
A manhã de sábado, 12 de julho, foi marcada por celebração e arte na Gravura Galeria, que comemorou seus 29 anos de atuação com a abertura de duas exposições especiais. Amigos, artistas e amantes da arte, que foram recepcionados por Regina Galbinski Teitelbaum, proprietária da galeria, prestigiaram o vernissage, que aconteceu das 11h às 13h.
Na Sala Negra, a mostra coletiva “29|34 – 29 anos por 34 artistas” reuniu obras de nomes que fazem parte da história da galeria. Pinturas, esculturas, colagens, fotografias e desenhos deram vida à pluralidade artística que marca a trajetória da Gravura. O destaque ficou por conta da ação interativa proposta aos visitantes: uma pintura coletiva, criada ali mesmo, por diversos artistas como Arminda Lopes, Kika Herrmann, Mariella Horianskï, Velcy Soutier, Vera Jany, entre outros, e que será sorteada ao final da mostra entre os participantes.
Na Sala Branca, Clara Pechansky apresentou ao público sua exposição “Hino”, composta por 20 pinturas inéditas criadas a partir da fusão dos hinos nacional e rio-grandense. Com curadoria de Marô Barbieri, a mostra é um tributo visual ao pertencimento, à reconstrução e ao amor pela terra gaúcha – e emocionou muitos dos presentes.
As mostras permanecem disponíveis até 26 de julho, com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h30, e aos sábados, das 9h30 às 13h30, na Gravura Galeria de Arte (Rua Coronel Corte Real, 647 – Petrópolis, Porto Alegre).