Com previsão de inauguração para 2024, o Gramado Aquarium terá um investimento previsto de mais de R$ 80 milhões e vai gerar 200 empregos. A estimativa é que as obras iniciem ainda no segundo semestre de 2023, o Estudo de Impacto de Vizinhança (EVI) já foi aprovado e todos os documentos da legalização para início da obra estão em fase final.

 

Com foco na sustentabilidade do meio ambiente e preservação de animais, a estrutura será montada em um terreno de 100 mil metros quadrados, ocupando 6% da área, e contará com 40 recintos, mais de 500 espécies e um volume de água de aproximadamente 2,5 milhões de litros. Convênios estão sendo firmados com universidades no Estado para desenvolvimento de pesquisa e formação de mão de obra.

 

Conforme Rodrigo Prado, CEO do Gramado Aquarium, este é o primeiro aquário do grupo no Rio Grande do Sul. Este empreendimento não se limita a proporcionar entretenimento; ele também desempenha um papel crucial na conservação da biodiversidade. Além disso, o aquário tem como um dos objetivos promover a difusão da cultura da conservação e contribuir com a realização de pesquisas científicas.

 

Prado destacou que, por meio dessa iniciativa do Grupo Oceanic, os visitantes terão também a oportunidade de enriquecer sua compreensão do ecossistema, fato que já acontece no Oceanic Aquarium, em Balneário Camboriú.

 

Para o CEO do Grupo Oceanic, Kiko Buerger, um aquário no município gramadense era pensado antes mesmo da construção do existente no Balneário Camboriú, em Santa Catarina. “Gramado está muito à frente no turismo, esse projeto iniciou antes mesmo de BC e gostaríamos de vincular algo à alta expectativa dos visitantes. Aqui na cidade, o público encontrará um parque com uma arquitetura diferenciada, onde a natureza é a protagonista e extremamente valorizada. Tanto que os habitats serão construídos antes do espaço de visitação”, revela.

 

O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, destaca que a atração será mais uma oportunidade do turista revisitar a cidade. “É uma alegria muito grande receber um investimento dessa magnitude. Empreender é difícil. O nosso turismo é profissional, atendemos 7 milhões de visitantes ao ano, e esse será um novo atrativo que auxiliará no desenvolvimento diário das potencialidades. Sejam bem-vindos à cidade!”, reitera o representante do Executivo Municipal.

 

Pauta: Insider2 Brasil