Para além do projeto Giganto, o Novo Muro da Mauá traz, em sua fase denominada Persona:
Gente no Muro, um mosaico de fotografias de empresários de renome do Rio Grande do Sul.
O Novo Muro da Mauá, que chega agora em sua 4
afase, conta com uma atração extra: a homenagem aos empresários que vêm se destacando no cenário de inovação no Rio Grande
do Sul. A fase, denominada Persona: Gente no Muro, que já contava com personagens que se
tornaram uma espécie de símbolo de Porto Alegre — estampados através de máxi retratos do
Projeto Giganto da artista visual Raquel Brust —, ganha novas lonas para os empresários que
estão transformando o cotidiano dos gaúchos com suas ideias inovadoras.
Sob responsabilidade do consórcio formado pelas empresas de OOH* Sinergy e HMídia, a
equipe de curadoria do Novo Muro da Mauá fez a indicação de nomes de vanguarda que
retratam o empreendedorismo, a inovação, a criatividade e a modernidade. Tratam-se de
empresários que movem a economia em diferentes frentes no Estado com um todo. As fotos
dessa turma serão organizadas em um mosaico criado pela designer Tamy Yasue. Haverá
também painéis com ilustrações de Rafael Braga em homenagem aos profissionais que
garantem o nosso bem estar na vida em sociedade.
Entre os nomes da fase Persona estão os empresários: Alberto Guerra, do Grêmio; Ana Luiza
Ferrão, Ana Paula Ferrão Cardoso e Carmen Ferrão, do Grupo Lins-Ferrão; Amilton Diesel,
Maurício Longoni e Israel Mendes, da Aquiris Games, vencedores do prêmio South Summit
2022 (categoria startup); Ângelo Boff, do Pontal Shopping; Bruno César Dias, da Vivar Sleep
Center; Carlo Zanete e Sandro Zanette, do Z Café; Daniel Randon, do Transforma RS; Eduardo
Bier, da Dado Bier; Eugênio Corrêa, do Cais Embarcadero; Felipe Melnick, Diretor da Melnick;
Gabriela Schwan Poltronieri, da Swan Hotéis; Julio Mottin Neto, do Grupo Panvel; Liana
Bazanela, do Sport Club Internacional; Márcio Callage e Rodrigo Carvalho (Índio), do
20BARRA9; Marcos Beylouni, da GETPremium; Pedro Freitas Valério, do Instituto Caldeira;
Laura Bier Moreira, do Roubadinhas; Rafael Zanoni, vencedor da categoria profissional de
marketings do Salão da ARP 2022; e Manuela Bordasch, do Steal The Look.
Já nos 30 metros ocupados pelo Giganto estão: Juliano Barros, ator e um dos diretores
artísticos do Bloco da Laje; Biba Meira, musicista e fundadora : orquestra feminina de bateria e
percussão As Batucas; Bia Kern, fundadora da ONG Mulher em Construção; Alex Cardoso,
catador e cientista político; Virgínia Silva, gari do DMLU; Negra Jaque, rapper; Carlinhos
Carneiro, músico, compositor, jornalista e escritor; Diza Gonzaga, ativista e fundadora da
Fundação Thiago de Moraes Gonzaga; Odorico das Rosas, vendedor ambulante de flores; e
Ildo Berte, ex-garçom da Lancheria do Parque e proprietário da Lanchera do Ildo.
O projeto Giganto ganhou vida em 2009, em São Paulo (SP), como forma de democratização
do espaço expositivo de arte. O trabalho, que também foi destaque no Festival Internacional
PHotoEspaña, em 2014, consiste em utilizar a arquitetura da cidade como suporte para
fotografias em grandes dimensões, ativando o espaço público através de uma mostra
intrinsecamente conectada com o ambiente e seus personagens.
Raquel Brust nasceu em Gravataí (RS), é fotógrafa, graduada em Jornalismo na PUCRS, com
especialização em Fotografia na Unisinos e na FAAP e é reconhecida internacionalmente por
seu projeto que promove intervenções urbanas com fotografias hiper dimensionadas que foi
protagonista da série “Hack The City” (2018), no canal National Geographic — sendo inclusive
vencedor do Emmy Awards, em 2019, na categoria Short-Form Series.
Nos próximos dias, o rosto de todas essas pessoas serão revelados através das ampliações que
ganham o Muro, esperando pelos porto-alegrenses e turistas para fazerem suas selfies. Aliás,
o site www.murodamaua.com.br e o Instagram @novomurodamaua aprofundam o conteúdo
de todas as telas como um importante desdobramento do Muro, que se propõe a ser
multimídia em sua entrega. A hashtag #novomurodamaua garante a repostagem de fotos no
perfil da rede social. A concessão para a iniciativa privada da área — explorada em telas de
conteúdo artístico e institucionais de empresas co-adotantes — é de 750 metros e fica entre o
pórtico de entrada do Cais do Porto e o Cais Embarcadero. Trata-se de uma iniciativa da atual
gestão da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
Projeto – O Novo Muro da Mauá é um projeto “vivo” e vem sendo renovado em imagens periodicamente. As
lonas, backlights e frontlights da primeira etapa mostravam a história do Porto dos Casais, além de reproduções
de quadros clássicos cedidas por museus e pinacotecas gaúchas. A segunda fase foi uma homenagem aos
moradores da capital dos gaúchos com arte em forma de fotografia. Na terceira, o muro deu um abraço de
boas-vindas à Bienal do Mercosul, expondo o trabalho de reflexão de seis artistas visuais sobre os temas Trauma,
Sonho e Fuga. Cartório de Protestos, CEEE Equatorial, Hospital Moinhos de Vento, PUCRS, Renner, Sebrae RS,
Starbucks, Tintas Killing, UniRitter, Vero (Banrisul) e Vivo junto do Consórcio, viabilizam financeiramente o Novo
Muro da Mauá.
HMídia – Com operação desde abril de 2002, a HMídia especializou-se em locação de espaços publicitários em Mídia OOH. Nos últimos anos incorporou em seu portfólio de produtos uma gama de soluções estáticas e digitais, buscando atender às necessidades de comunicação do mercado nos ambientes urbanos e de circulação de pessoas.
Sinergy – Há 20 anos no mercado, apresenta soluções de comunicação para conectar marcas às pessoas de forma positiva e inspiradora. Sua atuação é focada em atender clientes, parceiros, fornecedores e a comunidade de forma integrada. Tendo em vista a mobilidade urbana, possui equipe atenta para suprir as necessidades do público de OOH.
*OOH é uma sigla do mercado publicitário para Out Of Home, ou seja, mídia exterior, o que inclui outdoors, painéis, placas, telas digitais, telas interativas, frontlights, backlights, adesivagem, unidades móveis/caminhões com telas, totens, entre outros.
Pauta: QG Comunica