, serão aceitas submissões de textos em quatro categorias, elaborados por artistas, professores de artes, pedagogos e demais licenciaturas que atuam no ensino infantil, fundamental, médio, EJA ou na educação não formal. Com limite de uma inscrição por autor, as propostas devem se enquadrar em uma das divisões: Planos de Aula ou Projetos; Relato de Experiência; Relato de Práticas Artísticas; ou Artigo. Confira abaixo o detalhamento de cada categoria.
Lançada em 2021, a Revista Sesc Arte Educação surgiu com o objetivo de ser um recurso valioso para estudo e pesquisa, promovendo e inspirando propostas artísticas em diversas linguagens e contextos. Neste ano, além de sua versão digital, a revista também será disponibilizada em formato impresso, reforçando a intenção de compartilhar experiências, ideias e reflexões no âmbito artístico. Em 2024, o Sesc convida o público a explorar o poder transformador da cultura e a refletir sobre a passagem do tempo através das lentes da Arte, estimulando questionamentos e novas interpretações sobre o fazer artístico. Mais informações diretamente pelo site www.sesc-rs.com.br/cultura.
Arte Sesc – É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos. Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.
Inscrições Revista Sesc Arte Educação – Sesc/RS
Data: 12/08 a 15/09
Inscrições: destinadas a artistas, arte-educadores, pedagogos e pessoas que atuam com experiências artísticas nas mais diferentes linguagens, pelo formulário: https://forms.office.com/r/Sh75bLb09h.
Templates com os formatos dos textos em cada modalidade podem ser baixados: https://encurtador.com.br/ZSl3M
Categorias:
– Planos de aula ou projetos: compartilhamento de planos de aula ou projetos que evidenciem estratégias artístico-pedagógicas, metodologias e um breve apanhado da experiência através de objetivos, intencionalidades e percepções. Limite máximo: 3 páginas.
– Relato de experiência: compartilhamento de uma vivência ou interação com Arte, Cultura ou Educação, em caráter de relato ou memória descritiva breve, destacando os objetivos e resultados obtidos com a experiência em espaços formais e não-formais e sua importância na formação docente/artística do(a) proponente. Limite máximo: 3 páginas.
– Relato de práticas artísticas: partilhas de processos artísticos ou obras nas linguagens de artes visuais, audiovisual, circo, dança, literatura (poema), música ou teatro. Neste eixo são recebidos textos de proponente individual (artista ou arte educador) ou representante de grupo, que contextualizem o processo ou obra de arte, sendo partilhadas no template em formatos de imagem para esculturas, pinturas, desenhos, fotografia; em formato de vídeo para processos coreográficos, teatrais e circenses; em texto para poemas e raps. Neste espaço o proponente também falará um pouco da trajetória enquanto artista. Importante destacar que a partir da obra apresentada, caso seja selecionado o relato, o educativo que compõe a edição da Revista Sesc Arte Educação, poderá elaborar uma proposta prática a partir da obra e contexto do trabalho apresentado. A ação educativa poderá ser voltada a públicos infantis e jovens, abrangendo contextos formais e não-formais de educação. Limite máximo: 3 páginas.
– Artigo: proposta criativa e reflexiva que contextualiza uma pesquisa já realizada, descrevendo um breve resumo, seguido dos objetivos e intencionalidades pretendidos, o detalhamento e metodologia envolvida e por fim aponta caminhos ou considerações sobre os referenciais que apoiam o estudo. Limite máximo: 5 páginas.
Pauta: Moglia Comunicação Empresarial