
Evento, que aconteceu em Porto Alegre (RS), reuniu cerca de 100 profissionais do setor hoteleiro para debater estratégias de Revenue Management, marketing e os desafios da multipropriedade
A HSMAI (Hospitality Sales and Marketing Association International) Brasil, principal associação global dedicada ao desenvolvimento de executivos e profissionais de hotelaria e turismo focada em Vendas, RM, Distribuição e Marketing, realizou no fim de junho a primeira edição da Revenue Optimization Conference (ROC) na região Sul do Brasil, no Hotel Laghetto Viverone Moinhos, em Porto Alegre.
Organizado pelo board exclusivo da região Sul, o evento, considerado o principal do país sobre lucratividade e estratégia hoteleira, reuniu aproximadamente 100 executivos e profissionais do setor para discutir o futuro do Revenue Management (RM), a integração com outras áreas e as oportunidades do mercado de multipropriedade.
Um dos principais debates do encontro girou em torno do desafio de alinhamento entre Revenue Management e Marketing. “A ROC foi mais que um evento técnico, foi um chamado à coragem profissional de RM para integrar, questionar e evoluir. Estamos vivendo uma nova era para o Revenue Management que começa quando ele sai da planilha e entra na estratégia”, comenta Gabriela Otto, presidente da HSMAI Brasil e Latam.
O evento contou com a presença de Cristiane Mörs; Maitê Michelon e Fabiano Cailon, membros do board da HSMAI Região Sul, além de hoteleiros regionais como Alexandre Gehlen, CEO do Intercity Hotéis; Diego Cáceres, CEO do Grupo Laghetto Hotéis, entre outros profissionais, que apresentaram sua visão do mercado até final do ano.
Confira alguns insights apresentados pelos palestrantes:
Revenue Management (RM) x Marketing
Linguagens diferentes – RM trabalha com dados e números; marketing com percepções e storytelling. A ponte entre essas áreas ainda precisa ser fortalecida para decisões mais eficientes;
Diálogo estratégico – a inteligência de dados já existe, mas é necessário um debate mais maduro entre as equipes;
Muitos Gerentes Gerais ainda não compreendem profundamente o papel estratégico do RM, o que gera ruídos nas tomadas de decisão e desalinhamento entre áreas.
O papel estratégico do Revenue Management
Autonomia necessária – o RM não deve ser apenas um “planilheiro”, mas um influenciador estratégico com poder de questionar decisões;
RM como cérebro analítico do hotel – com acesso a dados de demanda, comportamento de compra e segmentação, o RM deve influenciar diretamente as estratégias de marketing e vendas;
Visão 360º – o RM não é um departamento isolado, mas um mindset que deve integrar operações, distribuição e experiência do hóspede.
Tecnologia como facilitadora
Integração é a chave – sistemas devem conectar áreas e objetivos, ajudando o RM a assumir sua função de articulador estratégico, traduzindo dados em decisões;
Todos os canais são válidos, desde que coerentes com o posicionamento da marca e com metas claras de rentabilidade.
Multipropriedade: oportunidades e alertas
O setor vive um boom inegável, mas o modelo precisa de mais análise e planejamento para se consolidar de forma sustentável;
A pandemia fez o setor ficar em ‘modo espera’;
Muitos players desapareceram, mas grandes marcas assumiram alguns projetos;
Venda de impacto perdeu espaço – o momento é de profissionalizar o modelo, com olhar atento a todos os stakeholders (investidores, clientes, operadores e redes);
Segmento de lazer segue forte e promissor, mas o desafio é aplicar o know-how milenar da hotelaria na lógica da multipropriedade, que ainda exige maturação.
Cultura de escuta e decisão baseada em dados
Evitar “achismos” e priorizar análises concretas;
Sinais do mercado – atenção a tendências e feedbacks externos para estratégias realistas.