Oito pratos foram desenvolvidos para o circuito, com metodologia específica de criação e capacitação

A inovação se destaca como ingrediente essencial na segunda edição do circuito gastronômico Ibirama Sabor. Através da metodologia Cocriando Sabor & Saber, com uma série de oficinas de capacitação numa jornada de conhecimento que culmina no evento, cada prato vai além do paladar. Eles se conectam às histórias de figuras emblemáticas da cidade. A homenagem a personagens históricos, como Paul Aldinger, Ivo Müller e Simão Gramlich, traduz-se em receitas cuidadosamente elaboradas que não só exaltam a gastronomia local, mas também perpetuam a memória e cultura de Ibirama.

 

O menu Combo Paul, por exemplo, reflete o legado de Paul Aldinger, o pastor luterano que inspirou o amor pela agricultura e pela produção artesanal de queijos. Ingredientes como o queijo colonial e a mousse de goiabada trazem à mesa um retrato autêntico das paixões e tradições locais. Já os Bolinhos Müller evocam as preferências de Ivo Müller, renomado farmacêutico e primeiro prefeito da cidade. São bolinhos de tilápia, remetendo aos peixes que ele tanto apreciava, enquanto a sobremesa à base de chocolate: uma esfirra doce com pequenas barras de chocolate, faz alusão à brincadeira que ele fazia com os netos, para que deixassem o chocolate derreter na boca.

 

O Simon em Ibirama, inspirado pelo arquiteto Simão Gramlich, apresenta combinações ousadas como camarões sobre croissants e sobremesa de pêssegos, refletindo a sofisticação e a originalidade que Gramlich trouxe à arquitetura local. Esses pratos mostram como a história da cidade e suas figuras ilustres ganharam vida em formas e sabores.

 

O processo de desenvolvimento durou quatro meses e envolveu não apenas o aperfeiçoamento culinário, mas também uma jornada de aprendizado e inovação. Cada restaurante participante foi desafiado a explorar sua própria história e arquitetura, enriquecendo a criação dos pratos. Em vez de focar apenas na inovação tecnológica, a proposta incentivou mudanças na apresentação dos menus, a exemplo da homenagem à ferrovia com os Bolinhos Müller sendo servidos em formato de vagão.

 

De acordo com a gestora de projetos do Sebrae/SC, Ana Paula Rosenbrock, a ideia era estimular uma nova perspectiva sobre o que é inovação, indo além dos pratos e estendendo essa mentalidade para toda a operação dos negócios. A consultora Tamara Legarrea destaca que a metodologia aplicada não visa apenas resultados temporários, mas a sustentabilidade e a identidade dos estabelecimentos após o festival. “O processo de construção dos pratos foi inovativo ao incentivar a pesquisa sobre o contexto histórico da cidade e dos homenageados, bem como na experiência de consumo por meio das histórias contadas. São conhecimentos que se renovam”, pontua Tamara.

 

Produtos de Ibirama

 

Como parte da metodologia Cocriando Sabor & Saber, os pratos podem ser avaliados pelo público em diferentes quesitos, por meio de uma plataforma própria do Ibirama Sabor, acessada por QRCode nos estabelecimentos participantes. E a dinâmica também prevê presentes ao público. A cada quatro consumos, o cliente é presenteado com uma cesta de produtos locais.

 

“Esse evento não só enriquece a experiência gastronômica dos visitantes, mas também contribui para a valorização do ecoturismo e da rica cultura alemã de Ibirama, ampliando os horizontes do turismo e da gastronomia no Alto Vale do Itajaí”, pontua a secretária de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente da cidade, Dulcinéia de Mattos.

 

Serviço

 

O quê: Ibirama Sabor

 

Quando: de 13 a 30 de novembro

 

Onde: nos oito estabelecimentos participantes

 

Valor: de R$ 35,00 a R$ 84,99 (Buffet por quilo)