Alunos entre 16 e 18 anos participarão do Honeywell Leadership Challenge Academy (HLCA), realizado em parceria com o U.S. Space & Rocket Center, iniciativa global com o objetivo de inspirar jovens a seguir carreiras em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, na sigla em inglês); viagem está marcada para o dia 26 de outubro

 

São Paulo, 24 de outubro de 2024 – No próximo dia 26 de outubro, sete estudantes brasileiros embarcarão para os Estados Unidos para participar de um programa de liderança e tecnologia espacial. Os jovens foram selecionados pela Honeywell para participar do Honeywell Leadership Challenge Academy (HLCA), realizado em parceria com o U.S. Space & Rocket Center, iniciativa global com o objetivo de inspirar jovens a seguir carreiras em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, na sigla em inglês).

 

A empresa patrocina integralmente o programa, cobrindo despesas de viagem, hospedagem e alimentação para os participantes. Os alunos se juntarão a outros 40 jovens de todo o mundo em Hustsville, Alabama, para viver experiências de simulações espaciais e atividades práticas de codificação e ciência da computação, bem como liderança, que os ajudarão a quem sabe, escolher a profissão que seguirão no futuro.

 

Durante uma semana, os participantes terão contato com astronautas e participarão de simulações de missões espaciais, treinamentos que os astronautas passam e construir modelos de foguetes além de terem a oportunidade de vivenciar passeios em condições de baixa gravidade, como se estivessem a bordo de uma nave.

 

Os jovens Eduardo, 18 anos, de Bento Gonçalves (RS), Julien Ellen, 17 anos, de Campo Bom (RS), Maria Fernanda, 17 anos, de Nova Iguaçu (RJ), Myrian, de 16 anos, de Carnaubal (CE), e Stefanie Laura, 16 anos, de Teresina (PI) foram selecionadas pela ONG Junior Achievement (JÁ) Brasil, parceira da Honeywell, para participarem do programa. Além deles, Ana Luisa, de 16 anos, e Leonardo, de 17 anos, filhos de dois colaboradores da empresa, também viajarão e representarão o Brasil no HLCA deste ano.

 

Liderança e trabalho em equipe

 

As irmãs Mariana e Clara Closs, que participaram em 2020 e 2023, respectivamente, contam que a experiência foi inesquecível e que foi fundamental para adquirirem habilidades de trabalho em equipe, liderança e resolução de problemas. “Aproveitem a oportunidade ao máximo! Aproveite para aprender, expandir seus horizontes e, claro, fazer amigos, já que você conhecerá pessoas de diversos lugares do mundo e de diferentes culturas. É uma experiência única”, contam.

 

Clara, que voltou em 2022 como embaixadora do HLCA, finaliza dizendo que a oportunidade a fez ter certeza de ter feito a escolha certa ao optar por ser Engenheira Espacial. “Aprendi muito sobre a indústria aerospacial e pude descobrir o impacto das tecnologias da Honeywell nesta área”, diz.

 

Iniciativas como essa respondem ao desafio que o Brasil tem para formar profissionais nas áreas de STEM. De acordo com dados de uma pesquisa realizada pelo Google, apenas 20% dos estudantes na faixa de 25 e 34 anos tem predisposição a cursar vagas dá área de exatas e TI. Números da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) apontam que devem surgir cerca de 800 mil vagas até 2025, mas o País forma, anualmente, somente 59 mil profissionais na área.

 

“Nosso objetivo com o HLCA é incentivar jovens a se interessarem por tecnologia e inovação, para que eles entendam o potencial de uma carreira em STEM, áreas promissoras para o futuro. Na Honeywell, acreditamos que os desafios atuais podem ser resolvidos com a combinação de inteligência humana, capacitação técnica para preparar a próxima geração de inovadores para desenvolver soluções criativas para combater os problemas complexos do mundo”, afirma José Fernandes, presidente da Honeywell para a América Latina.

 

Honeywell Leadership Challenge Academy (HLCA)

 

O programa tem o objetivo de desenvolver habilidades de liderança em jovens de 16 a 18 anos por meio de atividades inovadoras. Entre as experiências estão missões simuladas de ônibus espaciais, design de foguetes e desafios de codificação. Desde 2010, a Honeywell e a USSRC concederam mais de 3.000 bolsas de estudo para estudantes de todo o mundo, visando incentivar futuros engenheiros, cientistas e inovadores.

 

A cada ano, centenas de estudantes de todo o mundo participam, tendo a oportunidade de interagir com cientistas e ex-astronautas. Em 2023, 237 alunos de 45 países e 29 estados dos EUA participaram, em um ambiente que fomenta a liderança e o aprendizado através da prática STEM. Nos últimos dez anos, 22 estudantes do Brasil já participaram do programa, que seleciona os jovens por meio de um processo de inscrição e revisão com base no desempenho acadêmico e envolvimento da comunidade, administrado pelo U.S. Space and Rocket Center.

 

Sobre a Honeywell

 

A Honeywell é uma empresa operacional integrada que atende a uma ampla gama de indústrias e regiões geográficas ao redor do mundo. Nosso negócio está alinhado com três poderosas megatendências – automação, o futuro da aviação e transição energética – sustentadas pelo nosso sistema operacional Honeywell Accelerator e pela plataforma Honeywell Forge IoT. Como um parceiro confiável, ajudamos organizações a resolver os desafios mais difíceis e complexos do mundo, fornecendo soluções acionáveis e inovações por meio de nossos segmentos de negócios Aerospace Technologies, Industrial Automation, Building Automation e Energy and Sustainability Solutions que ajudam a tornar o mundo mais inteligente, seguro, protegido e sustentável. Para mais notícias e informações sobre a Honeywell, visite www.honeywell.com/newsroom.

 

SOBRE A JUNIOR ACHIEVEMENT (JA) BRASIL

 

Fundada em 1919 nos Estados Unidos, a JA é uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo em mais de 100 países. É pioneira na América Latina em levar conhecimento sobre empreendedorismo, educação financeira e mercado de trabalho para jovens por meio do método “aprender-fazendo”. No Brasil, a Junior Achievement está há mais de quatro décadas e já entregou mais de 6 milhões de experiências de aprendizagem, com o apoio de mais de 200 mil voluntários.