O sucesso da Hector Pizzaria Temática, em Gramado (RS), é um exemplo do poder do chamado “storytelling” nos negócios. Desde a sua abertura, o restaurante se tornou uma atração a mais na cidade gaúcha. Filas na porta e R$ 40 milhões em produtos licenciados. Agora, os responsáveis por dar vida ao mago dragão e outros personagens do cenário da pizzaria investem R$ 3,5 milhões para propor uma experiência gastronômica ainda mais mágica: a Hector Hamburgueria Temática, que deve chegar a mais 30 cidades do Brasil nos próximos 5 anos.
A franquia Hector pertence a Edward
Criativo Studios, empresa responsável pela criação de produtos de experiência. São três sócios, todos com veia artística: o desenhista e storyteller Eduardo Hoewell, Dudu Kny e Will Weber, este, inclusive, formado pela Disney Institute. Eles lembram que a pizzaria foi a primeira no país a inaugurar a experiência gastronômica temática, a partir de personagens próprios, criados por brasileiros, e com um conceito diferenciado de ambientação e atendimento. “É uma experiência com o jeito brasileiro de atender, bem próximo do cliente”, explica Will Weber, um dos sócios da marca.
Um dos segredos do empreendimento é o desenvolvimento prévio da história e do enredo de Hector e dos demais personagens, antes de explorar o negócio ou pensar no cardápio. Registrada no formato de história em quadrinhos, a aventura “Ônyra e os discos de sabor” é a inspiração para a ambientação da pizzaria. No caso da hamburgueria, a história a ser explorada é “A
Ferrovia Secreta”, essa sim inspirada em Harry Potter.
A tendência para negócios temáticos está em alta. No caso de Hector, o mago dragão, as inspirações vão do universo Disney até a saga Harry Potter, esta já perceptível logo na entrada do restaurante, quando o público embarca em um trem secreto para sua experiência gastronômica e audiovisual. A unidade da hamburgueria em Gramado trabalha com a expectativa de faturamento mensal em torno de R$ 500 mil.
Para o futuro, o grupo está aberto a parcerias em torno de produtos, experiências e um longa-metragem, tendo o dragão Hector como estrela.
O novo restaurante
O premiado chef Júnior Peto foi convidado a assinar o cardápio, que ilustra a história de um jovem dragão azul fascinado por aventuras e criaturas mágicas, seus professores de magia e aprendizes. Pelo lado de fora, a fachada da Hector Hamburgueria temática não terá muitas indicações. Uma pequena vitrine indicará uma livraria antiga. Apenas com o bilhete será possível chegar no lugar “secreto”, que na verdade é um trem com janelas digitais que passará por diversos reinos temáticos. O serviço de bordo será feito durante a viagem, batizada de “Hector e a ferrovia secreta”.
A experiência parte do pressuposto de que todos os clientes são aprendizes de magia. Parte dos itens que fazem sucesso na pizzaria estará também no novo restaurante, como os atores e personagens caracterizados com figurinos cinematográficos, a ambientação e cardápio que traz opções como bebidas que são elixires e o famoso hidromel. A novidade será a sobremesa que parece um ovo de dragão, desenvolvida pelo confeiteiro Bruno Silvestrin, campeão do reality show Que seja Doce.
Com um espaço de 140m², o restaurante será inaugurado oficialmente dia 20 de outubro. A fim de evitar filas, as vendas serão exclusivamente online e com lugar marcado, em três horários diferentes (17h, 19h ou 21h).
Mais informações:
www.hectordragao.com.br
Hector Hamburgueria
Pauta: Insider2 Comunicação