Os artistas Eduardo Mester e Mariella Horianskï trazem diferentes perspectivas sobre cidades
A Gravura Galeria de Arte (na Rua Corte Real, nº 647, bairro Petrópolis) apresenta duas novas exposições: “Cidades Invisíveis – Rostos Anônimos”, na Sala Negra, pelo artista Eduardo Mester. Já na Sala Branca, Mariella Horianskï estará expondo as obras de “O Elo Invisível”. O vernissage ocorre no dia 07 de novembro, das 18h30 às 20h30 e os trabalhos poderão ser conferidos até o dia 30 de novembro, de segundas a sextas-feiras, das 9h30 às 18h30, e aos sábados, das 9h30 às 13h30.
“Cidades Invisíveis – Rostos Anônimos” é uma imersão nas profundezas das metrópoles e das emoções humanas, em que Eduardo Mester se posiciona como um observador invisível, refletindo suas próprias vivências no caos urbano. Ele retrata não apenas as cidades sem nome, como também a jornada de um indivíduo em busca de sentido e conexão em meio ao tumulto e à solidão. A exposição é uma celebração da resiliência humana e um testemunho da luta pessoal de Mester. Suas obras oferecem mais do que apenas uma visão da vida urbana; são um convite para refletir sobre nossa própria luta por pertencimento, conexão e significado em um mundo que parece, muitas vezes, indiferente e caótico.
A experiência que nos traz a artista Mariella Horianskï começa com a busca abstrata dos elementos da natureza. Ao ser impactada por um período de profunda introspecção provocada pelas enchentes no Rio Grande do Sul, em maio deste ano, Horianskï se propôs a explorar “O Elo Invisível” entre a natureza, a resiliência humana em tempos de adversidade, e a capacidade de transformação que emerge das cicatrizes deixadas pelas circunstâncias. A artista fez monotipia – impressões naturais no ambiente – quando as águas começavam a se retirar da Praça da Alfândega, dando origem a estas novas obras singulares. O uso de impressões recriadas, que incorporam pigmentos e elementos da própria terra devastada, permitiu conectar a matéria física à essência espiritual que a atravessa. A exposição tem a curadoria de Maria Helena Bernardes, que afirma que este é o ponto de virada da arte. “Talvez somente a arte possa nos comover com a beleza da lama fétida. E quando isso acontece, quem sabe, seja o início da cura”, conclui Bernardes.
SERVIÇO | EXPOSIÇÕES “CIDADES INVISÍVEIS – ROSTOS ANÔNIMOS” E “O ELO INVISÍVEL”, NA GRAVURA GALERIA DE ARTE
Vernissage: 07/11/2024, quinta-feira, das 18h30 às 20h30.
Visitação: 08/11/2024 até 30/11/2024, de segundas a sextas-feiras, das 9h30 às 18h30, e aos sábados, das 9h30 às 13h30.
Endereço: Rua Corte Real, 647 – Bairro Petrópolis. Porto Alegre – RS
Telefones: (51) 3333-1946, (51) 99718-9258 (WhatsApp) ou (51) 99666-3972.
Instagram: gravuragaleria
Site: www.gravuragaleria.com.br
SOBRE GRAVURA GALERIA DE ARTE
Inaugurada em meados de 1996, a Gravura Galeria de Arte é coordenada pela arquiteta Regina Galbinski Teitelbaum. O acervo conta com mais de cem artistas visuais com obras de arte em pinturas, gravuras, desenhos, esculturas e fotografias. A Gravura mantém uma programação intensa de exposições, individuais e coletivas, com o objetivo de divulgar a arte ao grande público e de atingir um número cada vez maior de apreciadores.
SOBRE MARIELLA HORIANSKÏ
Mariella Horianskï (1970), nascida na Argentina, reside e trabalha em Porto Alegre, Brasil desde 2002. Artista visual formada em Artes Visuais no Instituto de Profesorado Antônio Ruiz de Montoya (Argentina). Profesora en Artes Plásticas, Diseño Gráfico y Comunicación Visual; e Técnica em Artes Plásticas. A artista se interessa por representar o mundo em imagens irreconhecíveis, a fim de provocar o íntimo do espectador, com a sua visão de mundo. Seu trabalho transitou, durante vários anos, pelas artes decorativas- madeira, porcelana, cerâmica, escultura, etc. em uma aprendizagem formal. Atualmente se dedica a produções pictóricas abstratas que procuram ressignificar o que observamos do mundo, proporcionando vigor e transcendência.
SOBRE EDUARDO MESTER
Eduardo Mester é natural de Porto Alegre, RS e formado em arquitetura. Teve seus primeiros contatos com a pintura ainda na graduação, incentivado pelo professor Luiz Antônio Nico. Até 2016, dedicou-se à pintura usando técnicas em escultura e pintura, mesclando diferentes materiais como madeira, MDF, papéis, telas e tecidos em colagens com massa acrílica. Entre 2016 e 2017 frequentou o atelier do pintor Fernando Baril – fazendo um acompanhamento do artista. Já entre 2023 e 2024, fez acompanhamento e mentoria com a curadora Leticia Lau.