“Enredo”, de Lorena Steiner, ocupa a Sala Branca e “Reminiscências”, de Rita Gil, toma a Sala Negra

 

A Gravura Galeria de Arte (Rua Corte Real, 647 – Petrópolis, Porto Alegre – RS) recebe duas novas exposições simultâneas, com vernissage marcado para o dia 04 de setembro, das 18h30 às 20h30. A Sala Branca apresenta “Enredo”, da artista Lorena Steiner e curadoria de Flavio Gil, enquanto a Sala Negra recebe “Reminiscências”, da artista Rita Gil e curadoria de Anaurelino Corrêa de Barros Neto.

 

Na mostra “Enredo”, Lorena Steiner compartilha uma pesquisa construída ao longo de anos de dedicação às artes visuais. Fragmentos arquitetônicos e elementos naturais rejeitados no cotidiano são ressignificados em obras que combinam recorte, colagem, pintura, baixo-relevo e monotipias. Tijolos, madeiras, pedras, fibras de palmeira e cascas de árvores, como as de pau-brasil e araucária, tornam-se texturas e narrativas visuais que dialogam com o espaço urbano. Para a artista, a cidade é laboratório e matéria-prima, originando composições que exploram organicidade e trama, transformando a paisagem em poética. “Algumas peças são resultado das escolhas combinatórias e outras são simuladas. O conjunto apresenta composições delicadas selecionadas a partir do ambiente que cerca a criadora”, destaca Flavio Gil.

 

Já em “Reminiscências”, Rita Gil revisita sua infância em Gramado, um tempo e um espaço que já não existem da mesma forma. A artista resgata lembranças de fantasias, brincadeiras inventadas, bonecas, animais, pipas e símbolos religiosos, criando telas e esculturas com cores vivas e traços marcantes. De acordo com o curador Anaurelino Corrêa de Barros Neto, a exposição convida o público a revisitar seus próprios baús de memórias. “Revelar estas camadas internas é doloroso, mas também pode ser libertador. Recompor, nesta mostra, nossos quebra-cabeças de afetos e reminiscências, revisitar os momentos mais lúdicos, mágicos e puros de nossas trajetórias”, afirma Neto.

 

As duas exposições propõem um diálogo entre universos distintos, mas complementares. Enquanto Lorena Steiner transforma materiais da cidade em composições sensíveis, Rita Gil reconstrói lembranças íntimas de infância. Juntas, as mostras convidam o público a refletir sobre a relação entre memória, matéria e tempo e podem ser visitadas até o dia 27 de setembro de segundas a sextas-feiras, das 9h30 às 18h30, e aos sábados, das 9h30 às 13h30. Entrada franca.

 

Sobre as artistas

 

Rita Gil e Lorena Steiner são artistas com trajetórias consolidadas e distintas que se encontram na diversidade de linguagens visuais. Rita, arquiteta, urbanista e ativista cultural de Gramado, soma 35 anos de carreira, com 25 exposições individuais e presença em mostras nacionais e internacionais, explorando temas como religiosidade, política, moda, mulheres e cultura regional em múltiplas técnicas, da pintura à arte têxtil. Já Lorena, pedagoga com especializações em orientação educacional e poéticas visuais, transita entre gravura, pintura e fotografia, tendo realizado mostras individuais de destaque em espaços como o Paço Municipal de Porto Alegre e a ULBRA, em Canoas. Juntas, representam a força da arte contemporânea gaúcha em sua pluralidade de expressões.

 

SERVIÇO | Exposições “Enredo”, de Lorena Steiner, e “Reminiscências”, de Rita Gil, na Gravura Galeria de Arte

 

Vernissage: 04 de setembro de 2025, quinta-feira, das 18h30 às 20h30

 

Visitação: até a 27/09/2025

 

Horários: segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h30; sábados, das 9h30 às 13h30

 

Local: Gravura Galeria de Arte – Rua Corte Real, 647 – Petrópolis, Porto Alegre – RS

 

Entrada franca

 

Mais informações: (51) 3333-1946 | WhatsApp (51) 99718-9258 ou (51) 99666-3972

 

Instagram: @gravuragaleria