Com investimento de R$ 8 milhões e redução de 80% no custo de logística, a nova tecnologia que permite armazenar produtos em temperatura ambiente por longos períodos

 

Estudos apontam uma forte expansão no setor de logística alimentar, segundo dados da Kings Research, o mercado deve alcançar US$ 164,64 bilhões até 2031. De acordo com o levantamento, o aumento na demanda por produtos frescos e carnes tem sido um dos principais motores desse crescimento, com isso, a tecnologia shelf-stable, que trabalha com alimentos que tenham “estabilidade em prateleiras”, ganha evidência.

 

De olho nesta demanda, a Hermanito, rede de franquias fast-food de comida mexicana, se destaca como uma das pioneiras do segmento de food service no Brasil na implantação do sistema que permite armazenar produtos em temperatura ambiente por longos períodos, sem comprometer a qualidade e segurança.

 

Com um investimento de R$ 8 milhões, a rede criou um espaço dedicado para atender a demanda de simplificação da cadeia de distribuição, o que permite aos franqueados adquirir os produtos diretamente da plataforma online integrada a fábrica, sem a necessidade de pedidos mínimos ou se preocupar com janelas de embarque ou prazos fixos. Assim, a Hermanito fortalece a economia direta para o franqueado, com a diminuição do custo operacional na parte logística dos produtos, com uma redução de 80% do valor destinado à logística. Desta forma, a rede escoa mais de 60 toneladas de alimentos por mês.

 

Esse processo oferece diversas vantagens, como uma esterilização mais eficaz, preservando a qualidade dos alimentos de forma similar ao congelado, mas de maneira mais saudável, já que elimina todos os patógenos sem a necessidade de conservantes ou produtos químicos. Além disso, contribui para a montagem dos pratos, sem a necessidade de uma cozinha.

 

“Combinando conveniência, eficiência e economia, com a tecnologia shelf-stable conseguimos transportar os alimentos em locais mais distantes de forma segura, como, por exemplo, em cidades do Norte e Nordeste. Após adotarmos essa inovação, reduzimos significativamente os custos operacionais. Antes, 30% dos gastos operacionais dos franqueados eram destinados a essa área, agora, eles direcionam até 6%”, afirma Renato Stoklosa, sócio-fundador e CEO da Hermanito.

 

Também, o executivo aponta a tendência como uma diretriz que guiará os próximos passos do setor de alimentos no Brasil e no mundo. “Essa inovação está moldando o futuro da indústria alimentícia e do food service, ajudando as empresas a se adaptarem às demandas de um mercado em constante evolução”, comenta.

 

Sobre a Hermanito

 

Fundada em 2017, em Joinville (SC), pelos irmãos Renato e Rodrigo Stoklosa, a Hermanito, rede de franquias fast-food de comida mexicana, possui 130 lojas confirmadas em 21 estados. A rede trabalha com uma operação enxuta que envolve o preparo, armazenamento e transporte dos pratos diretos para as lojas a partir do uso da tecnologia shelf-stable, que mantém os alimentos embalados em temperatura ambiente. Esse sistema contribui para a montagem dos pratos, sem a necessidade de uma cozinha. A Hermanito investe em inovação e praticidade para levar o melhor da comida mexicana para os consumidores, assim, disponibiliza três modelos de negócios, como lojas de rua, quiosque e container.