Artistas falarão sobre processo criativo, técnicas e conceito de seus respectivos trabalhos

 

A Gravura Galeria de Arte promove, no dia 29 de novembro, às 17h, visita guiada pelas duas exposições vigentes. Na Sala Branca está apresentada a mostra “Detalhes da Memória” de Renata Galbinski H, e na Sala Negra ocorre a exibição da série “Urbano” da artista Marília Chartune. As artistas acompanharão os visitantes e irão falar sobre seu processo criativo, técnicas e conceito de seus respectivos trabalhos.

 

Na exposição “Detalhes da Memória,” a artista Renata Galbinski H transita pelas ruas construindo memórias e nos apresenta, entre camadas de tinta, pinceladas suaves e fotografias, a temática da preservação do Patrimônio Cultural. A artista mergulha na complexidade da cidade, buscando enfocar elementos de ruptura que desnudam identidades salvaguardadas, como os detalhes da memória.

 

Na série “Urbano,” Marília Chartune apresenta uma continuação das cenas que têm inspiração nas paisagens urbanas reinventadas com pinturas comuns a cidades que privilegiam as pessoas com espaços de convivência. A técnica acrílica utilizada, com a fluidez da aquarela, ressalta o movimento, e as cores impressionistas fazem com que as misturas óticas e superposições de cores, manchas e pinceladas informais transmitam movimento e luminosidade à composição.

 

 

Sobre Renata Galbinski H

 

Renata Galbinski H é arquiteta, com mestrado em Economia e Política da Cultura, e possui uma carreira artística multifacetada. Além de sua formação acadêmica, ela se destacou em cursos de artes, participando ativamente do Atelier Estágio e Atelier Vera Wildner. Sua trajetória artística inclui exposições individuais notáveis, como “Cartas Patrimoniais,” “Pintura, Patrimônio e Memória,” “Caminhos da Aldeia: Vestígios,” e “Caminhos da Identidade,” que celebraram os 250 anos de Porto Alegre. Renata também participou de diversas exposições coletivas, como a “Visões Urbanas – Narrativas Particulares,” com três artistas, selecionada para o Espaço Cultural Chico Lisboa. Além disso, participou da Miniarte Internacional, organizada por Clara Pechansky em duas edições, “20X20 e 30X30,” organizadas pela Associação Xico Lisboa, e as mostras Confinart, Hotel Radisson, Desafio Voluntário e Materno, Eterno e Moderno, organizadas pela Gravura Galeria de Arte

 

Sobre Marília Chartune

 

Marília Chartune é uma renomada artista brasileira, com formação em artes visuais e história da arte. Com destaque em pintura e restauração, ela realizou inúmeras exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Ao longo de sua carreira, conquistou prêmios, troféus e medalhas, incluindo reconhecimento em bienais e salões de arte. Além disso, Marília ocupou cargos importantes na promoção da cultura, como a presidência da AAPSM e a secretaria de Cultura em Santa Maria, RS. Ela também se destacou na ilustração de livros e publicações literárias, além de ministrar palestras e cursos. Sua obra foi impressa em cartões telefônicos e selos comemorativos, homenageando locais e eventos. As criações de Marília podem ser encontradas em espaços públicos, museus e até em cenários de telenovelas da Rede Globo.

 

As exposições poderão ser visitadas até o dia 2 de dezembro, das 9h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira, e das 9h30 às 13h30 aos sábados.

 

Serviço

 

VISITA GUIADA PELAS EXPOSIÇÕES DE NOVEMBRO NA GRAVURA GALERIA

 

Sala Branca: Detalhes da Memória, de Renata Galbinski H

 

Sala Negra: Série Urbano, de Marília Chartune

 

Dia: 29 de novembro de 2023, quarta-feira, às 17h.

 

Entrada franca. Sem necessidade de inscrição prévia.

 

Pauta: @ls8consultoria